SEO

Long Tail Keywords: Invista na Cauda Longa

Por Felipe Rosa

Como resultado de uma pesquisa de palavras-chave, tipicamente ficamos com dois grupos: palavras genéricas e palavras específicas, ou long tail keywords - a cauda longa. Individualmente, cada keyword de long tail não representa um alto volume de tráfego, mas todas elas combinadas, sim, e fazem a diferença no desempenho do site.

Felipe Rosa

Olá amigos e leitores do blog da Agência Mestre!

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante para todos aqueles que estão envolvidos em um trabalho de SEO. Vamos falar de long tail keywords e como as palavras-chave de cauda longa podem trazer excelentes resultados para o seu negócio! Para saber tudo sobre o assunto, basta dar o play no vídeo abaixo:

Esse vídeo foi inspirado em uma pergunta do Ewerton Silva, que nos contactou através do Linkedin do Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, deixando a seguinte dúvida: “Fábio, como você faz o trabalho com head e long tail?”

Princípio da Long Tail

Termos de cauda longa ou long tails, nada mais são do que palavras-chave mais específicas e que, em geral possuem um menor volume de busca. Já os termos head tails, são as palavras menos específicas e que normalmente possuem maior volume de busca. Exemplificando, podemos citar a palavra “tênis” como um termo head tail e que possui um alto volume de busca e o termo “tênis vermelho air jordan tamanho 42 edição 2012”, que é um termo long tail com menor volume de busca.

Pensamento Lógico

Normalmente, quem contrata uma agência especializada em consultoria de SEO, quer estar bem posicionado para os termos head tails, que são os que trazem mais visitas. É comum ouvir as pessoas dizendo, por exemplo, que querem estar no primeiro lugar do Google para a palavra-chave “tênis”. No entanto, a palavra-chave “tênis” é uma palavra que gera muitas visitas, mas que não converte tanto. Nessa etapa da jornada de compra, a pessoa ainda não sabe qual tênis quer comprar e está apenas pesquisando.

Se você se tem algum conhecimento em funil de vendas, sabe que termos mais genéricos (como tênis, por exemplo) são termos que estão no topo do funil. Ou seja, é um momento em que o usuário não tem ainda tanta intenção de compra. Por outro lado, uma pessoa que busca pelo termo “tênis de futsal branco do falcão”, é uma pessoa que está muito mais inclinada a adquirir o produto, pois foi bem mais específica em sua pesquisa, utilizando uma long tail.

Portanto, essa é a real importância de otimizar o seu site e criar conteúdo para termos de long tail, os quais são menos buscados, mas são mais simples de serem rankeados no Google e além disso, oferecem uma condição melhor na hora da conversão, uma vez que a pessoa que faz uma busca mais específica, provavelmente já encontra-se na etapa de fundo de funil.

Conceito Low-hanging Fruit

Aqui na Agência Mestre, gostamos de trabalhar com o conceito low-hanging fruit, ou seja, pegar primeiro as frutas mais fáceis de se colher. Em um trabalho de SEO, isso significa olhar para as palavras que darão um melhor resultado, em um menor espaço de tempo. Para fazer isso, fazemos uma boa pesquisa de palavras-chave e analisamos o volume de busca e a dificuldade de rankeamento dos termos, com a ferramenta SEM Rush, a qual nos fornece todas essas informações. Após fazer isso, descobrimos que normalmente as palavras long tails são as primeiras as serem trabalhados e somente depois, trabalhamos com as head tails.

Pesquisa de Palavras-chave

Quer aprender a fazer uma pesquisa de palavras-chave completa e identificar quais são as long tails que trarão melhores resultados para o seu negócio? Então, baixe agora mesmo o e-book: “Pesquisa de Palavras-chave: o que é e como fazer” que preparamos especialmente para você se tornar um expert nesse assunto. Aproveite!!!

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
  1. Avatar

    Caramba isso faz todo o sentido, excelente o artigo, parabéns.

  2. Avatar

    Dependendo então da long tail, ela poderia também ser usada como url para facilitar mais ainda?

    • Avatar

      Olá Walter, com certeza. Se a keyword estiver na URL, no nome do domínio, já passa uma força maior para o trabalho de SEO e facilita bastante na busca pelas primeiras posições. Com as long tails, a situação também não é diferente!

  3. Avatar

    boa tarde,eu instalei o wordpress é deu tudo certo ok.
    agora minha duvida é em importar meu blogspot para o wp,pois o mesmo apresenta erro. e as configurações gerais pricimpalmente as url.
    grato LCESAR

  4. Avatar

    Olá.

    Realmente a ferramenta Adwords Keyword Tool me ajudou muito a modificação de minhas palavras chave.

    Estava focando em algumas que não são muito procuradas, acho que por isso não obtive os resultados esperados.

    Abs! Fernando.

  5. Avatar

    Tive aulas sobre cauda longa na faculdade, ela ajuda você a segmentar melhor o seu negócio, gera mais qualidade nas buscas apesar de menos quantidade.

  6. Avatar

    Estou investindo nessa técnica, realmente concorrer com os gigantes é dura, mas fácil usar palavras especificas. gostei muito do post

  7. Avatar

    Excelente artigo! Vou adotar essas idéias no meu site.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?