Atingindo todas as metas do seu primeiro ano de projeto
FALE COM A GENTEA UNIVATES já formou mais de 15 mil estudantes de Graduação e Sequenciais, tendo como princípios a: pluralidade, natureza comunitária, responsabilidade social, sustentabilidade financeira, excelência acadêmica e transparência.
E para alcançar ainda mais alunos e difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico, a Universidade do Vale do Taquari confiou no nosso método exclusivo: o Inbound Mestre.
Porém, no passado, a Universidade já havia iniciado uma estratégia de Inbound Marketing que não trouxe os resultados esperados. Mas, com a Agência Mestre, a história foi bem diferente e você vai conferir todos esses resultados neste case de sucesso!
O objetivo do projeto era bastante claro, alcançar 600 leads mensais e 76 oportunidades, o que acabaria gerando mais matrículas para a Universidade do Vale do Taquari.
Mas, o maior desafio desde o início do projeto foi o alto custo por lead (CPL), esse é um fator que dificulta a entrada de leads e oportunidades. Então, foi necessário criar ações que mudassem esse cenário.
Um dos nossos valores é melhoria contínua, e nós colocamos isso em prática realizando diversas otimizações em nossas estratégias. Afinal, cada projeto possui sua particularidade e o Inbound consiste em adaptar seus princípios à realidade de cada empresa.
Após diversos ajustes, conseguimos atingir o CPL mais baixo da história do projeto. Como consequência, a captação de contatos qualificados, ou seja, com o perfil ideal de estudante da Univates, aumentou!
Os conteúdos produzidos por nosso time de Mestres são pautados em um plano sólido, para que eles possam gerar reais intenções de compra e valor para a empresa. Afinal, o método Inbound Mestre possui foco em transformar visitantes em leads.
Então, nosso processo consiste em priorizar as necessidades do negócio e aproveitar ao máximo as oportunidades existentes no mercado.
E como nós fizemos isso especificamente para Univates? Nós produzimos conteúdos para todas as etapas do funil, ou seja, nossos materiais abordavam temas que solucionavam as dores e dúvidas desde o estudante que está cogitando fazer uma faculdade, até aquele que já estava decidido sobre qual curso fazer e aquele que só precisava decidir qual universidade cursar. Nossa metodologia de entrega de conteúdo é desenvolvida para otimizar a captação de leads qualificados:
A partir dessas ações conseguimos um custo menor por captação de contatos em nossa landing page (LP), uma página de captura de dados dos estudantes que demonstraram interesse em um conteúdo específico ofertado, se encaixando como uma LP de topo de funil.
Por quê? Nossos materiais foram pensados especialmente para o perfil do estudante em sua fase de descoberta, então esses conteúdos foram como uma bússola, guiando-os para uma fase de consideração (ou meio de funil) e posteriormente para a decisão final (fundo de funil).
Todo esse processo é chamado de nutrição, uma parte muito importante da estratégia de Inbound Marketing. Então, toda vez que alguém convertia em uma LP, nós compartilhávamos com ele conteúdos informativos que o auxiliavam a um amadurecimento e direcionamento para uma tomada de decisão.
Como prova da efetividade de nossas ações, somente em uma das LPs produzidas, conseguimos atrair mais de 2.000 leads!
legenda: landing page produzida para a Univates, para envio de trilha de conteúdo.
Um grande ponto de vitória nessa ação foi que, em um de nossos fluxos, tivemos ótimos resultados, principalmente no primeiro e-mail, em que entregamos um e-book com uma checklist para ajudar o estudante a reconhecer suas habilidades.
O que é um número excelente e acima da média!
A grande vantagem do Inbound é abordar os contatos certos, no momento ideal. Para oferecer uma proposta somente aqueles que realmente estivessem prontos, a partir do momento que eles converteram em uma LP e seus dados faziam parte de nossa base, nós aplicamos um sistema de pontuação, conhecido como Lead Scoring.
Na prática, à medida que um estudante iria usufruindo de nossos conteúdos enviados especialmente para eles, eles iam ganhando mais pontos. E esse sistema foi sendo aperfeiçoado de acordo com o andamento do projeto, de maneira que ele estivesse alinhado perfeitamente com as expectativas da Univates.
Mas, nossa equipe não parou por aí, criamos um fluxo de reforço para os contatos com maior pontuação, de maneira que pudéssemos acelerar o momento que eles estivessem prontos para receber o contato do time comercial da Univates. Exploramos todas as oportunidades que tínhamos em mãos para gerar mais resultados!
Não basta apenas produzir conteúdo se ele não chegar ao maior número de oportunidades possíveis. Então, a compra de mídia é uma grande aliada para atrair ainda mais estudantes interessados.
Lembra da LP que converteu mais de 2.000 leads que citamos anteriormente? A campanha de mídia de divulgação da página foi um sucesso, foi a com maior volume de leads e oportunidades. Isso impressiona, inclusive, por ser uma campanha de topo de funil. Porém, em vários testes feitos, ela desempenhou bem.
No Google Ads, as métricas de destaque foram:
E para reforçar a autoridade da Univates, realizamos campanhas de remarketing no Facebook Ads, de maneira que os estudantes que tivessem tido algum contato anterior com algum material da universidade recebessem uma nova oferta, fosse ela para conhecer um pouco mais sobre a estrutura acadêmica do cliente ou até receber um novo conteúdo.
Mas, lembra do nosso valor de melhoria contínua? Então, para potencializar o potencial dessa ação, diversificamos os formatos desses criativos nas campanhas de compra de mídia. O resultado foi uma grande melhoria no volume de leads gerados e no custo pela geração de leads no Facebook Ads!
Com todos os aprimoramentos e trocas dos banners e otimização dos públicos nas campanhas, o investimento em mídia paga do projeto foi cumprido, contando com a redistribuição de verba entre os canais com melhor performance. Ou seja, utilizamos o investimento com inteligência para potencializar e escalar os resultados.
Os resultados do projeto da Univates começaram a aparecer logo após 4 meses de projeto, que teve início em fevereiro de 2022. E quando comparamos abril e outubro, o terceiro e nono mês de projeto, o crescimento é surpreendente quando consideramos apenas as ações de inbound para leads, oportunidades e vendas!
Do total de vendas geradas, 55% dos matriculados tiveram contato com alguma campanha de mídia e 36.25% vieram de tráfego orgânico. Foram quase 20 novas vendas todos os meses apenas com ações de Inbound!
Para alcançar resultados tão satisfatórios como esses foi preciso uma verdadeira parceria entre a nossa equipe de Mestres e o excelente time de Univates. Graças ao acompanhamento contínuo da Marina e do Gabriel e seus feedbacks criamos uma conexão em nossas ações, o que resultou no atingimento das metas do projeto.
legenda: feedback compartilhado pela equipe de Univates sobre um dos relatórios enviados por nosso time.
Foram grandes conquistas, e como aqui na Mestre o crescimento do nosso cliente também é nosso crescimento, sabemos que podemos colher ainda mais vitórias dessa parceria.
Compartilhamos nossa gratidão pela confiança em nossos trabalho e queremos continuar auxiliando a Univates a difundir o conhecimento técnico-científico e humanístico para muitos mais alunos!
Estamos ansiosos para mais um projeto e estamos preparados para mais desafios também. Afinal, aqui a melhoria é contínua!