Ontem à noite, enquanto acompanhava o Twitter, me deparei com a seguinte tuitada de Danny Sullivan (editor do Search Engine Land):
yes, google thought of all the search engines in the world to block, foundem is the one it just had to block http://bit.ly/b9EBgm
Aproveitando a pitada de ironia da mensagem, acessei o link e fui para a respectiva notícia no Telegraph.co.uk, dando nota de que o Google vai passar por uma investigação anti-trust na Europa pois algumas empresas formalizaram reclamações notificando que o Google estaria abusando da sua força para prejudicar o negócio dessas empresas.
O Abuso de Poder
Nos dias de hoje, é inquestionável a importância que a Internet tem, e é inquestionável o impacto que um bom posicionamento no Google tem sobre as visitas de um site. Tanto ganhar novos e melhores rankings podem dobrar as visitas de um site do dia para a noite, como uma punição pode causar a perda de 90% das visitas do site.
E justamente no quesito punição é que entra a reclamação de três empresas na Europa contra o Google:
- Foundem (UK) – um site que funciona no modelo de comparação de preços;
- Ciao (UK) – comparador de preços e reviews de usuários;
- Ejustice.fr (FR) – um Search Engine vertical sobre questões de justiça e afins.
No Reino Unido (UK), o Google domina 90% do seu mercado e, especialmente, a empresa Foundem reclama que o Google está abusando desta sua predominância para prejudicar sites que sejam potenciais concorrentes. No caso do Ejustice.fr, a situação até se enquadra; para Ciao e Foundem, nem tanto.
Teorias da Conspiração
No entendimento destas três empresas, o Google está penalizando os sites sem, de fato, considerar as métricas de qualidade, se o site pratica webspam ou se tenta abusar de falhas no seu algoritmo de classificação de sites. A punição seria simplesmente para derrubar esses possíveis concorrentes.
Do seu lado, o Google publicou uma nota em seu blog European Public Policy informando que, claro, nenhuma das reclamações procede. A empresa reconhece que seus algoritmos não são perfeitos e que o processo de classificação de resultados (em milissegundos) é extremamente complexo e que não tem nenhum tratamento especial contra vertical search sites ou qualquer outro.
E aí vem a outra teoria da conspiração: tanto a nota do blog do Google, quanto a notícia do Telegraph.co.uk, enfatizam que a Microsoft está no background da Ciao (comprada pela Microsoft e, agora, é Ciao from Bing) e da Foundem (que faz parte da ICOMP, que recebe investimentos da Microsoft), insinuando que, no fundo, essa briga tem por patrocinadora, a Microsoft.
Google x Microsoft
Será que a gigante do software estaria disposta a toda e qualquer medida para ganhar seu espaço no universo de Search? O Google, ainda em seu blog, ressaltou que pratica e apoia uma competição saudável e que procura se destacar através do desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade.
Conspirações e abusos a parte, não é a primeira vez que publicamos sobre processos judiciais contra o Google a fim de se conseguir bons rankings na Search Engine. Há quase um ano, o Bruno Nassar publicou um caso que caminhava por este contexto. Vale a pena ler: Google, Eu Quero Mais PageRank! Até a próxima.
Imagem original por danielbroche.
O Google cresceu a tal ponto que eu acho verdadeiramente difícil que alguém o destrone. Por mais que a história do mundo dos negócios seja pródiga em exemplo de grandes companhias que ruíram da noite para o dia duvido que isso venha a acontecer com o Google.
Olá,
Pois é caros amigos do SEO, quanto a este caso não posso dizer, mas já tive sites expulsos injustamente e não reconsiderados sem motivo.
Felizmente para alguns, infelizmente para outros, os dias do Google estão chegando ao fim.
Eu particularmente acho o Google uma empresa fantástica, porém, comete alguns erros por prepotência, mas se esquece que não tem 1% do poder de fogo da Microsoft, seu grande trunfo até agora é a qualidade dos seus resultados de pesquisa, porém, a Microsoft resolveu entrar pra valer no Mercado apenas a pouco tempo com o Bing, que na minha opinião no Brasil é um lixo, mas nos EUA ele é muito mais desenvolvido, trás melhores resultados e mais recursos, ocupando já uma boa fatia do mercado das buscas por lá.
Na minha opinião o Bing passará o Google, mas ainda vai levar um bom tempo, pois o Bing tem feito importantes alianças, Yahoo, Facebook …
Por falar nisto, outro erro do Google foi não ter dado o devido valor ao Orkut e não tranforma-lo em um negócio global como o facebook …
Enfim…toda empresa um dia acaba cometendo muitos erros e vai a lona.
Mas, por enquanto, o Google realmente merece estar no lugar onde está, pois seus serviços são melhores e mais voltados aos usuários e menos ao dinheiro.
Enfim…o tempo….
Grande Abraço;
Lauro Daniel
hehehe… é, eu também acho que os dias do google estão contados!!! acho que não dura nem uma semana!
kkkkkkkkkkkkkkk
Bom a microsoft sofreu muito com isso e por diversas vezes. Acho que se a suspeita existe, então deve ser investigada. O que vale para um, tem que valer para os outros.