No novo vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta vai tratar sobre um tema bastante pedido: como fazer para reaquecer uma base de leads? Interessante, não? Dê o play e confira!
O reaquecimento de leads é algo que acontece no mercado, pois muitas informações acabam ficando desatualizadas depois de algum tempo, levando empresas a tentarem voltar a conseguir ter contato e engajamento do consumir em potencial.
Dicas para reaquecer uma base de leads
Sobre o tema, Fábio Ricotta apresenta algumas dicas que podem ajudar a realizar o reaquecimento de sua base e reativar seus leads.
Base de dados comprada
No caso de uma lista de dados comprada, é necessário pensar que os usuários que compõem a seleção nunca tiveram um contato com a sua marca. Aqui a dica é a de utilizar os dados nas plataformas do Facebook e no Google, pois ambas as ferramentas permitem que você suba uma lista de e-mails e, consequentemente, é possível direcionar anúncios para esses usuários.
Ricotta ainda sugere que o primeiro contato possa ser fornecer materiais ricos, como, por exemplo, um artigo, um vídeo ou e-book que seja de topo de funil. Assim, ele terá um contato inicial com sua marca e então passa a ser possível traçar uma estratégia mais alinhada.
A grande sacada é que o usuário forneça novamente o endereço de e-mail para que ocorra o contato novamente.
Leads não engajados
É possível que dentro de sua base de dados existam leads com baixa taxa de engajamento ou que não apresentam nenhuma interação, ou seja, não abrem mais e-mails, nem respondem às pesquisas e campanhas.
O CEO da Agência Mestre oferece algumas dicas, como, por exemplo, voltar a ter contato com lead por meio de conteúdos. Experimente enviar alguns links de matérias e analise quais terão maior relevância. Assim, é possível compreender qual interessa frente ao conteúdo publicado.
Uma dica extra para chegar até as pessoas que não abrem o primeiro e-mail que você dispara, sobre um determinado assunto, é fazer um reenvio (preferenciamente 1 ou 2 dias após o primeiro disparo), alterando a headline do assunto.
Hardbound e Softbound
Após o envio do conteúdo, é necessário realizar a limpeza de hardbound e de softbound. Resumidamente, os dois termos nomeiam notificações quando é enviado um e-mail. Como por exemplo: e-mail inválido, caixa de entrada lotada, erro de digitação no corpo do texto. A dica é excluir da sua base, todos os endereços de e-mail que apresentaram problemas de hardbound e softbound.
Estatísticas
Dados podem auxiliar na hora de apresentar benefícios e fazer os leads ficarem mais motivados a procurar por mais informações referentes a sua empresa, aos serviços e produtos. Uma ótima sacada é desenvolver um conteúdo que mostre as informações e vantagens da área de atuação.
Em resumo, a dica de ouro de Fábio Ricotta para conseguir reaquecer a base de leads é realizar o reenvio fazendo a troca de assunto e excluindo itens hardbound e softbound. Ao terminar a sequência de três e-mails, analise quantos abriram pelo menos um deles. A partir de então você terá sua lista aquecida. Exclua aqueles que não apresentaram nenhum tipo de engajamento.