Este ano, a plataforma de SEO empresarial BrightEdge rastreou 6.000 palavras-chave relacionadas a e-commerces em 10 categorias para identificar tendências de pesquisa. Confira dados importantes a partir dessa análise e veja como sua empresa pode aumentar seu posicionamento e receita nos próximos quatro meses.
As marcas se tornaram grandes concorrentes dos e-commerces
O SEO está presente nas ações de marketing de grandes instituições, logo, as marcas não ficariam de fora. Mas, esse fato acirra a concorrência por um bom posicionamento quando pensamos nos e-commerces.
Outro fator que está tornando a briga pelas primeiras posições dos buscadores são os reviews de produtos, páginas especializadas nesse tipo de conteúdo também se mostram como um novo desafio aos varejistas.
Veja como isso é comprovado com dados, quando a pesquisa analisou as principais palavras-chave de comércio eletrônico:
- os e-commerces, de fato, possuem apenas 57%, abaixo dos 70% em 2020.
- as marcas ocupam 23%, acima dos 18% em 2020.
A análise comparativa de 2020 com 2022 é um sinal de alerta que mostra o aumento da presença das marcas nas pesquisas. Se os donos de lojas virtuais não tomarem ações estratégicas de SEO, vão ficar para trás!
Atualização de conteúdo útil do Google vai impactar os e-commerces/H2>
Com a nova atualização do Google de conteúdo útil, muitos e-commerces serão impactados negativamente. Somente aquelas que já priorizam descrições de produtos detalhadas, reviews, comparativos e conteúdos no geral, que focam nas dores dos consumidores, não serão afetados.
Outro fator essencial, para garantir destaque entre a concorrência que não irá se preparar é a categorização correta de produtos. Ou seja, aqueles que implementarem ações pensadas na boa experiência do usuário, serão vitoriosos na batalha pelas primeiras posições.
Utilização de Schema está crescendo
As marcas e e-commerces estão adotando cada vez mais vários tipos de Schema (um vocabulário de dados estruturados que possibilita que os mecanismos de pesquisa entendam os significados dos assuntos que são abordados nas páginas) para marcar seu conteúdo em experiências de compras, como:
- produtos;
- ImageObject;
- Item da lista.
Artigos sobre produtos têm taxas de cliques mais altas do que as próprias páginas de produtos
Se o seu e-commerce ainda não produz conteúdo sobre os produtos que vende, você está ficando de fora de uma grande oportunidade, segundo a pesquisa. Outro ponto interessante é que as páginas de categoria têm a maior taxa de cliques em 70% das vezes.
Para otimizar suas páginas é preciso analisar como os usuários pesquisam
O comportamento do consumidor influencia no SEO, é preciso entender o que o influencia para comprar de uma página específica. Se o seu negócio ficar de fora das tendências de mercado, você vai perder o posicionamento, o que implica em perder vendas para a concorrência!
Confira os quatro pilares de SEO para ter uma estratégia de sucesso:
Precisa de ajuda para ficar por dentro das tendências de pesquisa?
O mercado de SEO está sempre mudando e se aprimorando cada vez mais, acompanhar tudo pode ser um grande desafio para as equipes internas dos e-commerces. Se você quiser ficar à frente, conte com a principal referência em SEO do país, a Agência Mestre.
Solicite um orçamento e receba uma proposta personalizada para as dores do seu negócio!