Olá, Leitores da Mestre! Tudo certo? No episódio de hoje da Mestre TV, nosso CEO Fábio Ricotta entrevistou o talentoso Bruno Oliveira, uma autoridade em e-commerces no Brasil. Através de perguntas e respostas, eles vão dar várias dicas de como montar um e-commerce de qualidade. Assista abaixo!
O Bruno é especialista em e-commerces para pequenas e médias empresas, além disso, ele acumula as funções de empreendedor, treinador e ainda escreve sobre o segmento, ajudando pessoas como você a montar suas próprias lojas virtuais. Conheça o programa de treinamento especializado dele, o Viver de E-commerce.
Principal falha dos profissionais ao montar um e-commerce
Alguns profissionais têm o privilégio de não começar suas operações do zero, pois já possuem um negócio e apenas desejam incluir suas operações no mundo virtual. Isso facilita muito todo seu trabalho.
Porém, muitos profissionais iniciam suas operações exclusivamente no mundo digital, e acabam não definindo um público especifico logo no começo, nem o que vender para ele, atrapalhando todo o andamento da loja virtual.
A primeira dica do Bruno é: Defina o público-alvo que deseja atender, depois, determine o produto/serviço a ser disponibilizado na loja virtual. Dessa maneira, todo o seu planejamento fica muito mais fácil, rápido e prático. O público é o bem mais importante do e-commerce, então pense com carinho nele em todas as ações.
A logística não é um problema
Apesar do transporte/entrega no Brasil ser deficitário, isso é uma vertente do macro ambiente de todos os e-commerces, ou seja, não devem ser tratados de forma crítica.
Caso você deseje ingressar nesse mercado, soluções logísticas devem ser criadas para maximizar o seu serviço de entrega, contudo, não perca tempo tentando resolver um problema estrutural do país. Como diz o ditado “dance conforme a música”.
Faça apenas o que estiver ao seu alcance e aprenda a gerenciar crises!
Qual a maior dor do e-commerce?
Um dos maiores problemas da maioria das lojas virtuais do mercado nacional é não saber lidar com marketing digital. O Bruno citou um exemplo de lojas que vendem camisetas engraçadas. A concorrência é enorme, e se alguém sugerisse para ele abrir mais uma loja nesse mercado, ele acharia maluquice. Contudo, se a pessoa for especialista nesse nicho, e estiver disposto a investir em marketing digital, compra de audiência e mais um conjunto de outras técnicas, ele apoiaria integralmente! Entendeu a moral da história?
Não importa o seu segmento, nem o tamanho da concorrência do seu mercado, e sim sua afinidade com o que é vendido, além dos diferenciais perante a sua concorrência!
A operação é importante, mas ela não é tudo!
Ter um e-commerce bem estruturado, robusto, bonito e eficiente é muito importante. Mas nada disso adianta sem o item acima, saber lidar com marketing digital.
Você prefere um e-commerce gigante com nenhuma visita, ou uma microempresa virtual com 30 mil visitas por mês? Tenha uma visão estratégica sobre o seu negócio e entenda, o marketing é uma etapa fundamental para o sucesso.
Gostou das dicas? Clareou suas ideias? Inscreva-se em nosso Canal do Youtube para receber outros insights, aproveite e receba mais dicas do Bruno Oliveira através do site E-commerce na Prática.