O Google anunciou na última semana que os relatórios de dados da Web serão compatíveis com as redes de editores do Google Ad Manager.
Com a nova possibilidade de integração, os anunciantes poderão relatar dados comportamentais do Google Analytics 4 na Web e no aplicativo em seus relatórios do Google Ad Manager Analytics.
Isso significa que agora, quando uma propriedade do Google Analytics 4 é vinculada à sua conta de anúncios do Google, os dados dessa propriedade ficam disponíveis para visualização em seus relatórios do Ad Manager.
Dimensões e métricas do Ad Manager que poderão ser analisadas
Após vincular a rede do Ad Manager à propriedade do Google Analytics 4, será possível acompanhar as seguintes dimensões e métricas do Ad Manager nos relatórios do GA:
Dimensões:
- formato do anúncio: utiliza o valor da dimensão “formato do inventário” do Ad Manager;
- origem do anúncio: utiliza o nome e o “ID da rede” do Ad Manager;
- bloco de anúncios: utiliza o valor da dimensão “bloco de anúncios” (todos os níveis) do Ad Manager;
- caminho da página e string de consulta e classe de tela: usa o posicionamento de blocos de anúncios do Ad Manager.
Métricas:
- exposição do bloco de anúncios: porcentagem de tempo que um usuário é exposto aos anúncios;
- cliques no anúncio do editor: cliques do Ad Manager;
- impressão de anúncio do editor: impressões do Ad Manager;
- receita total de anúncios: soma de todas as receitas com publicidade, ou seja, do Ad Manager e outras.
De acordo com o buscador, esse conjunto de informações disponíveis têm o objetivo de ajudar anunciantes a entender melhor as interações dos usuários da pesquisa do Google, tanto com seus aplicativos quanto páginas do site.
“Os relatórios desse tipo de propriedade usam um único conjunto de métricas e dimensões consistentes, além de gerenciamento flexível de eventos e análise multiplataforma para ajudar você a entender como as pessoas interagem com seus apps e sites.”
Pré-requisitos para integrar o GA4 ao Ad Manager
O primeiro passo para realizar a integração entre as duas plataformas é garantir que o usuário tenha as seguintes permissões em cada uma das ferramentas:
- Ad Manager: permissão do tipo “Administrador”;
- Google Analytics: permissão do tipo “Editar”/”Editor”.
Além disso, o Google compartilhou que o site precisa coletar dados usando a tag global do site do Google Analytics. Essa tag é essencial para que o anunciante veja os relatórios do Google Ad Manager no Analytics, por isso, elas precisam ser, na maioria, Tags do editor do Google.
Passo a passo para configurar seus relatórios
Em sua página oficial de Ajuda do Ad Manager, o Google mostra os principais requisitos e instruções para vincular as propriedades do Google Analytics 4 de maneira correta. Essa ação permite que a rede do Ad Manager se comunique com o Google Analytics e, para isso, você deve:
- fazer login em sua conta do Google Ad Manager;
- clicar em Administrador, depois em Contas vinculadas e, por fim, em Google Analytics 4;
- busque e clique em “Nova vinculação de propriedade do Google Analytics 4”;
- utilize a barra de pesquisa para encontrar a propriedade do GA4, que será vinculada à rede do Ad Manager;
- clique em Salvar.
Agora é possível gerar um relatório do Analytics no Ad Manager para ver os dados da propriedade do GA4 que você vinculou.
Com o novo recurso, a visualização e coleta de dados para relatórios com informações sobre monetização de aplicativos e dados comportamentais do Google Analytics 4 são uma forma simplificada que os anunciantes terão acesso para acompanhem ainda mais a jornada do cliente e receber insights mais profundos sobre o público.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!
Aprenda mais sobre as ferramentas do Google
- novas atualizações do Google para o Performance Max (PMax) pretendem tornar as campanhas mais eficazes;
- confira os detalhes das atualizações do Google Ad Manager e já fique atento sobre o que ainda está por vir;
- veja quais os tipos de segmentações que você utilizar para ter ainda mais sucesso em suas campanhas do Google Ads. Baixe nosso e-book “Como Anunciar no Google”!