Está pensando em se tornar empreendedor, mas acha que ainda não está pronto? De fato, começar um novo negócio nunca é uma tarefa fácil. Ainda mais se a sua vontade for aventurar-se pelo empreendedorismo online. No entanto, saiba que ele tem características únicas, que não são encontradas em um varejo convencional por exemplo.
Portanto, se você se encaixa nessa situação, e não quer cometer falhas no seu negócio, fique ligado nessas dicas sensacionais que preparamos!
O crescimento do empreendedorismo online
O interesse sobre como começar um negócio online vem crescendo no Brasil, a medida em que cada vez mais pessoas percebem as oportunidades que existem nesse setor.
Blogs, lojas virtuais, brechós online, marketing de afiliados. As opções são inúmeras e chegam, inclusive, a causar bastante confusão na cabeça de quem não conhece tão profundamente o mercado.
Por isso, veja esses conselhos que separamos para você!
1. Conheça suas possibilidades
Vender pela internet permite que você aproveite diversas possibilidades que são naturalmente mais difíceis no comércio offline. No meio virtual, é possível aumentar a escalabilidade do negócio, usar menos espaço físico, contratar menos funcionários e alcançar regiões bem distantes.
Esse cenário viabiliza que os empreendimentos invistam menos dinheiro inicialmente, com sua expansão acontecendo de forma gradual. Lembre-se dessas características ao formular sua ideia, pois há um leque bem maior de opções disponíveis.
2. Planeje com cuidado
Na prática, não é preciso gastar uma quantia exorbitante de dinheiro por um plano de negócios. A princípio, usar o Business Model Canvas já é mais que suficiente para dar uma ideia clara de como funcionará seu empreendimento.
O Canvas é um quadro lúdico que pode ser impresso em uma folha A3 e preenchido com post-its. Seus campos devem conter informações essenciais do negócio, como parceiros, atividades e recursos, proposta de valor, estrutura de custos, fontes de receita, relacionamento com o cliente, canais de entrega e perfil do público.
3. Aprenda o básico do empreendedorismo online
Para ter chance de alcançar o topo, você precisa conhecer alguns conceitos primordiais que englobam o marketing digital, a administração e as metodologias de startups.
4. Evite os erros mais comuns
Como é de se esperar, normalmente são vários os erros cometidos na criação de uma loja online. Para apontar apenas alguns, podemos citar aqui falhas na estruturação do site, preços maiores que os dos concorrentes, formulários de inscrição longos demais, falta de opções de pagamento e ausência de certificados de segurança.
Procure se atentar para esses pontos e aumente suas chances de sucesso!
5. Valide sua ideia antes de investir
Antes de investir em uma ideia, é preciso validá-la, provando que ela se transformará em um negócio rentável, algo pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar. Há diversas formas de testar isso, mas é necessário ter criatividade.
Veja, por exemplo, se há demanda de compra fora da internet antes de investir em um site muito rebuscado. Nesse mesmo contexto, você pode criar um site simples para testes, criando anúncios e medindo quantos cliques ele recebe. Em qualquer situação, fazer uma boa pesquisa de mercado é primordial.
6. Aposte na publicidade certa
Para promover seu negócio online, há uma série de ferramentas com excelente custo-benefício. Como o volume de informação na rede é imenso, foque em um público-alvo específico ao programar suas campanhas de publicidade.
Por mais que você queira atingir o maior número de pessoas possível a princípio, nada de tentar criar anúncios genéricos demais. Além de a conta ficar mais cara, essa estratégia não é tão efetiva.
Para tanto, invista em um design responsivo, que adequa automaticamente o site, fazendo com que funcione perfeitamente em aparelhos com telas de tamanhos diferentes — como celulares e tablets.
7. Estude hoje e sempre
Para empreender, é necessário dividir o tempo entre teoria e prática. Por isso, dedique-se ao estudo do assunto se realmente quiser alcançar o sucesso. Como a internet é um universo extremamente dinâmico, é preciso estar sempre de olho nas novidades para não ficar para trás. Então estude hoje, amanhã e sempre!
Esse conteúdo foi útil? O blog da Agência Mestre oferece materiais riquíssimos e atualizados para você sempre ficar à frente do mercado!
Quero agradecer de coração á todos os conteúdos gratuitos enviados para o meu e-mail e tambem os que são disponibilizados para o público em geral pela agencia MESTRE e sua equipe. Não sou uma empresa com uma estrutura fisica, mas já fui. …Aos 65 anos com duas falências nos anos 90, (no segmento de confecções), estou cansado de fazer bicos (como pedreiro). Sem recursos para investir, a um ano venho aprendendo muito com os conteúdos gratuitos na internet. Num país com tantos excluidos da economia por falta de educação eficiente, e principalmente profissional, talvez muitos não se dão conta da tremenda importância que os conteúdos gratuitos representam para esse público que não consomem muito, mas são os mais sedentos em se comprometerem com uma nova esperança de realização. Se os produtores forem bons o bastante para atenderem a demanda dos tickts Top ao mesmo tempo em que irrigarem as novas”sementes”, poderão curtir os resultados indefinidamente. Para os excluídos, os conteúdos gratuitos, são como uma mão estendida que desperta o olhar do interior da caverna, pra esse novo horizonte sem fim de possibilidades. Se há uma missão que as empresas devem investir todo o seu capital sem correrem riscos, é na integração tecnológica e na reintegração humana do sonho de ser feliz. Considero que o Brasil tem os maiores influenciadores do mundo capazes de compartilhar, os melhores conteúdos, alguns gratuitos.
Abraços pra galera MESTRE.