SEO

Ajax e SEO

Por Frank Marcel

Olá mais uma vez! Hoje vou falar um pouco sobre como tratar o AJAX, uma tecnologia recente, dentro do contexto de Otimização para Motores de...

Frank Marcel

Olá mais uma vez! Hoje vou falar um pouco sobre como tratar o AJAX, uma tecnologia recente, dentro do contexto de Otimização para Motores de Busca.

AJAX

AJAX, Asynchronous Javascript And XML, é um novo modelo de programação para web que utiliza tecnologias de javascript e XML para criar conteúdo online com um maior grau de interação com o usuário. Blá blá blá? Não… O AJAX realmente trouxe uma nova possibilidade de interação online muito mais dinâmica e amigável com o internauta.

SEO x AJAX

Um dos principais requisitos de SEO é exatamente o que o ajax oferece: Facilidade para o usuário. Conteúdo dinâmico associado a uma interface intuitiva e de fácil interação.

O problema do ajax fica por conta dos detalhes técnicos, pois o que ele faz é carregar um conteúdo para o usuário sem que seja necessário recarregar a página (o que é bom!) e ainda sem trocar de URL. Ora, como então o motor de busca vai achar esse conteúdo? Isso mesmo! Ele não acha.

Os motores de busca não são capazes de ler, nem interagir com esse tipo de página, ou seja, vai derrubar o ranking de um site escrito em ajax.

Solução?

Calma! Nem tudo está perdido. Aliás, um site em ajax é uma ótima forma de comunicação com o usuário. Pena que não com os motores de busca. Mas tem solução!

O melhor a se fazer para que um site ajax não seja jogado fora é fornecer um sistema alternativo para os motores de busca. Construa uma estrutura de links e diretórios as quais os motores de busca possam navegar. Isso resolve duas situações: a própria navegação do motor de busca; e a navegação do usuário, que, para fins de agilidade possa querer acessar diretamente um conteúdo específico do site, através do link, coisa que o ajax por si só não permite, uma vez que ele não muda a URL enquanto se usa o site.

Por fim

Por enquanto os motores de busca não navegam em sites ajax (eu não tive nenhuma notícia a respeito!), aliás, eles também não vêem imagens ou assistem videos. Mídia em geral. Mas isso já é assunto pra um outro post. Até lá!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Comentários
  1. Avatar

    Legal cara, mas vale lembrar que AJAX n é uma tecnologia, e sim uma técnica utilizando, como vc mesmo disse, duas tecnologias: JS e XML. E tbm nao é novo, desde que existe o JS ja existia essa tecnica, so nao chamava AJAX ainda.

  2. Avatar

    Discordo.
    Primeiro, o site em AJAX NÃO DEVE usar javascript obstrutivo. Isso é ruim pra acessibilidade e pro SEO.
    A solução de criar uma navegação alternativa DOBRA o problema. Além de 2 sites em 1 só para se preocupar, você discrimina os usuários afetando diretamente a usabilidade e acessibilidade.

  3. Avatar

    O Rochester está certo. A melhor maneira é fazer o site funcionar com ou sem AJAX.

    Por exemplo, quando o javascript estiver desabilitado, o site funciona como um form comum dando post e atualizando a pagina inteira.

    Grande abraço,

  4. Avatar

    Sergio, ok, ajax não é uma nova tecnologia, são várias tecnologias trabalhando juntas.

    Rochester, não entendi o que você quis dizer com “discrimina”. Continuo achando que uma outra forma de navegação, por exemplo, os links e diretórios seja uma – opção – válida.

    Paulo, você encontrou uma outra alternativa para o nosso problema! =)
    A questão é fazer o crawler encontrar informações no seu site. Eles não costumam preencher forms, e eu não sou contra o Ajax! Mas precisa-se de alternativas para o crawler navegar no site.

  5. Avatar

    Bom pensando no problema com motores de busca coloca aplicativos mais simples usando Ajax como enquetes, calendários e formulários.

  6. Avatar

    Acho que ajax ainda não e bom para mecanismos de busca e faço minhas as palavras de Murilo Aguiar

  7. Avatar

    Dependendo de onde usar, ele é interessante, com ou sem SEO.
    Por exemplo, submissão de forms.
    Não creio que vá interferir muito no SEO um form submetido por ajax, visto que eu particulamente não vejo nenhum conteúdo importante no FORM ou numa página de confirmação de submissão.
    Claro que isso no caso geral.

  8. Avatar

    Quais as diferenças virtudes e debilidades sobre o PHP?

  9. Avatar

    O grande ponto positivo do PHP é que ele é server-side, ou seja, o servidor que hospeda o site é que fica responsável pela geração da página, que fica pronta em html puro (no caso geral) e, portanto, pode ser visualizada em qualquer browser/navegador.

    A grande vantagem do AJAX é sua maior flexibilidade, dinamicidade e comunicação/interação com o usuário. O problema é que o AJAX é dependente de javascript, e se um browser tiver com execução de javascript desabilitada, o site fica inútil.

    Do ponto de vista de SEO, está explicado no post. Os searchbots não se dão muito bem com javascript e AJAX (navegação, indexação), enqto o PHP é absolutamente transparente para o searchbot.

  10. Avatar

    vamos ver se dá certo com meu blog que é sobre letras de musicas (cada post é uma musica), conta com mais de 1 milhão de letras…
    O wordpress theme ajax é muito bom…]
    valeu….

  11. Avatar

    Estou refazendo o site e utlizando url amigavel, porém as requisições ajax não estam funcionando, poderia ajudar pois ou novato em ‘url amigavel’
    vlw
    otimo post

  12. Avatar

    Mas ja que o conteudo da página muda sem refresh de url o google não vê isso como uma Mascara de conteúdo para o rastreador ou é mais visto como um iframe? fica ai a pergunta

  13. Avatar

    Sem refresh de URL junto com refresh de conteúdo, o Google vai ver sempre o mesmo conteúdo na URL, aí é que está – o conteúdo fica “escondido” do Google.

  14. Avatar

    Acho que esse tutorial é uma boa saída para o problema com search engines e o ajax,pois os links apontam para as páginas ,logo ,o robô consegue navegar para a página linkada.Se isso estiver errado por favor avisem! rsrs

    http://www.webgrafismo.com/2009/10/26/tutorial-de-site-em-jquery-com-refrescamento-ajax/

  15. Avatar

    Pessoal eu procuro usar o AJAX somente e exclusivamente quando necessário procuro pesar até onde vale o sacrifício, afinal manter 2 sites um ajax e outro para buscadores é um trabalho a + e este tempo poder ser aproveitado melhor em outras questões.

    Abs.

    • Avatar

      Olá Felippe, conforme eu notifiquei em um de nossos artigos, o Google tem uma proposta para tornar o AJAX “indexável”.

      Independente da proposta, eu prefiro não usar ou, pelo menos, minimizar tanto quanto for possível o uso de AJAX para conteúdo de sites.

      Segue o link do artigo:
      https://www.agenciamestre.com/ajax-seo/como-indexar-sites-em-ajax

      Abraços.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?