Saiba como a maior administradora de hotéis de capital privado da América do Sul quadruplicou sua receita em 2019.
FALE COM A GENTEUma empresa de relevância na América do Sul quadruplicou a receita do seu site com as estratégias digitais certas. Este é o caso da Atlantica Hotels, companhia que segue padrões internacionais de excelência, com acomodações modernas e bem equipadas, infraestrutura completa e até mesmo serviços de cortesia para seus clientes.
A Atlantica é uma verdadeira referência de bons negócios para os investidores hoteleiros, com valores sólidos e estratégia diferenciada. Conta com uma estrutura completa para a administração hoteleira, além de um crescimento contínuo e seguro, cujas receitas líquidas sob gestão ultrapassam R$ 1 bilhão.
Essa companhia tão sólida offline precisava alcançar maior visibilidade digital para não só crescer em reconhecimento de marca, mas também em outros indicadores relevantes para a empresa — como interações no site e renda.
Em busca de resultados como estes, a Atlantica Hotels iniciou sua parceria com a Agência Mestre. Tais números de impacto só foram alcançados por meio de um trabalho tático com foco em ações efetivas. Você vai poder conhecer mais sobre os detalhes deste caso de sucesso a seguir!
O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) conta com diversas aplicações técnicas, porém, na Agência Mestre gostamos de iniciar com um estudo aprofundado sobre o cliente e tudo o que está relacionado ao segmento dele.
Acreditamos que a técnica funciona muito melhor com um trabalho de inteligência por trás que foca não apenas na leitura dos robôs do Google e de outros buscadores, mas na experiência dos usuários. Por isso, mesmo em projetos de SEO, trabalhamos com a criação de personas, o que foi essencial no início do projeto da Atlantica Hotels.
Por meio da determinação das personas, palavras-chave e jornadas de compra (caminho para atrair o cliente), conseguimos montar as primeiras pautas do projeto. Para criá-las, levamos em consideração o volume de buscas dos usuários para termos relevantes em relação à marca. Assim, o objetivo técnico de rankear nos buscadores aliou-se ao de atender à necessidade de público-potencial da empresa.
Um dos pontos que faz as empresas saírem de resultados comuns para alcançarem resultados de mestre é garantir um acompanhamento efetivo.
Com o planejamento de SEO, estudamos todo o site da Atlantica Hotels e começamos a listar as primeiras melhorias que iríamos sugerir nos documentos. Também tivemos a oportunidade de definir os indicadores mais relevantes para o projeto, assim como entender a participação dos acessos orgânicos dentro dos canais, revelando-se o principal:
Desenvolvemos um checklist de SEO no qual avaliamos o site da companhia em mais de 200 itens que são considerados “boas práticas do Google”. Com isso em mãos, tivemos a oportunidade de entender a prioridade em desenvolver cada um dos próximos documentos a serem entregues para a Atlantica!
Assim, seguindo a ordem de prioridade, começamos a criar os demais documentos para dar continuidade à consultoria, indicando o que precisaria ser otimizado para alcançar melhores resultados.
Esse tipo de acompanhamento é uma forma de não parar no planejamento, mas de seguir com ajustes e implementações necessárias para desenvolver o projeto e proporcionar mais vantagem competitiva para a empresa frente à concorrência.
Quando o assunto é SEO, ganhar dos concorrentes em meio aos buscadores online significa ter mais visibilidade e, consequentemente, mais chances de levar o público-alvo para dentro do site, gerando mais conversões — o que aconteceu com a Atlantica Hotels.
Em 2018, o blog da Atlantica tinha outro domínio. Uma das nossas otimizações foi trazê-lo para o domínio principal, o que naturalmente iria gerar um crescimento orgânico, o que realmente ocorreu.
Crescimento de sessões orgânicas: +58%
O comparativo das duas análises (com blog e sem blog) demonstra que o nosso crescimento é genuíno — fruto não só desta otimização, mas do trabalho por completo.
Um dos benefícios de trabalhar com SEO, é que sua empresa pode atrair o público ideal de forma bastante natural, como foi feito com a Atlantica Hotels. Com essa parceria, foi possível “organizar a casa” e deixar o site bastante receptivo e com bons conteúdos de apoio para conquistar o perfil de público ideal.
Isso significa que as otimizações foram feitas de forma estratégica, seguindo as diretrizes de boas práticas do Google, que focam em proporcionar experiências satisfatórias para os usuários.
A aplicação de mudanças no código, criação de conteúdos e outras ações foram desenvolvidas por um viés tático de atender às “dores” do público, ao que eles procuram na internet, levando-os a encontrar a marca de forma voluntária, já que eles escolhem onde clicar ao se depararem com os resultados de busca.
Com as estratégias em vigor, conseguimos posicionar termos relevantes para a marca na primeira página do Google, indo além dos que fazem referência direta à empresa, mas que fazem parte da rede semântica de interesse do público.
Iniciamos com 1028 palavras-chave no top 3 do Google e, até a produção deste case, estávamos com 1696 termos nesta área de destaque dos resultados orgânicos. Esse posicionamento agrega muito mais credibilidade à marca, que é respaldada pelo algoritmo do buscador sobre a técnica e autoridade do conteúdo exibido nas respostas de busca.
O trabalho também gerou um posicionamento excepcional frente à concorrência, o espaço da featured snippet, “posição zero”, que fica acima de todos os demais e gera uma prévia diferente, com muito mais impacto visual. Em média, esse tipo de resultado costuma receber mais de 30% de cliques em comparação a primeira posição orgânica.
De janeiro a outubro de 2019, alcançamos um crescimento de 58% nas sessões orgânicas, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso implica que as táticas estabelecidas foram bem-sucedidas na atração do público certo, elevando os números de visitas ao site, sem depender de anúncios.
Somente em 2019, depois que iniciamos o acompanhamento da meta de reservas, constatamos que as que foram feitas por meio do canal orgânico representaram 52% do valor total.
Outra boa notícia para a Atlantica Hotels é que, até a produção deste conteúdo, os resultados continuavam crescentes e com uma boa projeção para os próximos meses, que serão alta temporada (melhor período para o segmento).
Com o aumento da visibilidade digital somado à elevação dos demais indicadores — visitas ao site, palavras no topo do Google e até aumento nas reservas — também obtivemos um ótimo resultado para a Atlantica Hotels, o crescimento significativo da receita do site, que quadruplicou, com um aumento de 332% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Potencializar um site que já contava com um número expressivo de acessos é um desafio e tanto. Aceitamos seguir essa jornada e conseguimos ajudá-lo a crescer 47% no ano, chegar a um número expressivo de reservas para o negócio e, principalmente, conquistamos o aumento significativo na receita.
O alvo, agora, é seguir com essa visão estratégica para alcançar números cada vez maiores por meio dessa parceria de sucesso.
“O mercado hoteleiro é extremamente competitivo, com grandes players disputando os melhores posicionamentos nos mecanismos de busca. Por isso, as constantes melhorias em SEO têm grande importância para a Atlantica Hotels.
A parceria com a Agência Mestre nos ajudou a gerar mais tráfego qualificado e, consequentemente, aumentar a receita do nosso site. Além disso, a criação das personas e a produção de novos conteúdos possibilitou a aproximação com o nosso público. Sem dúvidas, é uma parceria de sucesso.”