Olá leitores da Agência Mestre,
Nestas últimas semanas ouvimos e lemos diversos rumores de uma possível parceria entre Microsoft e Yahoo! na área de search com a finalidade de unir esforços para oferecer uma boa competição ao Google. Pois bem, os rumores estavam certos.
Hoje, a Microsoft anunciou em um press release entitulado “Microsoft, Yahoo! Change Search Landscape” as novidades e parâmetros do acordo que será anunciado hoje. Além disto, a empresa criou um portal choicevalueinnovation.com/thedeal/ para anunciar as novidades. Ambas as empresas esperam que o acordo seja regulamento até o final de 2010.
Segundo o Search Engine Land, os principais termos são:
- Acordo por 10 anos;
- A Microsoft terá acesso por 10 anos à tecnologia de search do Yahoo! e poderá integrar quaisquer tecnologias de search do Yahoo! em sua plataforma de search;
- O Bing será o único algoritmo de search e plataforma de anúncios dos sites do Yahoo!;
- Os links patrocinados serão gerenciados pelo Microsoft AdCenter e os preços serão regidos pelos algoritmos já existentes do Adcenter;
- Cada empresa manterá a sua marca e continuam a ter suas equipes de venda separadamente
- A Microsoft irá compensar Yahoo! através de um acordo de repartição de receitas pelo tráfego gerado na rede do Yahoo! e sites afiliados;
- Em plena implementação (previsto para ocorrer no prazo de 24 meses após a aprovação regulamentar), o Yahoo! estima, baseado em níveis atuais das receitas e despesas correntes de funcionamento, que este acordo irá proporcionar um benefício para o lucro operacional GAAP anual de aproximadamente US $ 500 milhões. Yahoo! também considera que este acordo irá proporcionar um benefício para fluxo de caixa operacional anual de aproximadamente US $ 275 milhões.
- O acordo protege a privacidade do consumidor, limitando os dados compartilhados entre as empresas ao mínimo necessário para operar e melhorar a plataforma combinada search, e restringe a utilização de dados compartilhados de search entre as empresas.
Com este acordo a Microsoft e Yahoo! criam um grande player na área de buscas, tornando o Bing um player competitivo ao Google, que detém cerca de 70% do market share:
A questão é a agilidade em que Microsoft e Bing irão fazer a integração das plataformas de search, aí sim poderemos analisar melhor o impacto do Bing no mundo.
UPDATE: Recebemos um link no Twitter do Bing, com a foto do Steve Balmer(Microsoft) junto com a CEO do Yahoo! Carol Bartz:
Sem dúvidas isso vai gerar um tremendo impacto no mercado de Search Marketing como um todo. Espero que aqui no Brasil, nós possamos usufruir das novas possibilidades o quanto antes!
Vamos ver o que os players nos reservam até o final do ano.