Meu nome é Cassiano M. Travareli, trabalho com “Serch Engine Optimization” (SEO) na Brivin Corp, sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), e esse ano farei pós graduação na área de Engenharia de Web. Fui convidado a participar do Agência Mestre pelo Fabio Ricotta, com quem fiz faculdade junto e troco experiências sobre SEO há muito tempo. Decidi começar a postar sobre o Google Analytics, e como ele possui várias funções dividirei o tópico em vários posts.
O Google Analytics é um sistema gratuito, oferecido pelo Google, de tracking de visitas em websites. Com esse sistema é possível controlar o comportamento dos usuários dentro de um website, ou seja saber com quais palavras chave as pessoas tem encontrado seu website, suas páginas mais visitadas, entre outras várias ferramentas que oferecem valiosas informações, que se bem interpretadas e manipuladas podem aumentar o número de conversões, o que é chamado o retorno sobre o investimento (ROI).
Aqui vou falar sobre algumas das ferramentas oferecidas pelo google analytics comecando pela sessão “Visitors”, que é subdividida em:
- “Overview” – Exibe uma visão geral de várias estatísticas dentro do website, onde entrarei em detalhes sobre cada uma.
- “Map Overlay” – Aqui você você tem acesso ao número de visitas que você obteve em cada um dos países, isso é muito interessante quando você está focando o website para um público de diferentes países, assim analisando o tráfego por área você pode concentrar mais esforços em determinada região.
- “New vs. Returning” – Aqui temos uma porcentagem dividida entre as pessoas que estão visitando o seu website pela primeira vez e os que estão ja o visitaram pelo menos uma vez, e que se estão de volta, provavelmente é porque o conteúdo agradou. 🙂
- “Languages” – Podemos ver o website dividido pelas buscas através da língua. É muito interessante pois existem vários países que falam a mesma língua, por exemplo o espanhol, assim trabalhando páginas em espanhol conseguimos visitas de México, Espanha, Argentina, etc. Essa ferramenta é uma boa aliada unida com a ferramenta de “Map Overlay” para termos estatísticas exatas da língua e região, assim eu posso estar com um número muito alto de visitas em espanhol mas por exemplo no México não estar conseguindo atrair muitos cliques. É hora de repensar e analisar a região em questão se quiser aumentar seu tráfego lá.
- Temos uma subsessão de “Visitor Trending” subdividida nos seguintes subitens:
- “Visits” – Exibe todas as visitas ao website divididas por dia, e também exibe um cálculo da média diária de visitas. Possui gráficos estatísticos assim como todas as outras opções de visitas, facilitando uma comparação de tráfego.
- “Absolute Unique Visitors” – Exibe o número de visitantes que esta encontrando o website pela primeira vez.
- “Pageviews” – Exibe o número de páginas visualizadas por dia dentro do website. É uma ótima ferramenta, pois mesmo que você mantenha o mesmo tráfego no website, você pode aumentar o número de páginas vistas, criando mais conteúdos interessantes, reformulando navegação, fazendo alterações que mantenham o usuário interessado em seu website.
- “Average Pageviews” – Calcula uma média que exibe o número de páginas vistas por visita.
- “Time On Site” – Calcula o tempo médio que um usuário permaneceu no website. Nesta consulta você também tem dados diários, e com manipulações no website, aumento de conteúdo interessante, mais atrativos ao usuário, voce consegue ver se o tempo de permanência do usuário no website aumenta. É uma boa ferramenta utilizada para análise geral de suas páginas, se o website em questão está bem estruturado e consegue manter o usuário nele por um bom tempo.
- “Bounce Rate” – É uma taxa das pessoas que encontram seu website e ja vão embora dele assim que o visualizam. Isso pode ser pelo fato de seu website não agradar o usuário, seja pela aparênica, o conteúdo não ser relevante pra ele, ou o website ter sido encontrado por uma palavra chave que não é relevante ao assunto trabalhado.
No próximo post falarei sobre o resto de subsessões contidas na sessão “Visitors”, que inclui “Visitor Loyalty”, “Browser Capabilities” e “Network Properties”. Até mais!
