Em mais um post no 1º dia de dezembro, o Google vem a publico informar sobre a situação da venda de links. Neste post, Matt Cutts informa aos webmasters o por que do Google punir pela venda de links(os que não usam nofollow ou táticas similares):
- Eles produzem imprecisão no índice do Google, gerando uma falsa popularidade e criando links que não são ganhos por méritos, relevância ou autoridade;
- Cria uma injustiça entre os sites que respeitam as Guidelines do Google e os que não respeitam, pois a venda de links cria uma vantagem injusta nos resultados de busca do Google;
Para estar de acordo com as Guidelines do Google, você, ao vender links, deve colocar o atributo rel=”nofollow” na tag <a> ou então utilizar outras técnicas como por exemplo o redirecionamento para uma página interna que é proibida de ser indexada através do robots.txt.
Muitas pessoas criticam o Google por possuir esta postura quanto à venda de links, mas eu concordo, pois o objetivo da empresa é oferecer um produto de qualidade e com garantias que não haja manipulação. Assim, é fundamental o Google detectar estes links pagos e remover do índice os web sites participantes do esquema.
Também concordo com a postura do Google. E os que não concordam precisam de uma experiência que os façam enxergar a injustiça: Alguém da concorrência compre dezenas de links para a principal palavra-chave e faça-o despencar nos resultados.
Também concordo com a posição do google, ele tem que garantir a qualidade do conteúdo dos resultados da busca.
Excelente blog! Parabéns. Vou utilizar a tag, não para links pagos, mais será bem vinda.
Exelente post,eu tambem concordo com o google!
Então se eu receber um publieditorial para fazer, e vai ter um link da loja X, eu preciso colocar o nofolow, é isto? Pq vejo muitos blogs grandes por ai que não colocam…
No caso esses links aos quais você se refere são backlinks?