Olá, leitor da Mestre. Você já notou que cada vez mais as pessoas têm menos tempo? Esse é um grande problema para quem trabalha com marketing digital. Agora, para conquistar os usuários, é preciso se informar mais sobre a era da atenção e otimização. Confira!
Rápido acesso à informação
Atualmente o acesso à informação é muito rápido. Com isso, as pessoas são impactadas por novidades a todo momento. Várias marcas, mensagens, a televisão e até as pessoas, concorrem a atenção, que é constantemente tirada pelo celular.
Diante disso, na visão do nosso CEO, Fábio Ricotta, vivemos na era do acesso à informação. Porém, o grande problema desse momento é que anunciantes e os profissionais de marketing digital precisam disputar ainda mais a atenção dos usuários, que passam a ignorar as ações com mais facilidade. Então, o que fazer?
Saiba lidar com a era da atenção e otimização
Diante do cenário atual, as pessoas podem simplesmente abrir o seu site ou um artigo de blog e irem embora. No entanto, se a intenção é transmitir informação e, se for o caso, aumentar as conversões, o Fábio considera que a grande saída é fazer uma otimização da atenção.
Isso já é algo praticado na Agência Mestre, que passou a analisar métricas de engajamento da atenção do usuário, como bounce rate, tempo de permanência na página e também páginas por sessão. Veja:
Bounce rate
Aqui é calculado a ação das pessoas de chegarem em uma página e saírem. Portanto, se o bounce rate é muito alto, significa que o público não está engajando com outros conteúdos do site.
Tempo na página ou por sessão
O Analytics considera toda a navegação das pessoas e mostra o tempo médio de sessão de usuários no site. A partir daí, é possível encontrar os artigos com tempo abaixo da média, ou seja, que não estão mantendo os usuários.
Páginas por sessão
Por último, há também as páginas por seção, que mostra o quanto as pessoas estão navegando dentro do site, algo que também permite ver a média e, com base nisso, identificar quais páginas não estão cativando o usuário.
Esses três indicadores são indispensáveis para quem deseja se sobressair na era da atenção e otimização.
Use a criatividade para engajar
Além das métricas recomendadas, também é possível fazer modificações no site para engajar mais usuários. Para isso, o Fábio recomenda o seguinte:
- coloque mais imagens;
- insira links internos;
- reescreva a introdução;
- dê mais profundidade ao conteúdo.
Como a era da atenção e otimização é agora, tome essas providências e fique longe da falência, pois quanto mais tempo você conquista do usuário, melhor ele converte e mais dinheiro você conquista.
Por fim, a recomendação do nosso CEO é que você descubra o que é e porque fazer o teste A/B, que é perfeito para analisar o que funciona melhor em uma página. Confira!