Segundo insiders, o TikTok pode estar pensando em investir novamente em um novo aplicativo de fotos, semelhante ao Instagram.
Confira os detalhes sobre essa novidade:
TikTok Notes é Oficialmente Lançado na Austrália e Canadá
Depois de meses de desenvolvimento e muita especulação, o TikTok lançou oficialmente seu novo aplicativo dedicado para o compartilhamento de fotos, chamado “TikTok Notes”, com usuários na Austrália e no Canadá.
As imagens mostram que se trata de um aplicativo “simples”, que permite o upload de fotos, que podem ser compartilhadas com uma descrição. O diferencial está na forma como o “feed” (For You) é organizado, mostrando as imagens de uma forma semelhante ao Pinterest:
Conforme explicado pelo TikTok:
“Esperamos que a comunidade TikTok use o TikTok Notes para continuar compartilhando seus momentos por meio de postagens de fotos. Seja documentando aventuras, expressando criatividade ou simplesmente compartilhando instantâneos do dia, a experiência do TikTok Notes foi projetada para aqueles que desejam compartilhar e interagir por meio de conteúdo fotográfico.”
Por enquanto, não há expectativas de quando o TikTok traria o “TikTok Notes” para o mercado ocidental, principalmente pela concorrência com o Instagram, mas podemos esperar que – em breve – o aplicativo esteja disponível em mais países.
TikTok Está mais Próximo de Lançar o “TikTok Notes”
Conforme compartilhado na última semana (07/04), o TikTok parece estar mais próximo de lançar seu aplicativo focado em compartilhamento de imagens, que está em desenvolvimento há algum tempo.
O exemplo acima, compartilhado por um usuário no Threads, alguns usuários do TikTok estão sendo informados de que seus uploads de imagens estáticas na rede social também poderão ser visualizados em breve no “TikTok Notes”.
“TikTok Notes, um novo aplicativo para postagens de fotos, estará disponível em breve. Suas postagens públicas de fotos do TikTok, existentes e futuras, serão mostradas no TikTok Notes.”
TikTok Fotos
Segundo compartilhado pelo portal The SpAndroid, algumas novas referências a “Fotos TikTok” apareceram nas sequências de código de back-end do aplicativo atual do TikTok:
Conforme explicado pelos redatores do blog, o código parece sugerir que os usuários do TikTok poderão compartilhar imagens estáticas no novo aplicativo, com o propósito de “alcançar pessoas com interesses semelhantes que gostam de postagens de fotos”.
Além disso, parece haver também uma nova mensagem de boas vindas:
“O TikTok Photos será lançado em breve, esperamos ajudá-lo a conquistar novos públicos no novo aplicativo. Se o botão estiver ativado, sincronizaremos suas fotos públicas com o novo aplicativo, independentemente de você fechar o pop-up ou não.”
Atualmente, o aplicativo do TikTok já permite a publicação de imagens estáticas – inclusive carrosséis de imagens – mas acaba ainda sendo muito direcionada para um formato de vídeo, incluindo música e interações.
O novo aplicativo seria uma forma de incentivar ainda mais os usuários a compartilhar fotos do seu dia a dia, assim como no Instagram.
Precisa de ajuda para anunciar no TikTok? Conheça nossa metodologia exclusiva!
Por que o TikTok Fotos pode competir com o Instagram?
O compartilhamento de imagens estáticas em outros aplicativos já é uma tendência para os usuários chineses.
Segundo o portal Social Media Today, a versão chinesa do Instagram é o Xiaohongshu, apoiado pela Tencent, que obteve grande sucesso recentemente após incorporar recursos de comércio eletrônico.
O aplicativo já gerou mais de US$ 500 milhões em lucro líquido para a empresa, superando expectativas e levando mais de 200 milhões de cidadãos chineses a se inscreverem.
Esse sucesso mostrou à ByteDance, empresa detentora do TikTok, uma oportunidade de investir ainda mais nas imagens estáticas, visto que – no país – o Douyin, a versão chinesa do TikTok, tem mais alcance que o Xiaohongshu.
No entanto, especialistas levantam que, em um mercado onde o Instagram já existe, a concorrência pode não ser tão “simples” assim.
Outras alternativas da ByteDance para competir com o Instagram
No último ano (2023), a startup chinesa já havia iniciado sua corrida de “concorrência” com o aplicativo de compartilhamento de imagens da Meta, com o lançamento do Lemon8:
O aplicativo também é muito parecido com o Instagram, mas combinado com elementos do Pinterest e focado em estratégias para o comércio eletrônico.
Lemon8 atraiu interesse significativo rapidamente após seu lançamento nos EUA no início do ano passado, mas aparentemente perdeu força ultimamente, principalmente porque não foi expandido para demais regiões.
Ao que tudo indica, a ByteDance está buscando alternativas para manter sua marca nos EUA, visto que o país está lutando para proibir o uso do TikTok. Com um novo aplicativo de compartilhamento de imagens, a startup chinesa pode encontrar uma nova solução para permanecer no país.
Acompanhe todos os detalhes sobre essa nova rede social e as possibilidades dela chegar ao Brasil e competir com o Instagram. Faça parte do nosso canal no Telegram e seja notificado quando este artigo for atualizado.