No início deste mês, o Google lançou uma nova funcionalidade no Calendário do Google (ou Google Agenda), que possibilita o agendamento de compromissos, como reuniões.
Confira todos os detalhes sobre essa novidade:
O que é o Agendamento de Compromissos?
Desde 2013, a Calendly é a principal referência em agendamentos online. Esse foi um dos primeiros softwares especializados em comunicação empresarial, focada em agendamento e acompanhamento de compromissos online, como reuniões, por exemplo.
Principalmente em 2020, com as medidas de isolamento social, essa funcionalidade de organização de compromissos online foi fundamental para os profissionais.
Fonte: Blog Wired
Basicamente, o Calendly é uma solução para as listas de e-mails intermináveis, nas quais dois ou mais profissionais tentam agendar uma reunião, porém não encontram um horário em comum.
Com o Calendly, um usuário pode criar uma página com os seus horários disponíveis e enviar o link por e-mail, por exemplo, para que outra pessoa com a qual ela está tentando agendar uma reunião escolha o horário, sem a necessidade de uma lista enorme de e-mails.
A nova funcionalidade do Google
Na última semana, o Google compartilhou uma nova funcionalidade muito semelhante ao Calendly. Em seu Twitter, o especialista conhecido como Marketing Max (@marketinmax), compartilhou a seguinte atualização:
Tradução: “Últimas notícias – O Google simplesmente matou o Calendly”
O novo recurso do Google já está disponível para quem possui a assinatura Google Workspace Individual. O buscador informa em sua página oficial da “Ajuda do Google Agenda” que:
- trata-se de um recurso premium, exclusivo para assinantes do Google Workspace Individual;
- contas escolares ou de trabalho podem visualizar os novos agendamentos de horários;
- contas do Business Starter não têm acesso aos agendamentos de horários.
Além disso, até o momento, a nova funcionalidade não está disponível no mobile. É necessário um dispositivo desktop para realizar os agendamentos.
Como utilizar o Agendamento de Horários do Google?
Os passos para criar uma página de agendamento são:
1. Abra o Google Agenda e, no canto superior direito da tela, clique em “Criar” e, em seguida” clique em “Agendamento de Horários”;
2. Vai aparece uma aba lateral onde você poderá incluir o título do agendamento (por exemplo: Reunião de Apresentação de Proposta), definir a duração do compromisso e os dias e horários de disponibilidade;
3. Logo abaixo, é possível definir um período em que esses horários de agendamento estarão disponíveis, bem como o limite de agendamentos diários e o horário de pausa entre um agendamento e outro. Você ainda pode definir prazos para o agendamento, com o limite máximo e mínimo;
4. Clicando em “Próximo”, você poderá incluir uma descrição do evento, o formulário de agendamento (exemplo: nome e e-mail) para ter as informações prévias do participante e incluir um lembrete para ser disparado por e-mail antes do encontro.
5. Ao final, a tela exibirá um pop-up com todas as informações sobre o agendamento e o link da página para compartilhar.
O link de compartilhamento encaminha o usuário para uma tela como esta:
Aqui, qualquer pessoa com o link pode agendar um horário para uma reunião, encontro presencial, aula ou qualquer outro compromisso. Ao escolher o dia e horário, a pessoa deverá preencher com as informações solicitadas e a data ficará indisponível até que você ou o usuário cancele o agendamento.
O Agendamento de Compromissos do Google é uma ameaça ao Calendly?
Obviamente, com o lançamento dessa nova funcionalidade, o Google entra na disputa pelo domínio desse mercado. No entanto, ainda não é possível afirmar que o espaço do Calendly está totalmente ocupado pelo buscador.
O primeiro ponto positivo do líder de mercado é a disponibilidade de uma versão gratuita, algo que o Google ainda não disponibilizou. Partindo desse ponto, realizando uma comparação entre a versão gratuita do Calendly e a versão disponibilizada pelo buscador, temo:
- o Calendly possui integração com os calendários do Google, Microsoft 365 e iCloud, enquanto o agendamento de compromissos está limitado (até o momento), aos serviços Google;
- além da integração com diversos calendários, o Calendly também permite reuniões online em diferentes plataformas (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams, Webex, chamadas telefônicas e outras), e, novamente, o agendamento de compromissos está limitado aos serviços Google;
- o agendamento de compromissos não suporta compromissos em grupo, algo disponível no Calendly.
Apesar das grandes diferenças, ambas as plataformas oferecem a possibilidade de limitações no número de compromissos por dia e permitem o envio de notificações por e-mail.
De fato, até o momento, não há funcionalidades no novo recurso do Google que o Calendly não possua também. Entretanto, profissionais e empresas que já utilizam o Google Workspace Individual talvez não vejam necessidade de continuar com ambas as plataformas.
O Google ainda está dando os primeiros passos nesse recurso, por isso, esperamos que logo cheguem mais integrações e funcionalidades para o Agendamento de Compromissos do Google.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!