Olá leitores da Mestre,
Muitas vezes, quando executamos um trabalho de auditoria de SEO aqui na Mestre, precisamos conferir se uma página ou site possui algum problema relacionado à SEO, assim como em outros projetos. Porém, para um processo de avaliação rápida durante uma visita, uma conversa ou até mesmo para o comercial, precisamos de um ferramental que nos dê uma visão muito rápida de algum problema gritante. Assim, várias empresas do mercado de SEO criaram suas ferramentas para auditoria de On-Page, focando em encontrar problemas rápidos.
Como somos amantes de ferramentas, separei as principais ferramentas para auditoria em SEO. Vamos ver quais são elas?
WookRank
Talvez a mais conhecida dos profissionais de SEO do Brasil com quem converso, a WooRank ganhou muita popularidade por avaliar rapidamente problemas em uma mesma URL.
OnPage.Org
Outra ferramenta que ganhou muita popularidade junto à comunidade de SEO é o OnPage.org. Ela é gratuita para um início e muito interessante para uma pequena avaliação comercial do site como um todo. Visualmente, assim como a WooRank é muito interessante mesmo:
WordPress SEO – Yoast
Se você utiliza o plugin de SEO do Yoast, assim como nós, cada publicação que você faz pode ser avaliada através da “focus keyword”, ou termo alvo, que você precisa preencher para que ele avalie se realmente você mencionou as palavras ao longo do seu artigo:
WebXTool
Pela WebXTool você pode der uma visão da página com vários termos ao mesmo tempo:
Ou ainda você pode analisar um termo específico da página:
RD Station
Se você possuir o RD Station em sua empresa, saiba que ele possui um módulo de SEO disponível para você, o qual faz uma avaliação muito parecida com as ferramentas acima. É uma excelente forma de entender rapidamente o que está errado em uma página:
Xenu’s Link Sleuth
Em alguns casos você precisa ver rapidamente se existem links quebrados ou páginas sem títulos em um site e é aí que o Xenu entra em ação. Ele é um crawler que varre todo um site que você inserir nele, trazendo diversas informações, mas gosto muito da questão de links quebrados ou páginas sem títulos, que são bons indícios de problemas junto ao site.
Screaming Frog
Na mesma linha do Xenu, o Screaming Frog é um crawler mais aprimorado que encontra muito mais do que links quebrados e títulos. Ele realmente executa uma varredura no seu site e encontra erros 4XX, 5XX, problemas de redirecionamento, falta de título, meta description, heading tags e alt text em imagens.
WebPageTest.Org
A velocidade do site também é muito importante e uma ferramenta muito boa para analisar isto é a WebPageTest.org, a qual analisa a sequencia com que uma determinada URL é carregada e assim você pode indicar rapidamente se existe algum problema grave:
Google Search Console
Por fim, em casos raros, você poderá ter acesso ao Google Search Console antes de começar um trabalho de SEO. Caso tenha, ele é um poderoso aliado para detectar problemas que o Google possui ao varrer o seu site, além de encontrar problemas com títulos e meta description:
Conclusões
Ainda que existam diversas ferramentas que lhe ajudam no processo inicial de SEO faz-se necessário o seu conhecimento e a sua avaliação correta sobre cada um dos pontos de SEO. Não recomendo que você troque a sua avaliação ou uso do seu próprio checklist em favor das ferramentas, pois elas irão verificar um conjunto de problemas fixo, já você conseguirá discernir entre problemas facilmente. Contudo, a utilização destas ferramentas é essencial para uma primeira abordagem ganhar tempo na resposta.
E você, quais ferramentas utiliza para ganhar tempo em SEO? Compartilhe nos comentários!
Excelente post!
Muito obrigado Viny!
Adorei a pro-atividade da sua empresa quero umas dicas para alavancar a minha! 🙂
Olaá, quando o screaming frog não consegue ler o site, o que eu teve dar permissão no robots.txt para o s. frog fazer a varredura?