Devido às incertezas sobre as mudanças nas regulamentações de privacidade, 82% dos líderes estão se preparando ativamente para esse novo cenário.
Os dados são do relatório anual de benchmark de e-mail, desenvolvido pela SparkPost, que contou com 224 profissionais de e-mail e 2000 líderes de marketing.
A pesquisa teve como objetivo analisar como esses especialistas pretendem se reajustar após dois anos de pandemia e, quais estratégias de marketing digital eles utilizarão para acelerar a conexão com seus principais públicos.
Mudanças e desafios relacionados à privacidade
O futuro sem cookies, previsto para 2023, e as diversas alterações nas políticas de privacidade estão em evidência nesse momento. A pressão para reformular os processos de marketing e estratégias de dados é a principal preocupação dos líderes de marketing.
Além dos líderes, os profissionais de e-mail marketing também estão apreensivos com essas mudanças, 72% deles dizem estar preocupados com o impacto que elas podem ter em sua capacidade de desempenho.
As principais preocupações citadas pelos entrevistados são:
- medo que o marketing digital atual se torne inutilizável no futuro;
- a necessidade de reformular seus sistemas;
- a necessidade de refazer tudo do zero.
Tanto as regulamentações, quanto as transformações no comportamento do consumidor, estão gerando implicações de curto e longo prazo nos negócios. Com uma nova percepção sobre o compartilhamento e uso de dados, os consumidores esperam que as marcas invistam em seus próprios canais de marketing.
A importância do e-mail
Durante o período de maior isolamento social da pandemia, os consumidores utilizaram o e-mail para receber informações confiáveis sobre as marcas que acompanhavam. 95% dos líderes de marketing disseram notar um alinhamento maior entre todos os canais de marketing da empresa, algo pouco comum em anos anteriores, quando os profissionais de e-mail eram considerados “isolados” do departamento de marketing.
Em comparação com 2020, houve um aumento na quantidade de líderes que identificaram um impacto positivo causado pelas ações de e-mail em 2021, partindo de 58% em 2020 para 76% no último ano.
O principal motivo para esse crescimento é a facilidade de investir no fortalecimento da marca, através de um canal lucrativo para as empresas e conveniente para os consumidores, uma vez que eles cedem esse espaço de comunicação para as marcas.
Tendências para 2022
Em 2021, 63% das empresas relataram que seus orçamentos e prioridades refletem níveis pré-covid, indicando uma grande recuperação econômica. No entanto, estão atentas aos possíveis impactos das mudanças de privacidade. Neste momento, as marcas estão investindo em mais alinhamento dos departamentos de marketing, buscando práticas de dados sólidas e reforçando seu arsenal de conteúdo.
Sua empresa já utiliza canais próprios de comunicação com os consumidores? Esses dados mostram que, apesar do surgimento de novos canais de comunicação, o e-mail marketing não perde relevância. É preciso utilizar esse recurso para educar e guiar seus leads até o momento de compra.
Em nossos projetos, sempre trabalhamos com títulos atrativos, conteúdos relevantes, linguagem adequada ao perfil-alvo, segmentações inteligentes e automações que permitem um alto nível de customização na mensagem. Conte com a Agência Mestre para desenvolver suas campanhas de e-mail marketing, entre em contato com nosso time comercial.
Não quer perder nenhuma novidade sobre Marketing Digital? Faça parte da nossa Lista VIP e receba atualizações semanais direto na sua caixa de entrada.