No último domingo (23 de abril), uma interrupção nos sistemas de gerenciamento de anúncios da Meta afetou significativamente os gastos com anúncios, elevando os CPAs em até quatro vezes o valor comum.
If you’re seeing your FB ads overspend today…
And a 200%+ increase in your CPMS…
You’re not the only one.
Hoping FB fixes this asap and gives us all a refund. pic.twitter.com/EUa4csPiZ9
— Mark William | Facebook Ads King (@immarkwilliam) April 23, 2023
Confira o que aconteceu e como a bigtech está solucionando o problema:
Bug na Meta: O que aconteceu?
No último domingo, diversos anunciantes do Facebook Ads perceberam que suas contas estavam gastando até quatro vezes mais que o orçamento diário em apenas algumas horas, o que gerou um aumento de quase três vezes no Custo por Aquisição (CPA) médio no mesmo período.
Por enquanto, a Meta não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido e não emitiu nenhum comunicado a respeito, mas um dos colaboradores do portal Search Engine Land que também é membro do grupo do Facebook para anunciantes, Curt Maly, informou que um porta-voz da Meta postou a seguinte declaração:
“Ontem cedo, começando à 1h da manhã, um problema fez com que alguns anúncios, principalmente no Facebook (e em menor grau no Instagram), tivessem maior variabilidade nos gastos e na entrega.
Esse problema já foi resolvido e você verá que a entrega de sua campanha voltou ao normal em todas as plataformas, inclusive no Audience Network. Se você pausou suas campanhas por causa desse problema, você deve retomá-las agora.
Identificamos a causa raiz desse problema — que era um problema com um sistema automatizado — e tomamos medidas para melhorar nossos sistemas no futuro.
Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado e agradecemos sua compreensão e paciência durante esse período.
Ainda estamos investigando o impacto geral desse problema, incluindo a possibilidade de reembolso para os anunciantes.”
Segundo a declaração, o problema pode ter afetado contas globalmente
A Meta possui muitos processos automatizados, por isso, o especialista do portal, Curt Maly, observa que os impactos ainda podem chegar em diversas contas ao redor do mundo.
Isso porque, normalmente, a Meta realiza automações em pequenos blocos, principalmente para que não ocorra problemas como esses. Para causar um impacto global, o mais provável é que o bug tenha impactado algo relacionado às automações de análise e revisão de anúncios.
Por exemplo, a empresa tem uma ferramenta de interrupção automatizada, que você pode usar para ver se há alguma falha conhecida. Neste domingo, ela mostrou que houve uma “grande interrupção” na categoria de entrega de anúncios, mas agora o quadro já está com status normal.
Como a ferramenta realiza automaticamente a interrupção dos anúncios, e a Meta está trabalhando para restabelecer os anúncios pausados, pode ocorrer de alguns anunciantes observarem suas campanhas pausadas anteriormente sendo reativadas sem aviso prévio.
Por isso, fique atento nos próximos dias para garantir que nenhum anúncio ou campanha foi reativado no seu gerenciador de anúncios. Essa é uma falha significativa que pode afetar qualquer anunciante que utilize o Facebook Ads, então é importante verificar suas campanhas na ferramenta e interromper aquelas que estiverem gastando excessivamente.
O porta-voz da Meta informou que a empresa está avaliando a necessidade de reembolsar os anunciantes afetados, mas nada foi dito se o problema já foi solucionado e o que realmente o causou.