Olá, amigos da Agência Mestre!
Faz mesmo algum tempo que não dou as caras aqui na coluna de Facebook. Primeiramente, desejo a todos um Feliz 2012 e que esse ano muitas coisas boas apareçam na nossa querida rede social para facilitar a vida do profissional de marketing online. Segundo, que Mark não complique tanto e ofereça mudanças simples e, se possível, forneça fontes de ajuda para aprendermos mais claramente suas idéias.
Mas vamos ao que interessa: início de ano, novos assuntos para discutir e dicas para passar. Animado com a instalação de mais opções monetárias no Facebook Ads, decidi falar um pouco mais sobre a ferramenta de anúncios. Eu não sei quando isso foi implantado, mas agora temos nossa moeda R$ disponível para pagamento da conta. Ou seja, mais acesso e mais usuários aderindo às campanhas (sem falar em mais lucro pra Mark).
Aliás, como está sua intimidade com o Facebook Ads? Fique à vontade para participar da enquete ao final do artigo. Faço isso com frequência para saber se estamos avançando em termos de popularização da ferramenta, que já provou ser bem eficiente para muitos.
Falando em eficiência, sabe aquele dito clássico “uma imagem vale mais que mil palavras”? Pois então, ele também encaixa nos Ads do Facebook. Na coluna de hoje, entenda a importância da imagem e saiba como trabalhar melhor com ela na hora de montar sua campanha.
Saiba Escolher
O subtítulo aí pode parecer óbvio, afinal quem escolhe a imagem certa vai conseguir o resultado esperado, atingindo uma maior audiência nos cliques dos Ads. Mas antes que você solte um “Ah, Vá?!” para este nobre escritor, permita-me discorrer sobre a frase e exemplificar com algumas idéias.
Pra começar, evitando questionamentos sobre a eficiência dos anúncios em termos de atenção do usuário na página do Facebook, um estudo feito pela EyeTrackShop, a pedido do Mashable, mostra como o olho de alguém se comporta quando está diante do novo perfil da rede (a Timeline). Além de ter o mapa de calor das regiões, o texto do resultado mostra também qual a ordem dos setores observados pelo usuário.
Ou seja, tirando as informações básicas e o mural, além das imagens de topo e perfil, os anúncios são a próxima coisa a ser observada por alguém no Facebook (pegando o estudo como base). Partindo disso, criar um Ad atraente, com uma imagem que chame ainda mais atenção, é fundamental para o sucesso.
Na Prática
Uma das intenções de se montar um anúncio no Facebook é ganhar mais visibilidade/fãs/acesso oferecendo alguma vantagem extra. As pessoas são mais tentadas a clicar quando algo de brinde está sendo oferecido. Peguei, enquanto estudava para escrever a coluna, o exemplo da Yellow Sky Actions citado num artigo. A empresa oferecia quatro alterações de imagem em Photoshop se ganhassem Likes na página.
O anúncio é padrão (título da empresa, texto chamando para o brinde) e a imagem é bem fraca, mostrando apenas uma mulher numa foto que dá a impressão ter sido tratada pelo programa de edição. Ora, se você vai presentear o usuário com algum recurso do Photoshop, que tal mostrar pra ele o que você tem?
A chamada de título é outra, o texto é outro e, principalmente a imagem mudou. O efeito “antes e depois” atrai a visão do usuário, tanto pela foto como pelo texto. Uma boa sacada para se pensar caso você tenha um serviço ou produto que faça alterações visuais em algum pertence do cliente.
Pense que a ordem de visualização de um anúncio vai da imagem, passando pelo título e depois para a descrição (até mesmo o destaque do texto descritivo é bem menor que os outros). Portanto, procure sempre pensar na imagem primeiro, ou ao menos dê a ela mais atenção depois que montar um texto.
Uma dica é escrever a descrição e, posteriormente, pensar em que tipo de imagem encaixa. Caso não encontre nada que julgue atraente, mude o texto.
Muitos apelam apenas para o texto, anunciando descontos, ofertas e outras informações para os usuários. A fonte em tamanho maior, aliada a uma cor destacada, pode mesmo atrair os olhos da pessoa.
E se juntarmos os dois recursos? Tomando o segundo exemplo acima, encontrei na Internet as variações de anúncio que resultaram na criação de um mais eficiente, com a imagem mesclando dois dos Ads testados:
Resumindo, procure olhar seus exemplos já criados e pensar em alternativas visuais para eles. Uma terceira opção de anúncio (como o exemplo acima) pode fazer toda a diferença na hora de emplacar uma campanha de sucesso no Facebook.
Deixe o Logo por Último
Tudo bem que o logo da sua empresa é a sua cara, sua marca visual. Mas se estamos falando de uma plataforma de anúncios onde a imagem é o que mais chama a atenção, o seu logo pode não ganhar a preferência do usuário que está ali no Facebook. Por vezes já me deparei com uma sequência de Ads na minha tela onde apenas logotipos estão destacados na coluna da direita. Traz a sensação que estou num catálogo ou páginas amarelas.
