Olá, amigos da Agência Mestre!
Como prometido no outro artigo sobre Facebook Ads, retorno em nossa coluna semanal com o assunto para falar um pouco mais sobre a plataforma de anúncios da rede social. Primeiramente, gostaria de agradecer o feedback de vocês por aqui e lá no Facebook da Agência Mestre quanto ao tema. Algumas pessoas comentaram aqui que já usam a ferramenta, bem como lá no Facebook, quando votaram através do Questions.
Nós falamos tanto no último, como no primeiro artigo sobre Ads, da importância da segmentação. A ferramenta de anúncios do Facebook traz uma série de opções para você selecionar e filtrar o público que será impactado pela sua propaganda. São mais de 600 milhões de usuários no geral, que possuem preferências, gostos, cargos e interesses variados. Encontrar o seu nicho é fundamental para que o desempenho dos Ads seja pra lá de satisfatório.
Como estamos falando de Brasil, você estará lidando com um público geral de cerca de 16 milhões de usuários. Você não vai obter resultado atirando para todos os lados e é por isso que nosso artigo traz algumas dicas de segmentação para se trabalhar melhor e, consequentemente, mirar nos alvos certos e realizar uma boa propaganda.
Segmentação “Profissional”
Um dos campos mais preenchidos pelos usuários do Facebook é o seu local de trabalho. É comum que uma pessoa queira preencher todos os campos do seu perfil, informando todos os amigos onde a pessoa atua, qual o seu ramo. Esta empresa citada tem uma fan page e, consequentemente, tem definida sua área de atuação, quais serviços oferece e que segmento pertence. E aí entra uma boa dica para anunciantes.
Tomemos como exemplo nossa empresa, a Agência Mestre. Ao criar o anúncio para divulgar no Facebook, uma das alternativas é divulgar nossa área de assinantes e ferramentas pagas para que profissionais de search utilizem e aprendam de maneira mais completa com o nosso conteúdo. Como eu poderia impactá-los? Selecionar o tipo de profissional e o ramo de atuação pode ser a saída:
Selecione todos da listagem e adicione outras funções, se desejar. Tenha em mente que você está buscando o que uma pessoa colocou em seu perfil, no ramo de atuação ou interesse e, portanto, vários cargos podem não dar o resultado esperado. Depois, cheque na direita de sua página quantas pessoas serão impactadas com esta configuração.
No caso do nosso exemplo, marquei todas da lista e ainda acrescentei “Seo”. De acordo com o Facebook, vou atingir:
Outra alternativa, um pouco mais ousada, é ir diretamente nos profissionais de determinadas empresas. Vamos mudar de exemplo e pegar um possível escritor ou autor de eBook que ensine melhores práticas para se fazer um e-commerce. A pessoa, utilizando os Ads do Facebook, pode atacar no alvo e citar os estabelecimentos como segmentação.
Para ilustrar melhor, separei algumas lojas aqui:
Segmentação “Amorosa”
Quem ouviu o último MestreCast sabe de uma dica interessante que o Fábio Ricotta lançou para nosso cliente que trabalha com flores. Descobriu que uma das boas saídas para realizar um bom trabalho de marketing neste Dia dos Namorados que se aproxima seria lançar ações no Facebook em que os usuários que possuem status de relacionamento diferente de solteiro ganhariam algum desconto nas compras da loja virtual.
Pois então, que tal transformarmos isto em uma segmentação para os Ads do Facebook? É possível selecionar qual tipo de relação o usuário está e, com isso, obter um resultado interessante para campanhas pontuais, como esta do Dia dos Namorados:
Segmentação Simples x Segmentação Criativa
Não há uma maneira fixa de segmentar suas campanhas de anúncios no Facebook. Citei acima três exemplos para ilustrar as diversas maneiras de se pensar na hora de escolher onde atacar. O grande ponto da rede social e sua ferramenta é a possibilidade de visualizar o número de perfis que poderão ser impactados com a configuração determinada – um trunfo para anunciantes.
Faça da maneira simples, coloque o filtro de idade, marque a opção dos que não são fãs de sua página, insira alguns interesses relacionados ao seu negócio… Ou faça de maneira criativa e pense em idéias de como achar uma segmentação diferente para seu público-alvo. Apele para a concorrência, atinja profissionais, instituições…
Mas nunca se esqueça de que não basta uma boa segmentação para render bons frutos (além do dinheiro, claro). Um bom texto e uma boa imagem são fundamentais para que seus anúncios sejam clicados!
Um abraço e até a próxima!
Ique, genial você mostrar ao pessoal como fazer esta segmentação no Facebook Ads. Creio que as empresas que atacarem o “dia dos namorados” podem ter muito sucesso em ler este artigo.
Parabéns pela dica e pelo passo-a-passo!
Gostei do artigo parabens Ique Muniz por mais um.
Você acha que pode ser interessante diminuir um pouco o AdWords para investir no Facebook ?
E tem alguma forma de seguimentar pessoas que já curtiram uma fan page de terceiros?
Abraços
Ola Aguirres!
Obrigado por ter gostado do artigo.
Vamos às dúvidas:
Acho que são dois tipos de propaganda diferentes. O Adwords atinge uma gama maior, sem segmentação, apenas por palavras. O Facebook é uma rede mais fechada, de interesses, segmentada. Varia bastante… Não sei se é necessário diminuir um e priorizar outro. Você pode fazer testes para descobrir o que rende melhor e, por fim, definir qual a estratégia que vai adotar daqui pra frente. É muito pessoal tal atitude!
Quanto a segmentação por curtir de terceiros, no campo de interesses, no mesmo local ali do exemplo do marketing, coloque as páginas que você quer atingir. Vale a mesma estratégia e o usuário que curtir, por exemplo, o SEOmoz, vai ser impactado pelo anúncio da Mestre.
Olá estou com a seguinte dificuldade.
Eu anuncio a minha fanpage dentro do facebook.
Meu público alvo é escolhido na seção “Direcionamento de coisas que você curte e interesses”.
Mas tenho algumas fanpages que eu não consigo adicionar nesse direcionamento.
Algumas dessas que quero e não consigo direcionar tem mais de 8.000 fãs e são classificadas como Evento de Esportes, Recreação/Esportes.
Um dos direcionamentos que faço é: que quero anunciar para pessoas que curtem a fan Page da Nike Corre que é classificada com Produto / Serviço, por exemplo. Isso funciona.
É devido à classificação de cada fanpage que determina se eu consigo ou não usa-la como filtro?
Ou seja meu público alvo é exatamente o que está dentro daqueles 8.000 fãs, gostaria que meu anuncio aparecesse para eles, mas não sei como filtra-los. Você pode me ajudar?
Obrigado
Acredito que dependendo do estilo da página, ela não possa ser escolhida. Se for apenas um evento, ela não será encontrada realmente. Apenas fan pages de marcas, produtos e serviços serão escolhidas
Olá Ique, tudo bem?
Vi que falou de segmentação de Ads, mas saberia dizer se há segmentação para eventos? Temos uma fan page e gostaríamos de criar eventos para um estado (UF) específico. Sabe se é possível?
Olá Ique,
Tudo bem?
Como eu faço para segmentar minha campanha apenas para quem é fã da minha página e/ou fã da página do concorrente?
Obrigado,
Marília