No primeiro artigo desta série de SEO para blogs abordei mais as questões básicas e relativas a análise e escolha das keywords do seu blog, neste post falarei um pouco de como estas informações podem ser usadas.
Usando Corretamente as Suas Keywords
Agora que as keywords principais de trabalho foram definidas é a hora de usa-las no contexto do seu conteúdo. O ideal é de que a densidade de cada keyword em separado jamais passe de 5% do total das palavras do texto de cada página, isso é interessante para evitar que os crawlers identifiquem qualquer tipo de spam e também para garantir que o seu texto tenha um bom nexo e não soe estranho para quem o lê.
Mais locais para aproveitar as suas keywords
Além de obviamente utilizar as keywords no conteúdo de texto do seu blog existem outros lugares onde elas podem e devem ser aproveitadas:
- Nome do domínio: um dos principais elementos levados em conta pelas search engines na indexação de um site com certeza é o nome do domínio, tenha sempre isso em mente ao registrar um nome para o seu blog.
- Title Tags: Cada página ou post do seu blog deve ter uma title tag única. Title tag é o texto que vai aparecer na barra de titulo do browser e é bem importante também no contexto da indexação. Nunca se esqueça de usar pelo menos uma keyword em suas title tags.
- Titulos dos posts: Softwares e sistemas tais como o WordPress geralmente formatam o título do seu post em uma heading tag H1, o que facilita bastante o trabalho do crawler em identificar o assunto principal daquela página. No entanto de nada adianta isso se o titulo do post estiver mau escrito e ou não tiver ocorrências das keywords.
- Meta Descriptions: Assim como o titulo dos post cada página de cada post do seu blog deve ter uma meta description única. Meta descriptions são importantes por dois motivos: primeiro porque são mais uma fonte para o crawler identifcar o contexto principal daquela página e depois porque são as meta descriptions que vão aparecer na pagina do buscador logo abaixo do link clicável. Logo tenha isso sempre em mente e crie meta descriptions interessantes, chamativas e que tenham algumas ocorrencias de keyword.
No WordPress eu tive problemas com as meta tags que foram resolvidos com o plugin “All in One SEO Pack” http://wordpress.org/extend/plugins/all-in-one-seo-pack/ e os problemas com os links dinâmicos “Permalinks” que são resolvidos com as dicas do Fábio Ricotta https://www.agenciamestre.com/wordpress-seo/wordpress-seo-permalinks-como-e-porque-utilizar
Paz no coração e Luz na razão.
Muito bom suas definições e explicações sobre otimização.Uma verdadeira aula,procurarei seguir todas as orientações para aperfeiçoar melhor o meu blog
Ótimas dicas !
Muitas pessoas não dão tanto valor as keywords como forma de otimização e perdem muito com isso.
Obrigado!
Gostei, muito bom este artigo … tô achando que revou rever minhas páginas e por os títulos todos em H1 ou H2 ….
Está tudo com H3 .. precisaria mudar???
Parabéns pelo texto e conteudo do site, estou sempre online vendo as novidades, irei indicar para a redação do site para dar destaque para o seu site, muito bom parabéns.