Olá leitores da Agência Mestre!
Estes dias eu estava lendo os meus feeds quando encontrei um post muito interessante escrito pelo QuadsZilla, onde ele confirma que o Bounce Rate é um fator de rankeamento do Google.
Eu sou um defensor e tanto desta teoria e sempre prego esta visão de que o Bouce Rate é um indicativo de como os seus usuários se comportam. Vamos dar uma olhada mais a fundo deste tema.
O que é o Bounce Rate?
Em um post anterior sobre Bounce Rate, falamos que:
Bounce Rate é a taxa de visitantes que deixam o seu site sem visitar outras páginas (além daquela que ele entrou) dividida pelo número total de visitantes dessa página antes que ocorra o tempo da sessão.
A teoria do Bounce Rate
De acordo com os dados mostrados pelo QuadsZilla, a quantidade de visitas do Google acompanha perfeitamente o Bounce Rate do site:
Agora as visitas vindas do Google:
Por fim, o Bounce Rate do site:
Tudo indica que o Google descarte páginas com alto bounce rate das primeiras posições e teste outras páginas.
Pensando como um desenvolvedor dos mecanismos de busca, isto é realmente interessante:
- fazer variações nos resultados, oscilando aquelas páginas com alta “taxa de rejeição”;
- Optar por páginas novas com possibilidade de oferecer um conteúdo mais atraente para os usuários do mecanismo de busca;
- Comparar os resultados destas páginas;
- A com menor bounce rate e mais cliques passa a ser uma página mais relevante.
Espero que tenham gostado desta discussão. Se você quiser saber como diminuir o seu Bounce Rate sugiro a leitura do post “Diminuindo o Bounce Rate e Prendendo o Usuário no Site“.
Um abraço e até a próxima.
Interessante esse post, mas eu fiquei sem saber o que é um Bouce Rate alto?
O meu site está com 51,51%. Isso é bom ou tenho que me preocupar?
Fabio, me explica como o Google pode utilizar o Bounce Rate como fator de rankeamento, se o principal objetivo do buscador é achar páginas com a palavra-chave que você procurou. Explico melhor. Se digito SEO, tem a página do Paulo Rodrigo Teixeira. Leio e saio do site, pois minha idéia de entrar pelo Google era achar um site com o conteúdo de SEO que eu queria. E achei. Li e fui embora. Bounce rate alto. Mas o conteúdo dele é ótimo. Saí do site dele pois meu intuito era apenas ler uma boa matéria sobre SEO.
Leia meu post http://dicasparainternet.com.br/web-analytics-e-realmente-fascinante/ lá me explico melhor! Abraço! Sou fã seu! Venha pro Rio fazer uma palestra!
@Alexandre
O seu bounce rate é alto se o bounce dos seus concorrentes for mais baixo. Isso você pode ver no próprio analytics, na parte Users > Benchmark. Se for alto demais, o seu site deve ter algum problema.
@LulaRibeiro
O ponto é que o Search Engine deve comparar uma média. Digamos que o site do Paulo tenha uma média de 1.000 visitas. Destas 1.000, 500 voltaram para o Search Engine com um tempo X. Já 50 visitas, retornaram para o Search Engine com um tempo 1/X, ou seja, estes usuários não gostaram do que viram. Entendeu a idéia? Aí estes usuários caem como Bounce Rate.
Agora, comparando o site dele com os outros que aparecem nas buscas, você pode pensar assim: se o site que está na primeira posição tem bounce de 70%, e o segundo tem um bounce de 30%, talvez seja a hora de trocar os dois de lugar.
Espero ter ajudado no entendimento.
Um abraço
Então é uma média de visitantes diretos, visitantes por links em outros sites e visitantes pelo proprio mecanismo de busca, certo? Mas ainda acho estranho … 🙂 Pelo menos o google poderia dar uma dividida nisso … mais humanizada!
Valeu Fabio, agora é correr atrás do prejuizo
Oi Fábio,
Só uma correção. Saiu escrito no artigo como Bouce rate quando na verdade faltou um U para ser Bounce rate.
Meus dois cents no artigo. Bounce rate puro não seria um fator. Blogs e sites como a wikipedia tem bounce rate alto por natureza pois o usuário “se satisfaz” com o que encontrou. É o objetivo do Google afinal.
o problema estaria no “bounce search”, em que o usuário procurou um termo, clicou no resultado e deu um “voltar” clicando em outro resultado. O Google consegue medir isto.
Isto poderia ser avaliado como “resultado não satisfatório” ou como comportamento informacional, já que ele esta “coletando multiplas visões do assunto”.
Abração!
E aí Paulo!
Muito pertinente as suas colocações…. acho que faltou isso no post, mas coloquei no comentário acima.
Um abraço!
Só pra botar mais pimenta no assunto, tem o caso de o usuario abrir várias páginas em novas abas (eu, por exemplo), ou seja, o usuário nem sequer leu o conteúdo do primeiro resultado de busca, mas lendo outros snippets, achou outros resultados interessantes e os abriu também.
Como o intervalo entre um clique e outro é o tempo de leitura de 1 ou mais snippets, ou uma distraçao, como ver um email, conversar com alguém (on ou offline), o bounce rate pode se tornar uma métrica ainda mais distorcida, considerando simplesmente o clique em diversos resultados de uma página de busca.
Mas é um fator de qualquer forma…
Interessant a discussão, meu site é novo e oscila feito um doente Bipolar, bounce rate vai de 48% chega bater 80% dai cai mas tem mantido em média 70%.
Acredito que o principal motivo é que ele tem como objetivo abordar assuntos distintos e como é novo as vezes acaba faltando conteudo, anyway tem como eu obter dados separados do google com relação ao que seria o “Bounce Search” e “Bounce rate” ou google não libera esta distinção?