Você provavelmente conhece algumas funcionalidades desta solução de Business Intelligence – termo em inglês que surgiu na década de 80 para se referir à empresas que precisavam se organizar melhor para conseguir informações em curto período de tempo –, mas você sabe o que é o Power BI?
Uma ferramenta que vem transformando a forma de apresentar dados e facilitando o entendimento e absorção das informações, o Power BI foi desenvolvido pela Microsoft e tem como objetivo mudar a forma de trabalhar as informações.
Ficou curiosa? Neste artigo, você verá:
- o que é o Power BI;
- como o Power BI funciona;
- quais os benefícios do Power BI;
- vantagens do power BI no marketing digital.
Afinal, o que é o Power BI?
Podemos definir o Power BI como a ferramenta de avaliação de dados da Microsoft onde o seu principal objetivo é auxiliar com apoio a decisões assertivas através do Business Intelligence (BI).
De acordo com a própria criadora do sistema, a ferramenta combina diferentes softwares, aplicativos e conectores que transformam a origem de dados não unificados em informações coesas e coerentes. Isso significa que o Power BI consegue pegar as informações de diferentes fontes e cruzá-las de alguma forma que faça sentido para quem está visualizando.
Além disso, a ferramenta é definida pela própria Microsoft como uma plataforma unificada para BI corporativo, fácil de usar e que ajuda a obter insights mais aprofundados sobre os dados obtidos.
A plataforma atende as demandas por gestão de dados que tem como o maior propósito alcançar a governança de dados.
Como o Power BI funciona?
O objetivo do Power BI é diminuir significativamente a necessidade de acionar os profissionais de TI e outros especialistas de tecnologia, dando a possibilidade de qualquer profissional conseguir fazer a leitura de dados.
A interface da plataforma, assim como os seus comandos, são bem simples para ajudar aos que não atuam diretamente nesse ramo a entenderem as decodificações. Ela capta, reúne e apresenta relatórios e planilhas em um local só e no formato que o usuário define.
Depois disso, o usuário ainda pode fazer o compartilhamento das informações com outras pessoas envolvidas no projeto. Além disso, a ferramenta está disponível em quatro versões diferentes, sendo elas:
- Power BI Desktop – inserido como um aplicativo na área de trabalho do computador, assim como os outros programas da Microsoft;
- serviço de Power BI – caracterizado por ser um SaaS (software de serviço) onde o usuário pode acessar diretamente na nuvem, nesta opção, o grande destaque é a rapidez de atualização das informações inseridas no serviço;
- Power BI para mobile – com o crescimento do uso de smartphones, a Microsoft criou aplicativos não apenas para serem usados por usuários que possuem o Windows, mas também para os celulares com Android e IOS.
Quais os benefícios do Power BI?
Com a ferramenta, não é necessário esperar por longos períodos buscando dados espalhados por programas, plataformas de coleta ou armazenamento. Com poucos cliques, o usuário tem acesso a todas as informações relevantes e que podem ser atualizadas, combinadas ou de forma separada, com a vantagem da exibição facilitada em gráficos.
Confira outros benefícios que o Power BI traz a quem decide aderí-lo:
Reforço para gerir dados importantes
Para usuários que procuram fazer uma gestão estratégica e eficiente, o Power BI auxilia com recursos que apresentam uma organização completa, integrada e completa, com acesso permitido para todos aqueles envolvidos no projeto.
Desta forma, todas as equipes envolvidas podem acessar e agregar informações para qualificar ainda mais as tomadas de decisões.
Maior versatilidade e sincronização
Como mencionamos, o Power BI está disponível para desktops, aplicativos para celulares e até mesmo na nuvem, podendo se adaptar da melhor forma para o usuário independentemente do momento.
Além disso, o Power BI pode ser sincronizado com uma série de dispositivos, facilitando assim, a construção de painéis a partir de dados sob amplas perspectivas também.
Maior versatilidade e sincronização
Como o Power BI pode ser conectado em diversas fontes, desde banco de dados mais complexos à documentos em Word e Excel e a plataforma sendo também disponibilizada para desktop, aplicativos de celular e até mesmo a própria nuvem, a sua versatilidade é muito grande.
Além disso, é capaz de ser reunido, facilitando a construção de painéis a partir de perspectivas diferentes e com fácil visualização dos gráficos por conta da sua alta capacidade de sincronização.
Vantagens do Power BI no marketing digital
Com o auxílio do Business Intelligence, que mencionamos anteriormente, dentro do marketing digital, as empresas e agências podem ter um ROI mais alto, o que significa que o retorno está maior e os negócios estão melhores!
Com tamanha quantidade de informações e dados disponíveis, é complicado para o profissional de marketing digital compreender a importância e relevância deles. O business intelligence surge como a alternativa que facilita esse processo de interpretação dos indicadores de desempenho do negócio.
O avanço tecnológico e as diversas plataformas disponíveis hoje permitem o acompanhamento em tempo real dos clientes no funil de vendas. Assim, as informações permitem encontrar os padrões de comportamento, entender quem são os clientes mais rentáveis e torna possível alocar o orçamento a fim de aumentar o retorno no final.
De forma mais específica, usando o Power BI no marketing digital permite que a equipe identifique:
- as palavras-chaves que levam maior tráfego ao site – usando palavras-chave que melhor ranquearam nas plataformas de busca, os sites conseguem chegar a mais pessoas que buscam o seu nicho. Com uma pesquisa bem elaborado do que as suas personas estão buscando, é possível melhorar o ranqueamento do site de maneira orgânica;
- quais os conteúdos que melhor ranqueiam nas plataformas de pesquisa – não é novidade que o artigos e conteúdos ricos e que respondem diretamente a dúvida dos usuários são aqueles em primeira posição no Google, certo? Com o BI é possível realizar um estudo sobre esses conteúdos que melhor mantém suas posições e tentar entender como encaixar isso na sua estratégia;
- as publicações em redes sociais que mais receberam impressões –assim como ocorre com os conteúdos, é possível entender quais as publicações que recebem mais engajamento nas redes sociais também.
De forma geral e resumida, o BI é um modo de reduzir e otimizar o seu tempo gasto na mensuração dos resultados e análises e não depende apenas de relatórios semestrais e anuais, sendo aplicável desde a concepção do plano de marketing até o final na momento de venda.
Agora que você já sabe o que é o Power BI, confira como pautar as suas decisões em marketing digital por dados, entendendo como se tornar um data driven e se isso é válido para o seu negócio!