Segundo Dan Zarrella, cientista das Mídias Sociais da HubSpot, “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados”. Mas, quais dados estão fora do alcance dos profissionais de marketing e por quê? É o que o estudo dos CMOs Council e GfK perguntou para mais 300 líderes de marketing em todos os setores e regiões. Confira!
Insights em tempo real é o maior problema para os profissionais de marketing
De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados revelaram que seu maior problema está com a disponibilidade de insights em tempo real, visto que a coleta de dados demanda bastante tempo de sua equipe.
Em contraponto, apenas 1 em cada 4 profissionais disse ter acesso em tempo real a todos os pontos relevantes de informações e dados do cliente de toda a organização, bem como de parceiros externos e terceiros.
Um ponto curioso desse problema é que todos os entrevistados foram considerados como referências em seus nichos de mercado. O que demonstra uma fragilidade nas estratégias baseada em dados.
Como plano de ação, 67% dos profissionais disseram que melhorar a captação de insights em tempo real será uma prioridade em suas estratégias nos próximos anos.
Análise preditiva é um “sonho de dados adiado” para os profissionais de marketing
Logo após insights em tempo real, análise preditiva é um dos dados que fazem falta nas ações de marketing dos profissionais (40%).
Por esse mesmo motivo, metade de todos os entrevistados a coloca como prioridade de aprimoramento.
Os 8 recursos de dados que permanecem fora do alcance dos profissionais de marketing
Ao todo, os CMOs Council e GfK identificaram oito recursos de dados principais que hoje estão fora do alcance dos principais profissionais de marketing de dados. Confira:
- disponibilidade de insights em tempo real;
- análise preditiva;
- fornecimento de dados prescritivo;
- governança de cadeia/análise;
- insights de análise de sentimentos;
- profundidade de insights do cliente;
- Customer Experience (experiência do usuário) orientado a dados;
- integração de dados.
As barreiras no acesso aos dados de marketing
De acordo com o estudo, existem quatro barreiras responsáveis pela falta dos dados citados anteriormente:
- 73% consideram suas ferramentas/tecnologia insuficientes;
- a falta de processos de gerenciamento de dados, indicado por 6 em cada 10 entrevistados;
- 41% dizem ser o controle de dados em outros lugares da organização e os dados não sendo em tempo real.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!
Aprenda a definir, mensurar e analisar metas
Saiba analisar por completo a empresa em que trabalha e a potencializar os resultados dela com estratégias eficientes,conheça as principais estratégias de marketing digital do mercado e descubra quando você deve contar com o apoio de uma agência para maximizar seus resultados. Receba gratuitamente nosso e-book Como Ser Um Gerente De Marketing De Alta Performance!