Conforme compartilhado no portal Social Media Today: “A Meta está fazendo um movimento maior para desafiar a OpenAI e outros dentro do espaço de IA generativa.”
A Big Tech anunciou, no dia 18 de abril, o lançamento do seu novo chatbot de IA avançado para todos os seus aplicativos (Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp). Confira os detalhes sobre essa novidade:
Novo Chatbot de IA avançado da Meta
A Meta vem fazendo grandes investimentos em IA nos últimos anos, designando recursos significativos para desafiar outras empresas – como a OpenAI – no avanço da IA Generativa.
Agora, a Big Tech anuncia que todos os usuários dos seus aplicativos (em algumas regiões selecionadas), poderão acessar o sistema de IA Generativa de alto desempenho diretamente na aba de pesquisa, seja no Facebook, Instagram, Messenger ou WhatsApp.
O anúncio oficial veio do chefe do Instagram, Adam Mosseri, em uma publicação no Threads.
Publicado por @mosseriVer no Threads
Conforme publicado, o recurso pode ser acessado através da aba de pesquisa de qualquer aplicativo (exceto o próprio Threads, por enquanto), e acessar o mecanismo conversacional da Meta.
Assim, os usuários podem fazer perguntas e realizar conversas diretamente no aplicativo em questão.
- Precisa de ajuda para anunciar no Meta Ads? Conte com o apoio da Agência Mestre e tenha uma estratégia personalizada de Tráfego Pago.
O que a Meta diz sobre o seu novo sistema de IA conversacional?
Segundo compartilhado na publicação oficial da Meta sobre a novidade, o chatbot é construído com o sistema mais avançado de IA já desenvolvido pela Meta e pretende se tornar um dos principais assistentes de IA do mundo:
“Construído com Meta Llama 3, Meta AI é um dos principais assistentes de IA do mundo, já no seu telefone, no seu bolso gratuitamente. E está começando a se tornar global com mais recursos. Você pode usar Meta AI no Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger para realizar tarefas, aprender, criar e conectar-se com o que é importante para você.”
De forma resumida, trata-se de um “ChatGPT nativo dos aplicativos da Meta”, permitindo que os usuários realizem consultas sem sair de seus feeds.
A estratégia de retenção da Meta com o novo chatbot conversacional de IA
Como sabemos, a Meta possui diversas estratégias de retenção, com o objetivo de manter os usuários mais tempo navegando em seus respectivos aplicativos – e o novo sistema conversacional de chatbot também é uma delas.
Com a nova opção de chatbot, os usuários podem pesquisar informações na web que – anteriormente – precisavam ser realizadas fora dos aplicativos, diminuindo a possibilidade de retorno àquela rede social posteriormente.
No entanto, essa não é a primeira vez que a Meta investe em um sistema conversacional de IA para seus aplicativos.
Há alguns anos, a Meta implementou o “M”, um bot com funcionalidades muito semelhantes ao seu novo chatbot, mas que logo foi descontinuado pela baixa adesão do público.
Atualmente, as pessoas estão “mais familiarizadas com o uso de chatbots conversacionais”, o que pode ser uma oportunidade para a Meta. Por enquanto, a funcionalidade não está disponível no Brasil, mas – dependendo da adesão dos usuários – o chatbot pode chegar a mais regiões em breve.
Meta Lança Plataforma de Criação de Bots de IA Personalizados nos EUA
Na última semana (29 de julho), a Meta lançou nos EUA uma nova plataforma para a criação de bots de IA personalizados, revolucionando a interação entre marcas e consumidores.
A nova plataforma da Meta permite que empresas e desenvolvedores criem bots de inteligência artificial altamente personalizados, adaptados às necessidades específicas de seus clientes (semelhantes aos GPTs do ChatGPT).
Com ferramentas avançadas de aprendizado de máquina, a plataforma oferece uma interface intuitiva que facilita a criação e a implementação de bots, potencializando o atendimento ao cliente e a experiência do usuário. Essa iniciativa visa democratizar o acesso à tecnologia de IA, permitindo que empresas de todos os tamanhos utilizem bots inteligentes para melhorar suas operações.
Acompanhe nosso canal no Telegram para ser notificado sempre que tivermos novidades sobre esse assunto.