Existem diversas estatísticas que comprovam que é muito mais simples vender para um cliente que já é seu, do que tentar vender para uma pessoa que ainda não é cliente. Estudos mostram que o atrito de conseguir um cliente do zero é muito maior. Mas, antes de saber se você pode fazer upsell em alguém, é preciso prestar atenção em alguns pontos. Dê o play no vídeo abaixo e saiba quais são!
Satisfação Frente ao Serviço
Você sabe quão satisfeito o seu cliente está em relação aos serviços que a sua empresa oferece? Então, se ele tem um sentimento bom, ele é um potencial comprador de mais serviços. Caso contrário, é importante focar em entregar os serviços que já foram vendidos com mais qualidade.
Objetivos do Cliente
Identificar e perguntar ao cliente quais são as metas dele também é fundamental. Ele deseja aumentar o faturamento? Quer expandir? O que espera futuramente? A resposta para essas perguntas te ajudarão bastante a saber o que o seu cliente almeja, espera e, consequentemente, como você poderá ajudá-lo nessa missão.
Barreiras que o Cliente Enfrenta
Depois de saber os planos e metas futuras do cliente, é hora de perguntar o que o impede de atingi-las. Identifique qual é a principal dor dele, ou seja, em meio a todas as expectativas e planos, o que o limita e o impede de alcançá-las?
A partir daí, a sua missão é saber se o seu produto ou serviço que é oferecido poderá ajudá-lo nessa nova empreitada. Logo, pensar no upsell, nesse caso, é ter a visão do todo e, então, ter o produto para sanar essa dor.
Ofereça o Seu Serviço e Estimule o Upsell
A grande sacada, então, é sempre estabelecer o diálogo com o cliente, a fim de perceber e identificar se ele está satisfeito com o seu produto/serviço. Dependendo da resposta, é só avançar para o próximo passo, que é identificar quais são as suas metas futuras.
Depois disso, entender quais são as barreiras que ele está enfrentando para atingi-las também é importante. Ao identificá-las, é hora de ajudar o seu cliente, oferecendo o seu produto/serviço. Se, por acaso, você não tiver o produto que atenda, de fato, os próximos passos desejados pelo cliente, analise se criar um serviço dentro da empresa para atendê-lo vale a pena para o negócio como um todo.
O mais interessante é abrir a mente para as diversas possibilidades que o upsell proporciona e, dessa forma, usá-lo sempre da melhor maneira.
Gostou do artigo? Deixe sua resposta nos comentários e continue acompanhado o blog!