Portanto, quando pensar na imagem da sua nova campanha, pense em tudo, dê idéias e deixe seu logo por último. Se você for uma grande marca, por exemplo, e tem um famoso ‘garoto-propaganda’ para explorar, prefira usar sua foto do que o logotipo da sua marca. A identificação será mais rápida e seu anúncio terá um tom menos comercial.
Um case de sucesso que temos aqui em nossas experiências veio ao lado do Fábio Ricotta, que gerenciava a campanha de um grande evento de search que tivemos no ano passado. Criando os anúncios, pensamos em usar a foto do palestrante ao invés do logo do evento. Na ocasião, explorávamos a vinda do Rand Fishkin e sua foto foi colocada no anúncio, chamando o usuário para assisti-lo pela primeira vez no Brasil.
A campanha deu bem mais certo que a montada com o logotipo, comprovando que a foto pode fazer mesmo uma grande diferença.
Um exemplo clássico que todo mundo vai se identificar é o da empresa que promove um site de relacionamentos. Com as chamadas de “quero um(a) namorado(a)”, os anúncios trazem fotos de meninas para tentar atrair a atenção do usuário. Esses Ads estão por toda parte e foram segmentados para atingir o público com status de solteiro no Facebook.
Resumo da Ópera
- Pense sempre na imagem;
- Seja criativo;
- Teste sempre.
Prepare o bolso e boas campanhas!
Um abraço!
Uma boa imagem com descrição e título atraentes podem mesmo fazer milagres em seu anuncio.
Na minha opinião, o Logo só vale a pena se sua empresa for gigantesca, e o logo venda sua marca por sí só!
Fala Ique!
Tudo bem? Bom texto, boas observações! Tenho testado muitas coisas e vejo que tem crescido bastante o interesse quando as campanhas são feitas com as postagens que deram certo, com os históricos de postagens da própria página.
Hoje mesmo lancei algumas desse gênero que fez aí dizendo que tinha.
Valeu e obrigado pelas informações 🙂
abs
Cara… fiquei aliviado de saber estou fazendo tudo certinho nos ads do facebook. Eu também costumo usar o mesmo processo de criação, primeiro o texto e depois a imagem.
Em algumas situações, quando possível eu gosto de usar humor e títulos com perguntas que gerem respostas que vão além do “sim” e “não”.
Boa ideia também, Danilo!
O negócio é ser mesmo diferenciado, tentar ser criativo. Afinal, o Facebook hoje tem tanta imagem compartilhada, tanto ícone, tanta coisa, que um Anúncio pode ficar despercebido ali no cantinho se não for chamativo, principalmente na imagem!
Abs!
Parabéns pelo post muito bom!!!
Tenho uma pergunta/observação. Se o objetivo for trabalhar apenas branding, colocar o logo pode ser uma boa opção? Ou nem assim compensa?
Abs!
Como comentei no texto, Gustavo, não que seja proibido usar o logo, mas seguindo a lógica do destaque, da atenção que uma imagem pode causar no usuário, um logotipo pode não ser lá a melhor tática pra isso. Mas como tudo na parte de Ads é teste, experimente! Trabalhe melhor o seu texto para que ele seja a atração ao lado do seu logo, caso queira usá-lo mesmo assim!
Abraço!
Bom texto, na maioria das vezes é bem isso mesmo.
A imagem é muito importante, aliada a um bom call to action e testes não tem como dar errado.
Uma dica boa é pensar e completar a segmentação da campanha antes de começar a criar anúncios pois essa função só aparece posteriormente.
Abraço
Olá,
No começo do texto você cita que agora os anúncios podem ser pagos em R$.
Porém tenho conhecimento que não é possível alterar a moeda de uma conta já existente, por isso a minha continua em $.
Seria possível eu ter 2 contas de anúncios em uma única conta do Facebook? Se sim, como faço?
Eu pensei em fechar a conta de anúncios e depois criar uma nova, mas além de não saber como isso irá acontecer, minha conta já teve o limite aumentado e abrir uma nova conta, com o limite de gasto diário baixo iria atrapalhar bastante as campanhas dos meus clientes.
Parabéns pelos posts que estão ótimos.
Att.
Também estou com o mesmo problema e dúvida. E já procurei bastante na internet, mas não encontro nada. Alguém poderia ajudar?
Fala cara!
Essa minha dúvida é bem antiga, hehe
Depois de muita pesquisa, consegui contato com o FB, e a informação que me passaram é que essas informaçoes do faq estao desatualizadas e erradas.
Nao existe como criar uma segunda conta de anuncios nem trocar a moeda.
Assim sendo, soh criando um fake (foi o que fiz na epoca)
Espero ter ajudado, abs!
Olá, gostaria de saber se ao realizar um anúncio no Facebook Ads, posteriormente eu consigo alterar os dados de pagamento cadastrados(cartão de crédito ou pay pal)? Esse dados ficam gravados para sempre na conta do usuário que criou o anúncio? E quanto ao tipo de moeda utilizada? Obrigado!
Ótimo artigo, vale lembrar que anúncios com videos são muito atrativos também principalmente com um bom titulo definido. O Facebook Ads gera sim resultados muito satisfatórios a baixo custo.
Mais uma vez parabéns!