Pra você que acabou de pegar o jeito da estrutura de campanhas que foi atualizada em março, é melhor nem se acomodar. Mas calma, é por um bom motivo.
A partir deste mês de setembro, o Facebook começa a segunda fase de mudanças na estrutura de campanhas, só este ano. A nova atualização vai ter um impacto significativo nas campanhas de mídia publicitária no Facebook. Se isso já chamou a sua atenção, espere só até você entender o que realmente vai acontecer com essas mudanças.
A Mudança
Em março, tivemos as seguintes mudanças na estrutura de campanhas:
- Campanha: Objetivo
- Conjunto de Anúncio: Cronograma e Orçamento
- Anúncio: Criativo, Placement, Targeting e Lances
A mudança radical, na época, foi a adição do conjunto de anúncios. Mas agora o Facebook vai sofrer mudanças tanto no papel do anúncio como do grupo de anúncios também.
A estrutura vai passar a ser:
- Campanha: Objetivo
- Conjunto de Anúncio: Cronograma, Orçamento, Lances, Targeting e Placement
- Anúncio: Criativo
No item “Conjunto de Anúncio”, note que os três últimos recursos (Lances, Targeting e Placement) são novos.
Como assim?
Antes, o Facebook apenas sugeria que todos os anúncios num conjunto de anúncios fossem direcionados ao mesmo grupo de pessoas. Era possível mudar o targeting para anúncios dentro de um conjunto. Agora, as alterações permitidas em anúncios são limitadas ao aspecto criativo do anúncio (texto ou imagem). Ou seja, parece que o Facebook está tornando regra o que antes era apenas uma boa prática entre anunciantes com foco em performance.
E quanto aos anúncios e conjuntos de anúncios que já estão rolando na sua campanha? Eles não devem sofrer mudanças, somente novos anúncios ou anúncios criados após o lançamento da atualização.
Quando
As mudanças começaram a acontecer no dia 1 de setembro e devem continuar por algumas semanas. O plano é que todos os anunciantes que utilizam as ferramentas do próprio Facebook estejam prontos no começo de outubro.
Já para os anunciantes que usam ferramentas de terceiros para gerenciar seus anúncios, o prazo é um pouco maior: até meados de 2015.
No anúncio oficial do Facebook, fica claro que daqui a pouco vem mais novidades sobre esse assunto por aí. Tudo indica que eles vão lançar controles de envio avançados, gerenciamento de público, e um limite de gastos da campanha.
Parece legal, né? E você, acha que precisa mudar mais alguma coisa na estrutura das campanhas?
Precisa de uma agência para gerir as suas campanhas de Facebook Ads? Clique e confira as soluções da Agência Mestre.