Nosso CEO, Fábio Ricotta, recebeu algumas perguntas sobre público semelhante. Sabe o que é isso? Caso também tenha suas dúvidas, dê o play em mais um vídeo da Mestre TV e confira alguns esclarecimentos sobre o assunto!
Afinal, o que é público semelhante?
Quando você faz alguma campanha de mídia, ou seja, quando compra anúncios, tanto o Google quanto o Facebook dão duas opções: ou você carrega uma base com os seus clientes ou utiliza a base de pessoas que estão visitando o seu site.
Acontece que, em ambas as ferramentas, é possível gerar uma lista de pessoas que estão na internet e têm um comportamento muito parecido com o de quem já visitou o seu site. Assim, é entregue ao anunciante o que se chama de audiência ou público semelhante.
Qual a vantagem de anunciar para esse tipo de público?
De acordo com a experiência do próprio Fábio, utilizar o público semelhante normalmente é como anunciar para um público mais qualificado, ou seja, pessoas com interesses similares a alguns grupos de pessoas, que podem ser:
- quem compra online da sua empresa;
- leads já gerados;
- base já importada para a ferramenta.
Portanto, uma vez que você usa o público semelhante passa a atingir pessoas mais selecionadas. Isso, porém, tem seu custo.
Então, o custo por clique do público semelhante é mais caro?
Sim, mas há justificativas. Ao passo que você escolhe um perfil de pessoas para trabalhar, o Google e o Facebook fazem mais esforço para encontrá-las, pois é possível que elas sejam mais disputadas que outras. Além disso, há a possibilidade de você estar competindo com você mesmo. Isso costuma acontecer quando um analista escolhe dois grupos de anúncios diferentes, mas que atacam o mesmo público. Com isso, ele inflaciona o próprio mercado.
Vale a pena optar pelo público semelhante?
De modo geral, o investimento mais caro compensa, especialmente se você não estiver competindo com você mesmo. A explicação é simples: no final das contas, quando você for mensurar o custo por aquisição, o público semelhante tende a ser mais barato do que um usuário não tão qualificado.
Portanto, pode de ser que, de fato, o custo por clique fique maior. No entanto, o custo por leadvai descer, porque você estará anunciando para um público muito mais específico.
E Então? Vai aderir ao público semelhante? Para obter outras dicas sobre anúncios, continue navegando pelo blog e confira o episódio 99 da Mestre TV. Nele, você vai descobrir porque os 20% do Facebook Ads são mais importantes do que você imagina!