Olá leitor do blog da Agência Mestre!
Se você tem um site ou blog com bastante conteúdo, com mais de 1.000 artigos publicados, diversas categorias e tudo mais, você já deve achar difícil encontrar algo novo para se escrever. É por isso que hoje venho lhe apresentar o Google Alerts, uma ferramenta que serve mais ou menos como um alerta de notícias, um indicador de novos conteúdos publicados na web e que podem ser úteis para você.
Como Funciona o Google Alerts?
Como citado acima, o Google Alerts ou Alertas do Google (como preferir), é uma ferramenta que permite você criar alertas para descobrir novos conteúdos, para você monitorar a web em busca de novas ideias sobre o que escrever. O primeiro passo para você utilizar a ferramenta é acessar o site: https://www.google.com.br/alerts
Em nosso caso, acessamos a URL do Google Alerts já logado em uma conta do Gmail e recomendamos que você faça o mesmo. A primeira tela da ferramenta já lhe dá a oportunidade de criar um alerta e também lhe mostra algumas sugestões de alerta que podem ser criados com apenas um clique.
Aplicação
Imagine que você tem um site sobre uma cidade turística, como por exemplo a cidade de Campos do Jordão. Certamente você gostaria de saber tudo que está rolando na cidade (festivais, eventos, encontros, etc) para poder compartilhar tudo isso com a sua audiência. No entanto, nem sempre é fácil ficar antenado em todas as notícias e você pode acabar deixando de informar os visitantes do seu site, sobre algo relevante.
Com o Google Alerts, você cria um alerta sobre o termo que desejar e recebe diretamente no seu e-mail novos conteúdos que podem lhe trazer ideias de novos artigos para o site.
Configuração dos Alertas
O Google permite você customizar o alerta, basta clicar em “Mostrar opções” para visualizar as seguintes configurações:
- Frequência: escolha receber novos conteúdos “Quando disponível”, “No máximo uma vez por dia” ou “No máximo uma vez por semana”;
- Fontes: você pode deixar a fonte no modo automático ou escolher entre: notícias, blogs, web, vídeos, livros, discussões ou finanças;
- Idioma e Região: é possível setar o país e a região em que os resultados se encontram;
- Quantos: você pode optar por receber somente os melhores resultados ou todos os resultados encontrados;
Uma vez que o alerta é criado, ele fica exibido na sua listagem de alertas. Nesta tela você pode editar ou excluir os alertas criados e pode definir o horário de entrega e como os alertas serão entregues no seu e-mail.
- 1) Clique na engrenagem para definir o horário e a forma com que você deseja que seu alerta seja entregue (conforme forem chegando ou agrupados em um único e-mail);
- 2) Opções para editar ou excluir os alertas existentes;
Resultado
Poucos minutos após criar seu alerta, pode ser que você já receba os primeiros conteúdos por e-mail. No nosso caso, criamos um alerta para o termo “campos do jordão” e veja só que interessante, já descobrimos que a cidade terá uma mostra de cinema com filmes do Japão, China, Hong Kong e Coréia do Sul, o qual será realizado no final de Outubro e início de Novembro.
Se tivéssemos um site sobre a cidade, já poderíamos aproveitar para divulgar esse evento ou até mesmo criar um conteúdo sobre ele no site, produzindo um novo artigo para os visitantes.
E você? Já parou para pensar na quantidade de temas interessantes que você deixou de produzir para a sua audiência? Faça o teste com o Google Alerts e nos conte se essa ferramenta foi ou não útil para o seu nicho de atuação.
Dica Bônus
Além de utilizar o Google Alerts para ter novas ideias de conteúdo, você também pode monitorar a sua marca na internet, para ficar por dentro de tudo que é publicado na WEB sobre você ou sua empresa. Mais do que isso, você também pode utilizar operadores de pesquisa para verificar se o seu site sofreu alguma alteração, tal como a inserção de links maliciosos.Para entender melhor como esse processo funciona, dê o play no vídeo abaixo:
Um abraço e até a próxima dica!
Olá.Estou sempre lendo as postagens de vocês.São muito boas e eu aprendi muito.
Obrigado