VEJA COMO O INBOUND MESTRE AUXILIOU A ISOFLEX A CONQUISTAR UMA TAXA DE CONVERSÃO ACIMA DE 50%

Conquistando resultados surpreendentes em apenas seis meses de projeto!

FALE COM A GENTE

Orientar colaboradores de uma empresa para que eles tenham o melhor desempenho possível é uma das atividades mais desafiadoras da liderança, principalmente quando não há uma ferramenta estratégica que auxilie nesse processo.

A Gestão Visual é uma das técnicas mais utilizadas para aumentar o dinamismo e compreensão das pessoas que realizam um projeto. 

Apresentação da Empresa

Nesse setor, a Isoflex é a principal referência! Há mais de 35 anos no mercado, a empresa é uma das maiores fabricantes de produtos para Gestão Visual nas empresas.

Além de sua sede, em Panará, a empresa possui revendedores espalhados pelo mundo todo, atendendo os mais diversos públicos.

A empresa, que surgiu inicialmente para atender à demanda de quadros escolares e foi a pioneira no lançamento do Quadro Branco Moppy no Brasil, logo expandiu seu leque de produtos e passou a investir em tecnologia para a produção destes quadros e acrescentou à sua linha outros produtos voltados para a organização das empresas.

Desafios do Cliente

Um dos principais desafios das empresas que passam por essa ampliação do negócio é, exatamente, alcançar mais pessoas interessadas em seus produtos e serviços

Por isso, a Isoflex buscou o apoio da Agência Mestre para executar uma estratégia orgânica que pudesse gerar mais oportunidades para o negócio.

Logo, nosso time de mestres identificou que o Inbound Mestre era a solução ideal para os desafios do cliente e, desde então, conquistamos resultados surpreendentes, como:

x
Taxa de Conversão de Oportunidades acima de 50%
x
48% de Taxa de Conversão de Leads
x
Taxa de Cliques no e-mail acima de 20%

Estratégia Aplicada

O Inbound Mestre é uma metodologia desenvolvida estrategicamente para atingir resultados. Ela é composta por três fases principais: o Planejamento, a Transformação de visitantes em leads e a Conversão de leads em oportunidades.

Estratégia Aplicada para Isoflex - Inbound Mestre

Acompanhe como cada fase foi crucial para escalarmos os resultados do cliente:

Fase 1: O Planejamento

A fase inicial do Inbound Mestre é o planejamento, composto por todas as ações necessárias para conhecermos o cliente profundamente e direcionarmos nossos esforços em direção aos seus objetivos.

E, o pontapé inicial de qualquer estratégia da Agência Mestre é a criação ou revisão da persona do projeto. Com a ampliação do leque do cliente, entendemos que era necessário a criação de uma persona B2B, que tivesse toda a sua jornada de compra traçada.

Afinal, uma venda B2B é extremamente diferente da jornada dos clientes B2C. Portanto, buscamos entender todos os pontos de contato que a empresa teria com esse perfil, mapeando desde a sua primeira interação até a compra.

Fase 2: Transformando Visitantes em Leads

Conhecendo a persona e sua jornada de compra, nosso time tem embasamento para seguir com as fases seguintes do projeto.

Com o universo temático do cliente e as principais dores da persona, iniciamos a criação de conteúdo útil e de valor, com foco em atrair mais tráfego para o site/blog da empresa e, consequentemente, transformar esses visitantes em leads.

Para isso, utilizamos o funil de vendas:

Funil de Conteúdos do Projeto - Isoflex

Para Isoflex, nossa estratégia concentrou-se em atrair as pessoas que estivessem no topo e meio do funil com nossos conteúdos, fazendo a nutrição por e-mail, e investindo em comunicações fundo de funil para gerar mais oportunidades com esse canal.

Fase 3: Conversão de Leads em Oportunidades

Por fim, a última etapa do Inbound Mestre consiste em nutrir e acompanhar o progresso dos leads gerados até que se tornem oportunidades de venda. Nesse ponto, uma questão muito importante a ser solucionada é: o que constitui uma oportunidade para o cliente?

Quanto mais alinhado ao perfil da persona, melhor é o lead e – consequentemente – maiores são as chances de que ele converta em um cliente. Mas, nem sempre esse é o caminho seguido.

Por isso, na fase final, nosso principal objetivo é nutrir os leads que ainda não estão prontos para comprar. Essa é uma estratégia que ajuda o cliente a tornar seu ciclo de vendas mais saudável, afinal, o processo automatizado de geração e nutrição de leads exige apenas o acompanhamento. Confira como ele funciona:

Etapa 3 do Inbound Mestre: Conversão de Leads em Oportunidades
Com esse fluxo funcionando perfeitamente, temos uma fonte constante de oportunidades. Criando fluxos de nutrição e materiais focados na persona do projeto, conseguimos ser mais assertivos – falando com o público certo, no momento certo. Dessa forma, tivemos:

x
Taxas de Abertura acima de 40%
x
Taxas de Cliques acima de 20%

Além disso, antes da parceria com a Mestre o cliente não utilizava o CRM com assertividade. Mesmo contando com uma conta do RD Station CRM, o processo ainda era muito defasado e com pontos de melhoria. 

Com a apresentação do nosso planejamento, orientamos sobre a tratativa de nossas oportunidades pelo CRM, destacando os benefícios deste processo para a nossa estratégia. 

Com isso, eles passaram a utilizar o RD Station CRM para registrar as tratativas, onde conseguimos mapear a evolução das oportunidades para orçamento e vendas, além dos motivos de perda para aprimoramento futuro do processo de vendas.

Desafios Enfrentados ao Longo do Processo

O grande desafio que enfrentamos na construção dessa estratégia para Isoflex foram os períodos de sazonalidade negativa.

Diferentemente da maioria dos negócios B2C, as empresas B2B não possuem tantos períodos de sazonalidade positiva, o que faz com que algumas épocas do ano (como Natal, Feriados e até mesmo a Black Friday), sejam menos proveitosas.

Por isso, o mapeamento da persona também foi fundamental para identificarmos esses períodos e traçarmos estratégias que nos ajudassem a superar essas adversidades.

Resultados alcançados colocando o Cliente em 1º Lugar!

Desde o início do projeto, nossas ações de atração de leads com conteúdos que abordam as dores da persona têm gerado excelentes resultados, tais como:

  • alcançamos uma taxa de conversão de oportunidades para orçamentos de 52,77% em 6 meses de projeto;
  • atingimos 48% de taxa de conversão de leads na 1º landing page do projeto;
  • tivemos um crescimento de 157% no número de orçamentos registrados no RD CRM (entre o 1º e 2º trimestre do projeto);
  • tivemos um aumento de 67% no número de vendas registradas no RD CRM (entre o 1º e 2º trimestre do projeto);

Além disso, nos períodos de sazonalidade conseguimos atingir os resultados esperados! 

Evolução dos Leads Captados no Projeto de Isoflex

Vale pontuar que durante o período de sazonalidade, mesmo enfrentando as quedas previstas, tivemos pontos de vitórias em relação aos nossos disparos de broadcasts: 

  • Taxa média de abertura acima de 30% (acima da média do mercado);
  • Taxa média de cliques acima de 1,8% (acima da média do mercado);

Conclusão

Durante o projeto com a Isoflex, conseguimos construir uma parceria de sucesso, colocando a marca em destaque no meio digital e auxiliando no atingimento de metas.

Estamos ansiosos para contar os próximos passos dessa história!