Artigos Premium

Saiba o Que Seus Usuários Querem Ler

Por Nathalia Candido

O conteúdo é o pilar de sucesso de um blog ou um website. Mas como saber o que publicar, ou melhor, o que os seus usuários querem ler hoje? Com uma pequena análise nos lugares certos é possível descobrir quais são os melhores assuntos a serem abordados no momento. Confira neste artigo uma lista das melhores formas de se pesquisar assuntos para criação de conteúdo.

Nathalia Candido

{+}A cada dia uma grande quantidade de novos conteúdos é divulgada na internet. É possível encontrar sites e blogs dos mais variados assuntos. Todo mundo quer deixar sua marquinha no meio online. Mas a maioria não alcança o sucesso.

Não é fácil ser bem sucedido nesse meio. A concorrência é esmagadora. É preciso muito trabalho e dedicação para atingir o sucesso. Vários fatores influenciam esse sucesso e um deles é o conteúdo. Não falo apenas em escrever bem, mas também em escrever o que as pessoas querem ler.

Você, como o autor de um blog se questiona, sobre o que vou escrever hoje? Essa é uma pergunta mais complicada do que parece, pois não adianta escrever o que dá vontade. Para cair no gosto do público alvo é preciso escrever o que eles gostam ou querem ler.

Então, como saber o que escrever?

Existem várias maneiras de descobrir quais são os melhores assuntos a serem abordados para seu nicho no momento. Quais são os assuntos que vão trazer os usuários ao seu blog.

Então, onde procurar?

Procure Entre os Artigos Mais Votados e Comentados do Seu Blog

Comece a procurar no seu próprio blog. Abra o seu Google Analytics ou sua ferramenta de WebAnalytics, selecione os artigos que foram mais visitados, comentados e linkados. Se os seus usuários gostam de um determinado assunto procure escrever mais sobre ele. Aprofunde mais no assunto ou procure por assuntos complementares. Se este tipo de artigo agradou uma vez então a chance a agradar novamente é ainda maior.

Procure Entre os Comentários do Seu Blog

Os comentários de um blog podem ser uma grande fonte de inspiração. Veja se seus leitores postaram perguntas no comentário de seus artigos pois, desta forma, você pode responder essas perguntas com um belo artigo.

Pergunte aos Seus Usuários

surveyQuem melhor para falar sobre o que você deve escrever do que seus próprios leitores? Pergunte a eles. Faça uma enquete. Crie um meio de comunicação entre você e seus leitores para facilitar o contato entre vocês. Desta forma você consegue direcionar o seu novo conteúdo para o que a grande maioria deseja.

Procure no Blog dos Seus Concorrentes

A mesma busca que você fez nos seus artigos faça no blog dos seus concorrentes. Veja o que as pessoas estão gostando de ler no blog do concorrente, o que elas perguntam nos comentários dos concorrentes e até observe os artigos em destaque. Aproveite desta informação para complementar o seu conteúdo.

Procure no Google Trends

google-trendsO Google Trends é uma excelente ferramenta para saber o que grande parte dos usuários deseja. Aproveite-se desta informação e saiba o que elas desejam em um conteúdo.

Procure por Novidades do Nicho

Sem dúvida, os assuntos que fazem sucesso são as novidades do seu nicho, principalmente se for em primeira mão. Então, mantenha-se informado e procure divulgar as novidades com um texto bem escrito.

Procure no Twitter

twitter-logoNão use o Twitter apenas para divulgar seu conteúdo, use-o também para saber sobre o que as pessoas estão twitando. Verifique se alguém tweetou alguma dúvida sobre o assunto ou se muitas pessoas estão retweetaram um mesmo artigo com assunto relacionado ao seu blog. Desta forma você saberá em tempo real as dúvidas que várias pessoas possuem ou ainda o que elas estão sugerindo de conteúdo para os websites da área.

Procure nas Redes Sociais

Veja os assuntos abordados e como são escritos os artigos mais votados nesses sites. Os top artigos das grandes redes sociais expressam a preferência de um número maior de pessoas não ficando restrito somente a opinião das pessoas que visitam seu site.

Procure no Yahoo Respostas

yahoo-answersNo Yahoo Repostas é possível encontrar perguntas relacionadas aos mais diversos assuntos. Por que não responder algumas dessas perguntas com um artigo no seu blog? Você ainda pode fazer um post sobre alguma das perguntas ainda abertas e depois indicar o seu artigo como resposta no Yahoo Respostas. Mas não se esqueça de deixar um trechinho do artigo para dar um gostinho e fazer com que as pessoas visitem seu blog para continuar ler o conteúdo.

Como vimos, com uma pequena análise nos lugares certos é possível descobrir quais são os melhores assuntos a serem abordados no momento. Porém, o conteúdo, apesar de ser um fator importante, não é o único fator determinante do sucesso. É preciso muito esforço.

E você, possui outras formas de descobrir o que os seus usuários desejam? Compartilhe a ideia comentando abaixo.

LEIA MAIS

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

SEO: Subdomínios ou Subdiretórios? O que é melhor usar?

Uma das dúvidas mais comuns na organização de arquitetura e estratégia de SEO é quanto ao uso de subdomínios e subdiretórios. Simplesmente não existe um opção que seja melhor em todos os casos, mas, pelo contrário, cada caso tem uma melhor solução e, em cada estratégia, ou subdomínio ou subdiretório podem se encaixar melhor. Neste artigo para assinantes, levanto os prós e contras de cada alternativa e mostro casos de uso de cada estratégia em diferentes situações.

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Dark Posts – Promovendo só para um público específico

Os Dark Posts podem ser a forma mais simples e vantajosa de atingir o público exato que sua marca precisa, sem encher sua página de conteúdo repetido ou atolar a conta de anúncios direcionados. Veja o passo-a-passo aqui!

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Footprints – O que São e Como Utilizá-las

Em um trabalho de link building uma das principais tarefas é entender o nicho que se está trabalhando e, em seguida, indentificar oportunidades de se ganhar links. É neste momento que podemos fazer uso de footprints, ou seja, marcas deixadas por sistemas ou gerenciadores de conteúdo. Neste artigo explicamos como utilizar estas footprints para lhe ajudar no trabalho de aquisição de links de qualidade.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?