{+}
A pesquisa de palavras-chave é um processo constante na otimização de um site – é através dela que podemos encontrar novas oportunidades para o site, bem como melhorar pontos em que o site já possui alguma autoridade, mas pode ficar ainda muito melhor. No dia 11/05, o Frank Marcel publicou um excelente artigo sobre como realizar pesquisa de conteúdo utilizando dados da busca interna do próprio site. Hoje vamos passar algumas dicas sobre como utilizar o Webmasters Tools para identificar novas oportunidades de otimização.
Top Search Queries
O relatório de Top Search Queries está disponível no Webmasters Tools através do caminho: Your site on the web -> Search Queries e tem a seguinte aparência:
Onde:
1 – Filtros
Local onde é possível aplicar quatro tipos de filtro:
- Search: Ou tipos de busca, podem ser somente imagens, mobile, vídeos, web ou todos os dados juntos.
- Location: País onde foi realizada a busca
- Traffic: Existe como limitar os dados por buscas para as quais o site apresentou um tráfego mínimo no intervalo de data estipulado.
- Queries: É possível limitar por buscas que contenham uma determinada expressão – ou seja, queries de pesquisa que contém um determinado termo ou conjunto de termos.
2 – Seleção de datas
Na caixa de seleção de datas é possível escolher o intervalo de datas para os quais se deseja observar os dados. Funciona de maneira semelhante a escolha de datas do Google Analytics, mas não possui a opção de comparar dados de dois períodos.
3 – Keywords
Neste campo são exibidas as queries de busca, bem como os seguintes dados para cada uma:
- Impressions: Número de impressões do seu site para a busca em questão
- Clicks: Número de clicks em resultados do seu site para a busca em questão
- CTR: Taxa de CTR do seu site para a busca em questão
- Avg. Position: Posição média de resultados do seu site para a busca em questão
Vale ressaltar que todos os dados podem ser exportados para formato .csv, o que facilita a análise e filtragem dos mesmos.
Mas como esses dados podem me ajudar?
De maneira geral, a análise desses dados é interessante para verificar short e long tails para as quais o site já possui impressões e Clicks (ou seja, já possui algum posicionamento), mas que não estavam sendo monitoradas e/ou trabalhadas anteriormente. Mas, para que essa análise fique ainda mais interessante, nesse e nos próximos artigos vamos passar dicas de como:
- utilizar os próprios filtros do webmasters tools para melhorar a pesquisa de palavras-chave e conteúdo
- complementar os dados do webmasters tools com dados de outras ferramentas e obter dados mais completos – e interessantes – para proporcionar análises mais interessantes dos dados
Pesquisa de Conteúdo
No artigo sobre Content Research, o Frank passou dicas de como utilizar termos relacionados a perguntas utilizadas na busca interna do site. Esses termos que caracterizam perguntas também podem ser úteis no próprio Webmasters Tools – pois através dessa análise podemos encontrar perguntas feitas pelos usuários no Google, ou seja, queries utilizadas no Google; para as quais o site já possui alguma relevância, mas que ainda não foram especificamente abordadas no site.
Para tanto, basta utilizar o filtro de queries do Webmasters Tools com as “palavras de pergunta” definidas, sendo duas delas:
- Como
- O que
Infelizmente o filtro de queries do Webmasters Tools não aceita expressões regulares, ou seja, cada uma das palavras selecionadas terá que ser utilizada separadamente no filtro. Da seguinte maneira:
Note que também filtrei por região de interesse (no caso, Brasil) e também selecionei as buscas com mais de 10 impressões/clicks. Para o termo “como”, segue abaixo alguns dos resultados:
Note que sublinhei as buscas relacionadas a “decorar uma sala” – pode ser que para esse site seja interessante montar uma estratégia e fornecer material com dicas de decoração para vários ambientes e cômodos da casa.
Dica Extra: Otimização Onpage
Utilizando a mesma querie de pergunta em outro site, obtemos a seguinte lista de queries:
Note que assinalei seis queries – essas buscas se relacionam a um assunto já tratado no site em um determinado conjunto de páginas. Nesse caso, é necessário verificar o que pode ser melhorado no conjunto de páginas que abordam esse tema, para que uma delas passe a figurar entre as 3 ou 5 primeiras posições, e não entre as 20 primeiras. Talvez o conteúdo da melhor página ainda não seja interessante ou, ainda, pode ser que reforçar a linkagem interna entre as páginas que abordam o assunto ajude a página principal a obter melhores resultados.
A vantagem de utilizar os dados de Top Search Queries – seja para pesquisa de palavras-chave, conteúdo ou auxiliar na otimização onpage – é que essas queries são termos para os quais o site já aparecem nas buscas orgânicas. Ou seja, o site já possui alguma relevância, bastando apenas um pouco de atenção na hora de verificar qual o ponto falho do site para cada querie – e trabalhá-lo.
Nas próximas semanas, veremos como agrupar os dados de Top Search Queries com dados de outras ferramentas e obter dados mais interessantes para análises mais completas.
Já utilizava alguma técnica semelhante para verificar a otimização do seu site e fazer pesquisa de palavras-chave? Ou ainda, tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto abordado? Deixe seu comentário.
Créditos da imagem: Oberazzi
No caso da busca pelas queries nao surtirem resultados relevantes no webmaster tools, apenas aparecendo os números da palavra buscada, sendo que o site tem baixo volume de buscas e posicionamento ruim no google. O que se deve fazer para obter dados para melhorar seu conteúdo?