Anunciada em junho de 2024, a versão 17 da API do Google Ads já está disponível para todos os usuários.
Com ela, o buscador oferece novas ferramentas e recursos que vão auxiliar os profissionais de marketing e anunciantes a acompanhar o desempenho da campanha com mais eficiência. Confira os detalhes:
API do Google Ads
Desde abril de 2022, o Google passou a substituir a API AdWords para sua nova API do Google Ads. Basicamente, a mudança da interface de programação do aplicativo (API), foi uma forma do buscador encerrar completamente o ciclo do antigo AdWords.
Desde a mudança, os usuários do Google Ads passaram a notar diversas atualizações da nova API que, após dois meses do último update, está agora na versão 14.1.
A mais recente atualização inclui dados sobre termos de pesquisa adicionais, novos tipos de recomendação e assistência de gerenciamento de contas. No entanto, para utilizar os novos recursos é necessário que os gerenciadores das contas façam a atualização.
Para isso, é necessário atualizar as bibliotecas de cliente e os códigos de cliente. As bibliotecas de cliente atualizadas e os exemplos de código serão publicados pelo Google na próxima semana.
Confira também: Novas ferramentas de IA Generativa para Anúncios no Google Ads
Não há nenhuma grande alteração, mas a nova versão inclui novos recursos para o Google Ads, como:
Grandes Mudanças da Versão 17 da API do Google Ads
Segundo compartilhado nos portais americanos de pelo próprio Google, há três grandes mudanças que o Google introduziu na nova versão da API, principalmente para acompanhar a atualização de políticas, o volume de informações sendo processadas e a visualização de relatórios. O restante são atualizações de processamento em lote e novos recursos de otimização.
Atualização da Política de Uso de Recursos
Para se preparar para uma futura mudança na política de uso de recursos em 17 de junho de 2024, dois novos valores foram adicionados a QuotaError, para instâncias de consumo excessivo de recursos ao longo de um período de tempo.
Tamanho da página corrigido
O campo de tamanho da página agora é sempre definido como 10.000, e você não pode mais passar um tamanho de página para GoogleAdsService.Search. Fazer isso resultará em um erro de solicitação.
Novas visualizações de relatórios
A visualização de ativos agregados da campanha e a visualização de ativos agregados do canal foram adicionadas para relatar mais métricas em campanhas Performance Max e Search.
Novos tipos de recomendação
A nova versão da API agora inclui três novos modelos de recomendação:
- PerformanceMaxOptInRecommendation: que recomenda a criação da primeira campanha de maior desempenho na conta;
- ImprovePerformanceMaxAdStrengthRecommendation: que recomenda melhorar a força do grupo de recursos de uma campanha de maior desempenho; e
- MigrateDynamicSearchAdsCampaignToPerformanceMaxRecommendation: que recomenda a migração de uma campanha de anúncios de pesquisa dinâmicos para maior desempenho.
Leia também: Atualizações das Campanhas Performance Max (PMax) do Google
Gerenciamento de Contas e Novos Ativos
É possível verificar se o cliente aceitou o termo de serviço do formulário de lead com o comando “Customer.customer_agreement_setting”, além da possibilidade de utilizar os campos em AssetGroup para identificar se o grupo de recursos está sendo veiculado ou os motivos pelos quais não está veiculando.
Métricas de Clientes
Com as novas métricas e segmentos da API atualizada, é possível identificar características de clientes novos e recorrentes, como os comandos:
- métricas.new_customer_lifetime_value;
- métricas.all_new_customer_lifetime_value; e
- segmentos.new_versus_returning_customers.
Também é possível analisar o intervalo de volume para uma categoria de insight de termos de pesquisa, com o comando métricas.search_volume.
A API permite a criação de aplicativos que interagem diretamente com o servidor do Google Ads e, com esses aplicativos, os anunciantes podem gerenciar suas campanhas de maneira mais eficiente e criativa. Ou seja, são ferramentas que podem te auxiliar a anunciar seu negócio no Google de forma assertiva!
Atualização da API do Google Ads Simplifica Upload de Ajustes de Conversão
Segundo compartilhado pelo Google, a nova versão da API do Google Ads eliminará a espera de 24 horas para ajustes de conversão, simplificando o gerenciamento de dados para anunciantes a partir de 9 de setembro.
Com esta atualização, o buscador remove um ponto de atrito importante para anunciantes e usuários de API, permitindo ajustes de dados mais imediatos e otimização de campanha potencialmente mais precisa.
Principais mudanças:
- Remoção de códigos de erro relacionados a conversões “muito recentes”.
- Os ajustes serão contados como “pendentes” até serem processados (até 24 horas).
- Afeta as versões v15, v16 e v17 da API do Google Ads.
Como utilizar a API do Google Ads
A implementação dessa API requer conhecimentos técnicos e habilidades de programação, portanto, os desenvolvedores podem criar softwares para os anunciantes com essa API. Segundo compartilhado pelo Google, ela é flexível e funcional e pode tornar possível:
- a geração automática de palavras-chave, textos e páginas de destino personalizadas;
- a integração de dados do Google Ads com outros sistemas;
- o desenvolvimento de ferramentas adicionais para o gerenciamento de campanhas.
As atualizações da API, portanto, são focadas em aumentar as possibilidades de criação e implementação desses recursos para os anunciantes.
Para começar a utilizá-la, é necessário apenas ter uma conta do Google Ads. Depois, registrar-se como desenvolvedor para ter acesso a Central de API do Google Ads e gerenciar suas configurações de token e orçamento.
A versão atualizada do Google Ads oferece uma variedade de novas ferramentas e recursos que podem ajudá-lo a monitorar melhor o desempenho das campanhas, assim, será possível tomar decisões baseadas em dados para melhorar a eficácia de suas otimizações.
Descubra como a Agência Mestre pode otimizar suas campanhas!
Criar campanhas que geram resultados no Google Ads não é uma tarefa tão fácil quanto parece.
A verdade é que subir anúncios na plataforma pode até ser uma atividade simples, mas fazer com que os seus anúncios sejam verdadeiramente assertivos e levem os usuários a realizar uma ação, essa sim, é uma tarefa mais complexa.
Aqui na Agência Mestre, nós contamos com um time de profissionais focados em gerar resultados significativos e escaláveis. Um dos nossos valores é Colocar o Cliente em 1º Lugar, e seguimos à risca esse conceito.
Descubra como a Agência Mestre pode ajudar a sua empresa, assim como já fizemos com centenas de clientes, a elevar os resultados com estratégias eficientes de tráfego pago!