Em 18 de maio, a OpenAI anunciou o lançamento do seu novo aplicativo móvel do ChatGPT para dispositivos móveis com sistema operacional iOS (Apple). A empresa afirma que este é um recurso que os usuários vinham pedindo desde o lançamento do chatbot, em 2022.
O aplicativo é gratuito e conectado ao Whisper, um sistema de reconhecimento de voz de código aberto da OpenAI, o que o torna capaz de receber entradas de áudio. Além disso, ele sincroniza automaticamente o histórico de conversas com o ChatGPT no navegador e os assinantes do ChatGPT Plus têm acesso a recursos exclusivos do GPT-4.
Basicamente, o objetivo da empresa com o lançamento deste aplicativo é tornar o ChatGPT um assistente pessoal, tal como a Siri ou o Google Assistent.
Inicialmente, o aplicativo foi disponibilizado apenas nos EUA, mas logo (24 de maio) foi expandido para mais 11 países. Agora, desde o dia 30 de maio, a OpenAI anunciou oficialmente a extensão para mais de 100 países.
No Brasil, o aplicativo está disponível desde o dia 27 de maio, segundo compartilhado pelo nosso CEO, Fabio Ricotta, pelo Twitter:
O app do ChatGPT já está disponível na AppStore brasileira. E aí, já instalou no seu smartphone?
Por aqui já deixei até na página inicial… pic.twitter.com/zuPMwV8j2w
— Fabio Ricotta (@fabioricotta) May 27, 2023
ChatGPT Chega aos Dispositivos Android
Por um tempo, a OpenAI não havia estabelecido uma data para o lançamento do aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Android. No entanto, a empresa expandiu a disponibilidade do seu chatbot para dispositivos Android em 25 de julho. O aplicativo do ChatGPT para Android já está disponível na Google Play Store, alguns meses após o lançamento do aplicativo gratuito para iOS.
Inicialmente, o aplicativo foi disponibilizado nos Estados Unidos, Índia, Bangladesh e Brasil, com outros países programados para receberem o aplicativo em uma data posterior. No dia 27 de julho, a OpenAI anunciou a disponibilidade adicional do aplicativo ChatGPT para Android na Argentina, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, Irlanda, Japão, México, Nigéria, Filipinas, Reino Unido e Coreia do Sul.
Quedas no Tráfego do ChatGPT
A chegada do ChatGPT ao Android ocorre após dados da Sensor Tower e Similarweb mostrarem quedas no tráfego da web e nas instalações do aplicativo em junho.