Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? O artigo de hoje entrará num tema que vários profissionais sentem dificuldades: a criação das personas. Em outros artigos nós apresentamos algumas técnicas para vocês mensurarem dados como: sexo, idade, localização, etc. Mas hoje será diferente, você conhecerá uma técnica que explora além dos dados, indo até os aspectos sentimentais e comportamentais. Gostou? Então dê o play abaixo e descubra mais sobre o mapa da empatia.
Origem do Mapa da Empatia
O mapa da empatia nasceu através de um cara chamado Scott Mattews, da empresa Xplane. Seu objetivo, na época, era desenhar um pouco melhor o pensamento e as necessidades do seu público-alvo. Hoje, depois da evolução da técnica, várias empresas usam ela para identificar oportunidades de negócios, riscos e também apontar melhorias acerca dos seus produtos e serviços.
Já nós, do marketing digital, adaptamos o mapa da empatia para uma função extremamente específica, mapear aspectos e comportamentos para embasar nossa criação de personas! O que podemos comentar, é que essa é uma ferramenta muito poderosa e que pode verdadeiramente alavancar seus resultados. Continue lendo, para saber mais.
Como Funciona o Mapa da Empatia?
De forma resumida, o mapa da empatia é dividido em seis partes:
- O que pensa e sente?
- O que ouve?
- O que fala e faz?
- O que vê?
Essas quatro primeiras partes do mapa da empatia são menos específicas, pois elas giram em torno do comportamento da pessoa e, consequentemente, é menos invasiva. Contudo, além delas existem duas áreas mais profundas:
- Quais são as dores?
- Quais são as necessidades?
O Que Ele Vê?
Nesse ponto você precisa identificar o que seu público enxerga ao redor dele, ou seja: quais sites ele acessa, canais de TV e Youtube assiste, páginas que curte, jornais que consome, livros que lê, entre outras coisas. Mas como você pode descobrir isso? Fazendo pesquisas, perguntando para o seu público ou ativando campanhas de remarketing.
O Que Ele Ouve?
Nessa área você precisa identificar o que ele gosta de ouvir, seja podcasts, músicas, rádios, bandas, entre outras formas de influenciadores. O segredo é descobrir o que ouve e como ouve!
O Que Ele Pensa e Sente?
Aqui você precisa identificar como o seu público está se sentindo, seja feliz, triste, motivado, com raiva, etc. Além disso, duas perguntas chaves para extrair informações ricas é perguntar como será o futuro dele e quais são suas preocupações atuais.
O Que Ele Fala e Faz?
Aqui você irá identificar quais são os hobbies dele, como são os seus posts e comportamento nas redes sociais, qual é a linguagem adotada por ele e quais são os seus assuntos preferidos.
Dores e Necessidades
Com as informações das quatro esferas citadas acima você consegue identificar com clareza muita coisa sobre o seu público e como ele se relaciona com o mundo de forma ampla. Contudo é necessário identificar suas dores e necessidades.
Tratando-se das dores, você precisa identificar as coisas que prejudicam a vida dele de forma direta, seja segurança do bairro, doença na família, desemprego, entre outras coisas. Já as necessidades são os itens que representam o caminho para a felicidade dele. Uma forma bem objetiva de extrair essa informação é perguntar: do que você precisa para acabar com as suas dores?
Entendeu como funciona o mapa da empatia? Com todas essas informações citadas acima você consegue criar anúncios melhores, campanhas mais assertivas, conteúdos mais relevantes e adotar uma linguagem mais confortável para o seu público. Assim, sua empresa será a ponte entre as dores e as necessidades.
Um Presente Para Você
Preparamos um guia gratuito para você aplicar em seu negócio e descobrir tudo sobre o seu público-alvo. Faça o download do mapa da empatia e tenha resultados melhores em seu negócio!