Quantas páginas do meu site estão indexadas no Google?
O principal relatório do kit Índice do Google (Google Index) vem para dar uma resposta exatamente a essa pergunta. No relatório Status do Índice (Index Status), o Google Search Console traz um gráfico reportando quantas páginas do seu site o Google teve indexadas nos últimos 12 meses a cada semana.
Esse relatório é um equivalente próximo de você utilizar o operador avançado de pesquisa site:www.site.com.br. Como o relatório traz um número da semana, espere encontrar na busca com o site: um número diferente de páginas indexadas do que o relatório de status do índice irá informar.
De preferência, que os números sejam próximos. Geralmente, quanto menor o site e menor a quantidade de páginas que ele tem, mais próximos os números ficam. Quanto maior, mais dinâmico e complexo, menos esses números vão se encontrar. Qual acompanhar? Ambos, pois eles são indicadores similares.
O relatório tem ainda o botão “Avançada” que complementa o gráfico com linhas sobre a quantidade de páginas bloqueadas pelo robots.txt e a quantidade de páginas removidas do índice. Provavelmente você vai encontrar 0 (zero) páginas removidas, e um número de páginas bloqueadas que seja equivalente às configurações que você utilizar no robots.txt.
Infelizmente, não é possível obter a lista de páginas de nenhum caso nesse relatório. É apenas um acompanhamento quantitativo mesmo.
[Tweet “Quantas páginas do seu site estão indexadas no Google?”]
O próximo relatório é o Palavras-chave do conteúdo (Content Keywords), que apresenta uma listagem de palavras associadas a um índice de “Significância” – uma espécie de medida sobre o quanto tal termo aparece no seu site. Clicando em um item da lista, ele mostra variações que ele considerou para o termo, quantas vezes encontrou e mostra as principais páginas onde o termo é utilizado.
Pode ser um caminho para você conferir se o Google entendeu corretamente quais páginas são mais relevantes para cada termo mais importante que você tenha para o seu site.
Em seguida vem o relatório sobre Recursos Bloqueados (Blocked Resources) com informações sobre recursos (scripts ou arquivos de estilo/CSS, por exemplo), aos quais o acesso do Google está bloqueado. É importante conferir nessa lista se algum recurso importante está bloqueado indevidamente, e também o contrário: se algum recurso que deveria estar bloqueado não apareceu na lista.
Neste segundo caso, não deixe de considerar que “não estar na lista” pode somente significar que o Google ainda não tentou acessar tal recurso, e não que ele não esteja efetivamente bloqueado.
Por fim, o relatório mais importante e mais perigoso: Remover URLs (Remove URLs). Confesso que preferiria nem comentar sobre o uso do relatório, pois vejo muitas pessoas recorrendo a esse relatório de forma indevida. Como o nome sugere, o propósito do relatório é remover URLs do índice do Google, mas use com muita atenção e considerando:
- O Google realmente vai remover a URL que você indicar de seu índice;
- Caso você erre, a estimativa de possibilidade de retorno é de depois de 6 meses;
- Esta não é uma ferramenta para você corrigir “ops” – erros pequenos, lançamentos que escaparam pouco antes da hora, ou falhas menores do tipo;
- Esta é uma ferramenta para você remover rapidamente URLs com informações sensíveis: um documento sigiloso, uma página com informações confidencias que não deveria estar indexada ou similares.
[Tweet “em 99% dos casos, a ferramenta do Google para Remover URLs não é a solução do seu problema”]
99% dos casos de necessidade de remover URLs do Google podem, e devem, ser tratados com outros recursos, como a meta tag robots (noindex), o robots.txt, um simples redirecionamento ou retorno 404. Inclusive porque essa ferramenta oferece uma remoção temporária (mesmo que por 6 meses, ou um pouco mais), se você não quer mesmo a URL nos resultados de busca, uma ação complementar será necessária.
Google Search Console em Vídeo-aula
E este é mais um kit de relatórios dessa poderosa ferramenta para otimização de sites. No Módulo de SEO da Academia de Marketing Digital temos as vídeo-aulas de cada um dos relatórios do Search Console. Assine a Academia e assista tudo hoje mesmo. Clique aqui para começar!
Sou assinante do blog de vocês e a tempo gostaria de fazer uma pergunta a vocês: se devemos escrever para os usuários, o link para a página principal da Agência Mestre tinha que ser na palavra toda, e não só na palavra SEO. Certo ou errado?
Entendo o motivo de ser só em SEO, o que quero é saber a opinião de vocês quanto a isso.
Abraços e parabéns pelo blog.
Ola;
Na minha conta do google webmasters tools, no item Termos de pesquisa mais comum, não aparece as palavras para qual otimizei meu site, aparece o proprio nome do site escrito de varias formas, e algumas palavras sem sentido.
O que devo fazer??
fazer buscas pelas minhas palavras chave para que o google anexe essas buscas?
estou perdido….
Grato desde ja