Cassiano:
O seu trabalho é bom e será cada vez mais útil no universo de blogs e sites.
Gostaria de sugerir que explicasse (tipo um tutorial) de como fazer a inscrição, gerar o código do analytics e instalar no site. Pode parecer simples e fácil demais, entretanto, há uma quantidde enorme de pessoas que não o fazem simplesmente porque não possuem o mínimo de habilidae para isso, apesar de ser-lhes bastante úteis a utilizaççao do analytics.
Abraços.
Jair Soares
Obrigado Jair Soares,
Pode ter certeza que vou levar esse seu comentário em consideração e fazer um post explicando corretamente. Esse final de semana ainda eu solto o post!
Abraços,
Cassiano Travareli
Olá. Gostei muito de seu texto e não perdi tempo, fui ao Google Analitcs e inscrevi meu site.
Estou estudando bastante coisa na Internet sobre SEO, e gostaria de saber fontes de estudo. Vlw
Olá,
cara pra eu monitorar as outras páginas de meu site eu posso utilizar o mesmo código que é inserido na página inicial?
grato!!
abraço!
Ola tiago,
Pode sim, na verdade com o google analytics você utiliza esse mesmo código em todas as páginas do seu website, assim você tem estatísticas precisas de tudo o que esta acontecendo!
Abraço
Muito bom esse texto…básico mas vai ajudar muitos clientes meus.
Posso colocar no meu site citando a referência ?
Rodrigo
http://www.estrategiadigital.com.br
Olá rodrigo,
pode colocar sim em seu website! 🙂
abraço!
O google parou de indexar minha pagina derrepente, quais seriam as possíveis causas?
o google analytics nao teve nada a ver, pelo menos eu acho!
cassoano eu descobri o seu site hoje e levei horas lendo, mais eu nao consegui entender oq o meu blog nao aparece nas busca da google eu ja indexei mais nao aparece mesmo eu digitando o meu url completo, logo quando eu indexei ele aparecia mais agora nao aparece sera que vc pode me da uma ajuda sobre isso? desde ja eu agradeço.
A o seu site e muitoooooooooooo bom
Cassiano Travareli desculpe escrevi o seu nome de forma errado na ultimo comentario
Olá Lucas,
Se você está digitando o endereço completo do seu site, e mesmo assim ele não aparece, é que ele não esta indexado. Comece a fazer algumas dicas para conseguir links externos, assim ele será indexado mais rapidamente.
dê uma olhada nesse artigo:
http://www.brasilseo.com.br/link-building/link-building-12-maneiras-de-conseguir-links-para-seu-site
Abraços!
Ola Cassiano,
Parabéns por mais um excelente post sobre o Analytics.
Quando diz que a taxa Bounce Rate, é a percentagem de visitas que abandonam o site pode ser causada por seja pela aparênica, o conteúdo não ser relevante pra ele, ou o website ter sido encontrado por uma palavra chave que não é relevante ao assunto trabalhado, concordo.
Perguntas:
Também pode ser causada pelos cliques nos anuncios de Adsense, caso estes estejam colocados numa posição estrategica (abaixo do header, titulo do post), ou outros links/banners de anunciantes?
Caso isso aconteça, então significa que estamos a facturar, mesmo que o visitante se vá embora?
Abraço
Tipicamente o bounce rate acontece quando o visitante volta para a pagina anterior, e nao quando ele segue adiante sua navegacao.
Abs!
Ficou mais fácil entender depois que assisti quase 90 minutos de informação sobre como medir o ROI (retorno sobre investimento) com ajuda do google analitycs em seu site de e-commerce.
Segue links:
Google Analytics Medindo ROI em sites de e-commerce através do Google Analytics (Parte 1)
http://www.youtube.com/watch?v=ARfZzJnUFi0
Google Analytics Medindo ROI em sites de e-commerce através do Google Analytics (Parte 2)
http://www.youtube.com/watch?v=yqpPrOo-qt0&feature=channel
Google Analytics Medindo ROI em sites de e-commerce através do Google Analytics (Parte 3)
http://www.youtube.com/watch?v=lbP4N_yOxLU&feature=channel