Talvez você já tenha ouvido falar que o boleto é forma muito forte de pagamento aqui no Brasil. Estima-se que cerca de 50% das vendas geradas em e-commerce é feita através de boleto. Então, se você quer entender melhor como usá-lo na sua loja online, dê uma olhada neste vídeo do nosso CEO, Fábio Ricotta.
Um ponto que identificamos em vários clientes é que dependendo do segmento de mercado que ele atua, vendendo para classe A, classe B, classe C e classe D, é que quanto menor a classe, maior é a taxa de boleto emitida.
Estávamos ouvindo a história de uma pessoa que é do Master Mind, em que ela trabalha com o público de baixa renda, e quase 80% das vendas do produto dela, que é um curso online, são de boleto. Ou seja, se você trabalha com e-commerce, se você trabalha com um produto digital, uma das principais coisas que você tem que ter é a recuperação de boleto.
O que é a recuperação de boleto?
A recuperação de boleto acontece no Brasil da seguinte forma: a gente acaba dando uma quantidade de tempo para a pessoa pagar aquela cobrança. Então, compramos um curso de R$800 ou compramos um produto de R$500 e que tem o vencimento para daqui 3 ou 4 dias.
O que acontece? Primeiro, algumas pessoas não vão achar a forma de imprimir o boleto, talvez não tenham impressora em casa pra poder imprimir esse boleto, podem esquecer de pagar esse boleto e, com tudo isso, você vai perder vendas.
Tem um caso de um cliente nosso que, há uns 4 anos atrás perguntamos, se o Analytics não estava refletindo o que ele colocava. Ele respondeu que não porque 25% das vendas dele eram por meio de boleto e que quase 70% delas eram perdidas. Ou seja, as pessoas falaram que querem comprar, fizeram aquele mega cadastro no e-commerce e, mesmo assim, o cliente está perdendo 70% dos boletos, eles não estão sendo pagos. É nesse momento que entra o processo de recuperação de boleto, que consiste em algumas etapas.
Conheça o passo a passo da recuperação de boletos para aplicar no seu e-commerce
Primeiro passo: você pode usar o fluxo de nutrição para pessoas que geram boleto. E o que seria esse fluxo de nutrição? Você recebe uma informação que a pessoa gerou boleto e envia para o e-mail dela “Oi, tudo bem? Olha, aqui tem um link para o seu boleto”. Porque se a pessoa fechou o navegador ou não conseguiu imprimir o boleto, ela vai pegá-lo através do link do próprio e-mail.
Segundo passo: você pode perguntar para a pessoa depois de um dia: “Você viu que o boleto foi gerado? Faltam apenas dois dias para o vencimento. Você teve alguma dúvida? Conseguiu pagar o boleto? Você conseguiu fazer a impressão? Deu tudo certo?” E a pessoa pode responder ou não.
Terceiro passo e o fulminante: você pode enviar “Oi, tudo bem? O seu boleto vence em poucas horas, ou em 24 horas. Eu gostaria de saber se você fez o pagamento. Se fez, mande o comprovante para mim que eu posso liberar a sua venda”. Se for um e-commerce pequeno, óbvio, você pode fazer isso, ou se você tiver produto digital é uma forma de já ativar a pessoa na sua plataforma.
Quarto passo: em plataformas digitais, eles liberam a entrada da pessoa mesmo com o boleto não pago, para pelo menos uma aula. Aquela pessoa se vê inserida, ela acessa a plataforma, faz uma aula de verdade com você, e pensa “Ele me deu uma aula, preciso pagar o boleto”.
Então são algumas das etapas que fundamentais para você conseguir recuperar a pessoa que gerou o boleto e não deixar dinheiro na mesa.
Dicas extras para usar o boleto no seu e-commerce
A utilização de Whatsapp ou de ligação de telefone maximizam muito a recuperação de boleto. Então, por exemplo, se você pegar a pessoa que gerou o boleto, fazer uma ligação para ela dizendo “Oi, fulano. Tudo bem? Você pagou o boleto? Tem alguma dúvida?”
Ou simplesmente pelo Whatsapp, você pode pedir para a pessoa te adicionar. Se ela te adicionar, você pode mandar uma mensagem “Oi. Tudo bem? Aqui é do atendimento tal. Eu vi que você gerou um boleto. Você chegou a pagá-lo? Ficou com alguma dúvida, conseguiu imprimir, precisa de mais tempo?”
Ou seja, precisa ser insistente e ficar em cima dessas pessoas que já geraram a intenção de compra.
E, o último ponto, que está voltando aos poucos, são os SMS, sistemas que automaticamente avisam a pessoa que o boleto foi gerado e dizem quanto tempo ela tem até o vencimento e, em alguns casos, vem até com o código de barras na própria mensagem.
Essas são formas que você pode implementar no seu negócio, seja em um negócio digital, cursos, produtos digitais ou, ainda, um e-commerce que envolve essa questão de geração de boleto.
Quando nós vamos fazer Inbound para e-commerce aqui na agência, uma das coisas que a gente se preocupa é em fazer um fluxo para recuperação de boleto e isso aumenta muito a taxa de vendas. No caso, a taxa de efetivação de vendas, simplesmente por adicionar um novo fluxo.
E você? Será que você não está deixando dinheiro na mesa? Esse é o convite que gostaríamos de fazer: se você por acaso nunca pensou nisso e ta vendo agora pela primeira vez, deixe nos comentários. Vai ser um prazer ouvir essa história. Se você tiver algum outro método que funciona, compartilhe nos comentários também. Esperamos que você tenha gostado desse artigo!