Os testes desse recurso de múltiplos links já estão acontecendo desde outubro de 2021 e, desde o ano passado, o Instagram está permitindo que alguns criadores americanos comecem a testar a novidade.
Este ano, a rede social expandiu globalmente o recurso de múltiplos links na bio para todos os usuários no dia 18 de abril. Confira como utilizar o recurso:
Instagram permite incluir até cinco links na bio
A atualização foi compartilhada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em seu canal do Instagram no dia 18 de abril:
O CEO ainda compartilhou que esse é “provavelmente um dos recursos mais solicitados que tivemos”. Os múltiplos links na bio já estão disponíveis para todos os tipos de contas, incluindo contas de negócios e de criadores de conteúdo.
Como utilizar o recurso de múltiplos links na bio do Instagram?
Para utilizá-lo, os usuários devem acessar a opção “Editar perfil”, clicar em “Links” e, em seguida, em “Adicionar link externo”, organizando-os na ordem desejada.
Quando o usuário clica para conferir os demais links, aparece uma aba na parte inferior da tela com todas as informações de links.
Links na bio do Instagram permitem linkagens externas, diferente do TikTok
Segundo compartilhado pelo Instagram, com os links você pode direcionar os seguidores para vários conteúdos como negócios online, marcas promovidas, causas apoiadas e até perfis em outras plataformas sociais.
O Instagram ainda está disponibilizando aos usuários uma opção dedicada de vinculação para seus perfis do Facebook, que exibe um ícone circular da rede social com aparência profissional, acompanhado de texto. No entanto, os outros links externos adicionados ao perfil não incluem personalizações especiais, como ícones pequenos.
Além disso, os links abrem dentro do aplicativo do Instagram, e os usuários precisam indicar que querem acessá-lo pelo seu navegador padrão, como Chrome ou Safari.
Ainda assim, o fato do Instagram permitir que os usuários incluam links para fora da plataforma pode ser uma forma de aumentar o engajamento dos usuários com ferramentas nativas.
No caso do TikTok, apenas contas comerciais têm a opção de links clicáveis em suas bios, tornando mais difícil para usuários e criadores comuns direcionar seus seguidores para outras páginas externas. A decisão do Instagram em finalmente atender à demanda por maior acesso a links na biografia pode ser uma resposta às críticas sobre as limitações mais rígidas do TikTok.
Os Primeiros Testes do Recurso de Múltiplos Links
Alguns influenciadores mostraram como a nova opção de link múltiplo funciona na prática. Por enquanto, a seção destinada aos links no perfil não mudou, exceto pela adição do indicador “e 2 outros” ao lado do link principal, indicando ao usuário a existência de múltiplos domínios.
Fonte: Blog Social Media Today
Ao clicar na marcação, aparece na tela do usuário esse pop-up inferior, com as demais opções de link, oferecendo a possibilidade de visualizar e visitar a página desejada de acordo com a URL e o título.
Por enquanto, não há informações sobre a quantidade de links que o usuário poderá adicionar, além disso, a Meta afirmou para a Insider que, apesar dos testes, ainda não há detalhes sobre o lançamento planejado ou as especificações funcionais completas da ferramenta.
O que acontece com outras ferramentas?
Atualmente, existem diversas opções de ferramentas que oferecem essa opção de “múltiplos links” para as redes sociais, como o Linktree. No entanto, com a novo recurso, como ficam essas ferramentas?
A realidade é que muitos usuários já utilizam o Linktree ou alguma outra ferramenta, afinal, criadores de conteúdo e empresas costumam ter uma diversidade maior de links para os usuários visitarem do que perfis sociais comuns, que geralmente encaminham de uma rede social para outra.
Por isso, essas ferramentas já conquistaram espaço no mercado, tanto pela necessidade de incluir vários links, quanto pelas possibilidades de personalização, quantidade quase ilimitada de linkagens e outros benefícios.
Ou seja, a possibilidade de incluir múltiplos links diretamente pelo Instagram poderá ser uma opção benéfica, principalmente, para influenciadores digitais, criadores de conteúdo e empresas menores, que não veem necessidade de investir em ferramentas mais amplas.
Além disso, a ferramenta ainda não está liberada para o público e não há informações oficiais de quais são as contas que estão testando o recurso, o que significa que podemos aguardar mais alguns meses até que o acesso seja amplo.
Outros assuntos interessantes relacionados ao Instagram
- recentemente, o Instagram começou a implementar novos formatos de anúncios para maximizar a receita com as vendas de “final de ano” chegando;
- em janeiro, a Meta lançou oficialmente o recurso de Assinaturas no Instagram! Veja como funciona esse recurso e como pode ser utilizado pelo seu negócio;
- a disputa de popularidade entre o BeReal, Instagram e TikTok Now! Entenda o que essas redes sociais têm em comum e quais são os planos delas para conquistar a audiência.