A Forbes Advisor realizou um estudo que revela que quase metade da Geração Z prefere usar redes sociais para realizar pesquisas, em vez de recorrer ao Google.
Ao investigar o comportamento de busca da GenZ, a Forbes identificou uma mudança significativa na forma como essa geração consome informações.
Confira todos os detalhes dessa pesquisa:
Sobre o estudo
Conforme explicado pela Forbes Advisor, nos últimos anos, observamos atentamente um movimento significativo na forma como utilizamos e convivemos com as mídias sociais. Algo que, originalmente, tinha o intuito de apenas conectar pessoas e gerar interações sociais, tornou-se em um universo de informações.
“Plataformas como TikTok e Facebook Marketplace se tornaram ferramentas vitais de busca e compras. Com 24% dos participantes usando esses aplicativos de maneiras tradicionalmente reservadas para mecanismos de busca e 13% comprando diretamente nesses aplicativos, a necessidade de as empresas integrarem a mídia social em suas estratégias digitais se torna clara.”
Por isso, as ações mobile-first e iniciativas de inclusão digital estão cada vez mais em alta. Pensando nisso, a Forbes realizou uma pesquisa online com mais de 2.000 cidadãos americanos, entre 12 e 22 de abril de 2024, para compreender como as gerações reagem a essas mudanças.
46% da Geração Z recorre às redes sociais para realizar buscas online
Ao invés de utilizar motores de busca tradicionais como o Google, 48% dos Gen Zers estão recorrendo a plataformas como Instagram, TikTok e YouTube para encontrar informações e recomendações de produtos.
Conforme compartilhado pela Forbes, essa é uma prática recorrente em gerações mais novas:
Além disso, 60% dos Gen Zers afirmam confiar mais nas opiniões e avaliações encontradas em redes sociais do que em resultados de pesquisa do Google.
Compreender como a Geração Z utiliza as redes sociais para pesquisa pode ajudar as marcas a criar conteúdos mais relevantes e engajadores, além de melhorar a visibilidade e a influência nas plataformas preferidas desse público.
Precisa de ajuda para anunciar nas redes sociais? Descubra como a Mídia Mestre pode te ajudar e coloque sua marca em destaque nos principais canais sociais.
Quais Tópicos a Geração Z Está Pesquisando nas Mídias Sociais?
A Forbes ainda identificou quais são os temas mais pesquisados pela Geração Z nas plataformas de mídias sociais, entendendo melhor seus interesses e comportamentos.
Os resultados mostram que saúde mental, moda sustentável e empreendedorismo são os principais interesses da Geração Z. Esses tópicos refletem a preocupação com bem-estar, responsabilidade social e o desejo de criar novas oportunidades de negócios.
- 75% dos Gen Zers buscam informações sobre saúde mental nas mídias sociais.
- 68% estão interessados em moda sustentável e práticas ecológicas.
- 55% seguem influenciadores que oferecem dicas de empreendedorismo e negócios.
A Importância da Presença Online: 24% das pessoas disse que encontra novas marcas nas mídias sociais diariamente
Segundo o estudo, 25% das pessoas descobrem uma nova marca através das redes sociais semanalmente, enquanto 16% o fazem mensalmente.
Isso resulta em aproximadamente 65% dos entrevistados encontrando novos negócios ou produtos por meio de mídias sociais pelo menos uma vez por mês, reforçando o impacto significativo que essas plataformas têm na introdução de marcas a clientes em potencial em todas as idades.
O Impacto é ainda maior com a GenZ
Além disso, por se tratar de uma geração mais ativa socialmente, os dados mostram que 44% dos jovens encontram novas empresas todos os dias e 33% semanalmente.
“Esse engajamento frequente reflete sua forte conexão com plataformas digitais como fontes essenciais para novos produtos e serviços.”
Leia também: Marketing para Redes Sociais: O que esperar em 2024?
As pessoas pesquisam nas redes sociais da mesma forma que no Google?
Indo além, o estudo também procurou entender as diferenças na forma como as pessoas pesquisam nas redes sociais e nos motores de busca, entendendo o quanto as mídias sociais evoluíram para ferramentas de pesquisa.
Incrivelmente, 57% das pessoas disseram que pesquisam informações no YouTube da mesma forma que fariam no Google, seguindo com:
Esses dados também mostram que as pessoas estão mais propensas a pesquisar no TikTok do que no Instagram. Muito influenciadas pelas “trends”, o TikTok foi uma rede social que já surgiu em um mundo onde as redes sociais são mais do que apenas canais de interação, enquanto o Instagram ainda carrega certa “bagagem” de interações sociais mais profundas.
Esse, inclusive, é um dos principais motivos que levaram o chefe do Instagram, Adam Mosseri, a compartilhar abertamente que o foco da plataforma são as interações sociais por meio de DMs, incentivando os criadores de conteúdo a levar mais entretenimento que pudesse ser “compartilhado internamente” pelos usuários.
Acompanhe as principais novidades sobre Marketing Digital!
Tenha acesso à dados do mercado e as principais novidades de marketing digital toda semana, diretamente na sua caixa de entrada. Faça parte da nossa Lista VIP e receba nossa Newsletter exclusiva toda sexta-feira!