Gostando ou não, o Google Analytics 4 fará parte do futuro da análise de dados e é preciso se preparar. Confira como os 250 profissionais de marketing entrevistados pela Search Engine Land planejam realizar a migração.
70% dos profissionais de marketing planejam realizar a migração para o GA4 internamente
Outros 14% dos entrevistados disseram que já planejavam mudar, mas que irão contratar uma empresa para ajudá-los a configurar o GA4. Apenas 12% disseram que planejavam explorar outras plataformas de análise. E somente 4% citaram “outros” cenários, como já ter instalado o GA4 ou usar uma ferramenta diferente para lidar com suas análises agora.
Usuários não poderão transferir dados da versão mais antiga para o novo GA4
Lembrando que, em março, o Google anunciou que planeja encerrar o Universal Analytics, a versão atual do GA, em julho de 2023. Levando alguns profissionais a preocupação com seus históricos de dados.
Como não será possível realizar a transferência dos dados, especialistas recomendam que as empresas comecem a utilizar o GA4 o quanto antes, para garantir que a ferramenta tenha histórico quando sua versão antiga for descontinuada.
A onipresença do Google Analytics e seu poder como ferramenta gratuita
Henry Powderly, vice-presidente de conteúdo da Third Door Media, editor da Search Engine Land e MarTech, ressalta que a decisão do buscador demonstra sua força em um mercado sem opções gratuitas de qualidade.
“Se houvesse alternativas gratuitas equivalentes, mais pessoas as estariam usando. Embora mudar para algo como o Adobe Analytics possa dar aos usuários mais controle sobre seus dados, isso tem um preço que pode ser muito alto para algumas organizações.”
Outro ponto importante é a quantidade significativa de entrevistados que irão precisar de ajuda externa para realizar a migração. Ou seja, não há um grande domínio da plataforma no mercado, o que pode ser um grande problema para a análise de dados no geral.
10 recursos esperados no GA4
O especialista em análise Charles Farina, destacou em seu twitter, 10 recursos que ele espera ver no Google Analytics 4:
- conversões com base no público-alvo;
- mensuração do tempo entre as interações;
- funis corporativos;
- funis de tendência;
- segmentos com escopo de eventos para isolar precisamente os eventos que você deseja;
- relatórios de fluxo;
- relatório de depuração;
- conversões flexíveis;
- escopo de dimensão / métrica;
- integração gratuita do bigquery.
Consultoria em Google Analytics da Agência Mestre
Sua equipe não está confiante com a migração? Conheça nosso serviço de consultoria em Google Analytics!
Aprenda mais sobre o Google Analytics
O potencial de resultados com marketing digital vai continuar a crescer principalmente para quem entende e desenvolve o marketing com dados. Usar dados nas suas estratégias pode ser prático e aumenta as vendas. Aprenda como através deste Curso de Google Analytics e Google Tag Manager.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.