Artigos Premium

O Poder dos Resultados Identados

Por Fábio Ricotta

No SEO o posicionamento da sua página nos resultados de busca pode influenciar diretamente a quantidade de tráfego recebido. Aprenda a utilizar os resultados identados para conseguir mais visitas para o seu site com pouco esforço.

Fábio Ricotta

{+}Olá assinantes da Agência Mestre,

Quando realizamos uma consulta no Google normalmente recebemos um total de 10 resultados por página. Em muitas vezes um website possui mais de uma página relevante para aquela busca do usuário e então, o Google opta por exibir os resultados relevantes de um website agrupados em sua página. Quando o Google faz esta associação de páginas do mesmo domínio, ele acaba identando um resultado logo abaixo do outro, conforme podemos ver na imagem abaixo:

Resultado Identado

Estes resultados identados são úteis para quem busca na internet pois, oferecem mais resultados relevantes de um mesmo website, onde provavelmente este website é autoritário no assunto.

Mas como os Search Engines criam os Resultados Identados?

Existe uma patente da Microsoft que explica bem a forma com que se identa resultados. Basicamente a idéia é analisar os resultados retornados em uma determinada consulta. Caso exista mais de um resultado de um determinado domínio, estes resultados são agrupados na posição mais significativa. Confira no exemplo abaixo:

Uma página de resultados de um Search Engine é organizada da seguinte forma:
resultados-identados-exemplo-1

Caso o resultado 1 e 4 sejam do mesmo domínio, o Search Engine agrupa-os na posição mais relevante:
resultados-identados-exemplo-2

Resultados Identados Trazem mais Tráfego

Considere agora a seguinte linha de raciocínio:

  1. Você possui uma página A na primeira posição para a palavra-chave “automóvel”;
  2. Você possui uma página B na posição 11 dos resultados;
  3. O Google passa a sua página B para a primeira página dos resultados;
  4. Agora você possui dois resultados relevantes na primeira página e o Google agrupa ambos.

O que acontece nesta situação é que ao agrupar os seus resultados você ganha a posição número 2 dos resultados. Sabendo que o segundo resultado do Google recebe em média 15% dos cliques da primeira página e que o primeiro resultado recebe em média 50% dos cliques você aumenta consideravelmente a quantidade de visitas que recebe.

Entenda que independentemente da posição que você está, o agrupamento de resultados aumenta a sua quantidade de cliques, pois ele “puxa” um resultado que não teria força sozinho para subir, para uma posição privilegiada nos resultados.

Desta forma conseguimos pensar em uma estratégia muito boa para trazer mais tráfego para o seu website. Vejamos abaixo como executar.

Forçando Resultados Identados para o seu Domínio

Conforme vimos acima, o processo de identação de resultados lhe dá a possibilidade de conseguir mais visitas. Com esta idéia podemos pensar na seguinte estratégia: identifique consultas onde você esteja na primeira página (entre os 5 primeiros) e também possua um resultado entre a 11ª-15ª posição para esta consulta.

Ao identificar casos como este, basta realizar um processo de linkbuilding para o resultado que está na segunda página do Google, aguardar um tempo até que o search engine identifique os links apontando para está página e assim que o seu resultado tornar-se um pouco mais relevante, ele será colocado na primeira página e agrupado com o seu melhor resultado.

Removendo Resultados Identados dos seus Concorrentes

Da mesma forma que você, os seus concorrentes podem obter resultados identados desde que suas páginas sejam relevantes para uma determinada consulta. A grande dica aqui é identificar se estes resultados identados possuem pouca força, ou seja, páginas que estariam na 9ª ou 10ª posição caso não fossem agrupadas.

Uma forma de identificar isto é utilizar o parâmetro &num= na sua consulta no Google. Por exemplo, se faço a consulta:

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=seo

O Google mostra que a Agência Mestre possui 2 resultados relevantes, agrupando-os. Mas quando faço a consulta com &num=6 o Google corta o resultado identado:

http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&q=seo&num=6

Desta forma, eu sei que o segundo resultado da Agência Mestre está na posição 7.

