Artigos Premium

Em Busca de Links para o Seu Website

Por Fábio Ricotta

O processo de aquisição de links para websites é bem cansativo e nem sempre produz o resultado que desejamos. Confira neste artigo exclusivo para assinantes uma técnica bem interessante que pode gerar uma boa quantidade de links com alto trust e juice para o seu conteúdo.

Fábio Ricotta

{+}Olá assinantes da Agência Mestre,

No dia 26 de outubro de 2009 o Yahoo! encerrou as atividades de um dos seus serviços mais antigos, o Geocities. Muitas pessoas que hospedavam sites naquele serviço foram forçadas a remover o seu conteúdo e outras pessoas que sequer lembravam que tinham um website por lá acabaram perdendo a sua informação.

Diante do fim deste serviço uma técnica comum na área de linkbuilding começou a ganhar força, o Link Mining em sites que apontavam para o Geocities.

Link Mining e o Geocities

O processo de Link Mining consiste em você pesquisar na internet por conteúdo que necessite de um link para outro tipo de conteúdo, no nosso caso, alguém que precise do nosso conteúdo.

A idéia de Link Mining para o Geocities consiste em buscar na internet websites que linkavam para conteúdo hospedado no Geocities e em seguida entrar em contato com o dono do conteúdo informando a ele que o seu conteúdo faz referência à um conteúdo que não existe mais. Mas o mais importante da técnica é indicar um conteúdo similar, que no caso, será um conteúdo que você possui.

Link Mining através de Páginas Desativadas

O processo de Link Mining também se estende a páginas desativadas, que são uma excelente fonte de links. Pesquisa em sua concorrência por páginas que não estão mais disponíveis, como por exemplo, páginas de produtos que não estão mais em estoque. Diante disto, faça uma pesquisa no Yahoo! Site Explorer por todos os backlinks que apontam para aquela página e em seguida entre em contato com cada um dos donos do conteúdo, fazendo o mesmo tipo de abordagem indicada no item anterior.

Desta forma você consegue arrecadar diversos links que apontam para páginas que não existem mais ou estão indisponíveis.

Link Mining através de Páginas com Conteúdo Malicioso

O Google possui um sistema integrado com o StopBadWare.org onde ele realiza consultas para indicar quais sites possuem algum tipo de conteúdo malicioso para os seus usuários. Confira o exemplo abaixo:
Este site pode danificar o seu computador

Diante desta situação você pode monitorar no Google as palavras relacionadas ao seu nicho e assim que um website receber este tipo de aviso, você pode investigar os seus backlinks e sugerir aos webmasters que linkam para aquele website que parem de linkar para um website que fornece conteúdo malicioso.

Conclusões

O processo de Link Mining é exaustivo e praticamente infinito. Você pode investigar todo o seu nicho, identificar 1.000 oportunidade de links, mas apenas conseguir 10% ou 5% de sucesso. Ainda sim, esta técnica é interessante pois você está ganhando links de websites que já estavam com links estabelecidos e provavelmente já possuíam um certo Trust/Juice (ou PageRank) atrelado.

Espero que tenham gostado deste artigo e até o próximo.

LEIA MAIS

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Os Dark Posts podem ser a forma mais simples e vantajosa de atingir o público exato que sua marca precisa, sem encher sua página de conteúdo repetido ou atolar a conta de anúncios direcionados. Veja o passo-a-passo aqui!

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?