Temos um episódio novo no MestreTV! E hoje, nosso mestre Fábio Ricotta fala sobre as habilidades para seu futuro e como elas te ajudarão a ter um desenvolvimento contínuo. Para conferir, basta dar o play!
Todos nós temos ambições, como ganhar mais, ter mais clientes, ter mais destaque. E lá no evento Fórmula de Lançamento teve uma frase muito falada, que foi: “as habilidades que te trouxeram onde você está agora não são suficientes para te levar a um próximo nível”. Essa frase nos mostra que se você quer se desenvolver, é preciso, com o tempo, aprimorar um conjunto de habilidades que você tem. Quanto mais conhecimento, iniciativa e experiência você tiver e buscar, maiores serão as chances de você atingir um próximo nível em sua vida profissional, como acontece no caso de um estagiário que dá início à sua jornada com pouco conhecimento e, conforme o tempo, vai se aprimorando e subindo de cargo. Mas para isso, ele vai precisar estudar, aplicar, errar, aprender com os erros até ser apto o suficiente para executar novas tarefas com perfeição.
Mas, o que fazer para sair do ponto onde estou e alcançar um próximo nível?
Antes de tudo, você precisa estabelecer o que seria esse próximo nível, qual é o seu próximo objetivo. Em seguida, saiba quais são as pessoas que atingiram essa mesma meta que você e te inspiram e descubra o que elas tinham em comum entre si, o que pode ser a persistência, criatividade, iniciativa e etc. Saiba quais são essas características necessárias e trabalhe para que você as tenha também. Faça um SWOT pessoal para descobrir quais são seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, e a partir daí você terá uma dimensão de como atingir seus objetivos.
Como fazer um SWOT pessoal?
Você precisará avaliar bem cada aspecto positivo e negativo de sua personalidades para responder essas perguntas da maneira mais objetiva possível.
Forças
- O que você faz bem?
- Que recursos únicos você pode aproveitar?
- O que é que os outros vêem como suas forças?
Fraquezas
- O que você pode melhorar?
- Onde é que você tem menos recursos do que as outras pessoas?
- O que as outras pessoas enxergam como suas principais fraquezas?
Oportunidades
- Que oportunidades você tem disponíveis?
- Que tendências, novidades, você pode aproveitar?
- Como você pode transformar as suas forças em oportunidades?
Ameaças
- Que ameaças podem prejudicá-lo?
- O que é que sua competição está fazendo?
- As suas fraquezas te expõem à possíveis ameaças?
Após identificar todas essas questões, você saberá quais são suas maiores habilidades, como trabalhar nelas e também como transformar seus pontos negativos em positivos. E para ter mais dicas de empreendedorismo, continue acompanhando nossos vídeos do MestreTV! E se você gostou do de hoje, conte para a gente o que achou aqui nos comentários! Abraço e até a próxima!