A estratégia aqui é identificar as páginas identadas do seu concorrente que estejam na 9ª ou 10ª posição e fazer o processo de linkbuilding para quem está na 11ª posição. Desta forma, você deixa o resultado mais relevante, fazendo com que ele ganhe 1 ou 2 posições no rankeamento, removendo o resultado identado do seu concorrente. Assim, você ganha uma posição mais significante no Google.

Free Monitor for Google: Uma Ferramenta para Facilitar o Serviço

O grande problema gerado com esta estratégia é que para implementá-la, o tempo investido é muito grande, tanto na questão do linkbuilding, quanto na pesquisa por oportunidades de páginas. Diante disto, descobrimos que uma ferramenta gratuita, chamada Free Monitor for Google pode lhe ajudar e muito nesta tarefa de encontrar estas oportunidades.

Free Monitor for Google

Com o Free Monitor for Google podemos inserir diversas palavras-chave que estamos otimizando e com isto ter o posicionamento das mesmas no Google (50 países). O grande ponto da ferramenta é que ela mostra uma quantidade (definida pelo usuário) de resultados para uma determinada palavra. Como você pode ver na coluna da direita da imagem acima, onde para a palavra “windows 7”, o website da Microsoft está em primeiro seguido de diversos competidores.

Um exemplo prático

Para mostrar como a ferramenta pode ser utilizada eu configurei o meu Free Monitor for Google para obter alguns posicionamentos da Agência Mestre para as principais palavras-chave que “atacamos”. E ao analisar a palavra-chave “linkbuilding”, me deparei com o seguinte cenário:

monitoramento-keywords

Observe que na consulta por linkbuilding no Google, estamos em terceiro e quarto lugar (resultado identado), logo abaixo de dois resultados do BrasilSEO. Desta forma, confirmamos que a ferramenta estava correta ao mostrar os dados na coluna da direita.

Assim, eu pude observar uma oportunidade, onde o BrasilSEO possui um resultado identado e estou logo abaixo. Com certeza é muito mais difícil otimizar a minha página para obter a primeira posição do que tentar a tática dos resultados identados que expliquei nos tópicos anteriores. Logo vamos aos passos.

Ao realizar uma consulta com &num=9 no Google, noto que o resultado do BrasilSEO já some, indicando que o seu resultado identado estaria, tecnicamente, na posição 10.

linkbuilding-google

Tudo o que tenho que fazer agora é ir na segunda página de resultados (sem o &num=9), selecionar a URL do 11° resultado e fazer linkbuilding para o mesmo. Desta forma, ao promover esta página, o 10° resultado passa a ser ele, empurrando a página do BrasilSEO para a 11ª posição e removendo o seu resultado identado.

Conclusões

Esta é uma estratégia muito eficiente quando se analisa diversas palavras-chave long tail, onde a mudança da terceira posição para a primeira é muito evidente e produz um bom tráfego quando aplicada em grande escala.

Já pensando em eficiência e esforço, este tipo de tática é de alto impacto e com pouco esforço se comparado ao linkbuilding utilizado para promover resultados normalmente. Logicamente, este tipo de estratégia só é válida em alguns casos onde oportunidades, como a exemplificada no item anterior, mas ainda sim é bem efetiva e vale apena considerá-la.

Espero que tenham gostado de mais esta dica e até a próxima!

LEIA MAIS

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

Remover Página do Google: Métodos e Implicações

De tempos em tempos a pergunta sobre como remover uma página dos resultados de uma busca do Google reaparece. Ao contrário do que a grande parte dos profissionais pode imaginar, simplesmente bloquear no robots.txt não é a única opção e nem é a melhor – por si só. Neste artigo, apresento soluções para diversas circunstâncias na remoção de conteúdo e a consequência de cada método.

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Comentários
  1. Avatar

    Cara sem palavras , tu já havia comentado isto no curso mais agora tu explico tudo muito bem …

    Essa ferramenta veio em MUITO BOA HORA, vai facilitar muito a vida de todos.

    Bom Post

    Só uma pergunta … como que tu consegue este parâmetros de consulta do Google … uma vez vi você comentando sobre um outro … onde tenho que ficar de olho para ver isto também ?

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?