Artigos Premium

Top Search Queries para Pesquisa de Conteúdo

Por Fabiane Lima

A pesquisa de keywords é um processo constante na otimização de um site, seja para descobrir novas oportunidades ou melhorar pontos falhos do site - confira aqui, dicas sobre como melhorar a pesquisa de conteúdo para a o seu site através do relatório de Top Search Queries do Google Webmasters Tools.

Fabiane Lima

{+}Top Search Queries para Pesquisa de Conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é um processo constante na otimização de um site – é através dela que podemos encontrar novas oportunidades para o site, bem como melhorar pontos em que o site já possui alguma autoridade, mas pode ficar ainda muito melhor. No dia 11/05, o Frank Marcel publicou um excelente artigo sobre como realizar pesquisa de conteúdo utilizando dados da busca interna do próprio site. Hoje vamos passar algumas dicas sobre como utilizar o Webmasters Tools para identificar novas oportunidades de otimização.


Top Search Queries

O relatório de Top Search Queries está disponível no Webmasters Tools através do caminho: Your site on the web -> Search Queries e tem a seguinte aparência:

Interface - Top Search Queries - Webmasters Tools

Onde:

1 – Filtros

Local onde é possível aplicar quatro tipos de filtro:

  1. Search: Ou tipos de busca, podem ser somente imagens, mobile, vídeos, web ou todos os dados juntos.
  2. Location: País onde foi realizada a busca
  3. Traffic: Existe como limitar os dados por buscas para as quais o site apresentou um tráfego mínimo no intervalo de data estipulado.
  4. Queries: É possível limitar por buscas que contenham uma determinada expressão – ou seja, queries de pesquisa que contém um determinado termo ou conjunto de termos.

2 – Seleção de datas

Na caixa de seleção de datas é possível escolher o intervalo de datas para os quais se deseja observar os dados. Funciona de maneira semelhante a escolha de datas do Google Analytics, mas não possui a opção de comparar dados de dois períodos.

3 – Keywords

Neste campo são exibidas as queries de busca, bem como os seguintes dados para cada uma:

  • Impressions: Número de impressões do seu site para a busca em questão
  • Clicks: Número de clicks em resultados do seu site para a busca em questão
  • CTR: Taxa de CTR do seu site para a busca em questão
  • Avg. Position: Posição média de resultados do seu site para a busca em questão

Vale ressaltar que todos os dados podem ser exportados para formato .csv, o que facilita a análise e filtragem dos mesmos.

Mas como esses dados podem me ajudar?

De maneira geral, a análise desses dados é interessante para verificar short e long tails para as quais o site já possui impressões e Clicks (ou seja, já possui algum posicionamento), mas que não estavam sendo monitoradas e/ou trabalhadas anteriormente. Mas, para que essa análise fique ainda mais interessante, nesse e nos próximos artigos vamos passar dicas de como:

  • utilizar os próprios filtros do webmasters tools para melhorar a pesquisa de palavras-chave e conteúdo
  • complementar os dados do webmasters tools com dados de outras ferramentas e obter dados mais completos – e interessantes – para proporcionar análises mais interessantes dos dados

Pesquisa de Conteúdo

No artigo sobre Content Research, o Frank passou dicas de como utilizar termos relacionados a perguntas utilizadas na busca interna do site. Esses termos que caracterizam perguntas também podem ser úteis no próprio Webmasters Tools – pois através dessa análise podemos encontrar perguntas feitas pelos usuários no Google, ou seja, queries utilizadas no Google; para as quais o site já possui alguma relevância, mas que ainda não foram especificamente abordadas no site.

Para tanto, basta utilizar o filtro de queries do Webmasters Tools com as “palavras de pergunta” definidas, sendo duas delas:

  • Como
  • O que

Infelizmente o filtro de queries do Webmasters Tools não aceita expressões regulares, ou seja, cada uma das palavras selecionadas terá que ser utilizada separadamente no filtro. Da seguinte maneira:

filtro de keywords no webmasters tools

Note que também filtrei por região de interesse (no caso, Brasil) e também selecionei as buscas com mais de 10 impressões/clicks. Para o termo “como”, segue abaixo alguns dos resultados:

exemplo de queries no webmasters tools

Note que sublinhei as buscas relacionadas a “decorar uma sala” – pode ser que para esse site seja interessante montar uma estratégia e fornecer material com dicas de decoração para vários ambientes e cômodos da casa.


Dica Extra: Otimização Onpage

Utilizando a mesma querie de pergunta em outro site, obtemos a seguinte lista de queries:

segundo exemplo de queries

Note que assinalei seis queries – essas buscas se relacionam a um assunto já tratado no site em um determinado conjunto de páginas. Nesse caso, é necessário verificar o que pode ser melhorado no conjunto de páginas que abordam esse tema, para que uma delas passe a figurar entre as 3 ou 5 primeiras posições, e não entre as 20 primeiras. Talvez o conteúdo da melhor página ainda não seja interessante ou, ainda, pode ser que reforçar a linkagem interna entre as páginas que abordam o assunto ajude a página principal a obter melhores resultados.

A vantagem de utilizar os dados de Top Search Queries – seja para pesquisa de palavras-chave, conteúdo ou auxiliar na otimização onpage – é que essas queries são termos para os quais o site já aparecem nas buscas orgânicas. Ou seja, o site já possui alguma relevância, bastando apenas um pouco de atenção na hora de verificar qual o ponto falho do site para cada querie – e trabalhá-lo.

Nas próximas semanas, veremos como agrupar os dados de Top Search Queries com dados de outras ferramentas e obter dados mais interessantes para análises mais completas.

Já utilizava alguma técnica semelhante para verificar a otimização do seu site e fazer pesquisa de palavras-chave? Ou ainda, tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto abordado? Deixe seu comentário.

Créditos da imagem: Oberazzi

LEIA MAIS

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Os Dark Posts podem ser a forma mais simples e vantajosa de atingir o público exato que sua marca precisa, sem encher sua página de conteúdo repetido ou atolar a conta de anúncios direcionados. Veja o passo-a-passo aqui!

Comentários
  1. Avatar

    No caso da busca pelas queries nao surtirem resultados relevantes no webmaster tools, apenas aparecendo os números da palavra buscada, sendo que o site tem baixo volume de buscas e posicionamento ruim no google. O que se deve fazer para obter dados para melhorar seu conteúdo?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?