De uns tempos para cá, o Facebook tem procurado incentivar a publicidade em formato de vídeo. O desenvolvimento recente de novos features para ads com vídeo indica essa tendência.
Upload direto de vídeo
Antigamente, para criar esses ads era preciso criar uma publicação e depois impulsioná-la. Agora você pode criar um ad fazendo o upload direto do vídeo, o que facilita a criação de anúncios em massa e otimiza o público-alvo ao qual os videos são direcionados. Para fazer isso, ao criar uma campanha, basta selecionar a opção “Visualização do vídeo” no menu Objetivo:
Criação de novos públicos
Outra novidade fantástica é a possibilidade de medir até que ponto do vídeo as pessoas assistem. Com isso, é possível optar pela criação de dois públicos a partir de níveis de engajamento diferentes: um nível baseado em pessoas que visualizam pelo menos 3 segundos do vídeo e outro em pessoas que visualizam 95% do vídeo. Essa opção encontra-se na aba de criação do Power Editor:
Obs.: Os públicos aparecerão na aba Públicos 24 horas após o término da campanha. Os vídeos precisam ser visualizados pelo menos 1.000 vezes num período de 24 horas para que o público seja salvo ou atualizado.
Uma vez criados, esses públicos específicos podem ser usados como target em qualquer tipo de ad no futuro, com a segurança de que suas chances de conversão serão muito mais altas. Afinal, o público que assiste ao vídeo até 95% da duração total caracteriza um perfil de usuário altamente engajado.
Auto-play
Considerando-se que a interação do usuário com um anúncio sem vídeo só é notada a partir do momento do clique, outra vantagem do ad com vídeo é que o vídeo começa a rodar automaticamente assim que aparece no feed de notícias, sem ter que clicar no play.
Aí surge a dúvida: “Isso influencia o número de visualizações?”
Sim! O Facebook providenciou um meio de calcular as visualizações de forma controlada: mesmo em auto-play, com ou sem som, assistir ao vídeo por 3 segundos já conta como uma visualização realizada.
Botão de CTA Pós-Visualização
Bom, o usuário já visualizou o vídeo, a contagem de visualizações já aumentou, o anúncio já alcançou um público altamente engajado.
Mas e se seus vídeos pudessem gerar mais do que simples visualizações?
Com o novo feature do Facebook, é possível atrair o público por meio do vídeo e, logo ao término da visualização, levar o usuário até seu site para que lá ele realize a ação que você deseja.
Isso é feito através de um call-to-action (CTA) ao término do vídeo. As opções de botões disponíveis, encontradas no menu Chamada para ação, são: Comprar Agora, Saiba Mais, Cadastre-se, Reservar agora, Baixar e Assistir mais.
Novas Métricas de Vídeo em Insights
Em Page Insights, agora aparecem informações novas sobre a performance de anúncios com vídeos, sejam eles publicados ou não. Ao selecionar o post desejado na seção de Posts, você verá estes novos itens:
- Visualizações do Vídeo: Visualizações de no mínimo 3 segundos (com ou sem som)
- Clicks to Play: Cliques no vídeo para visualizá-lo com som
- Cliques para o site: Cliques no link externo que direciona a seu site
Cliques para o site já existia antes, mas agora essa contagem inclui cliques no botão de CTA ao final do vídeo.
Clique na aba Vídeos, no topo:
Nessa aba, você verá as seguintes informações:
- Retenção do público: Visualizações do vídeo a cada momento, como porcentagem de todas as visualizações
- Duração média visualizada do vídeo
- Visualizações do vídeo: Total, orgânico e pago; total único, orgânico único, pago único
- Visualizações do vídeo até 95%
Com essas métricas, você terá uma ideia melhor sobre quanto do vídeo seu público realmente assiste.
Novas Métricas em Ad Reports
Mas de que adianta mensurar a performance de anúncios com vídeo se você não consegue interpretar as métricas de forma inteligível?
Para melhor entender e transmitir seus resultados, é possível elaborar relatórios personalizados via Ads Manager. No menu à esquerda, existe um campo chamado Relatórios. Clique na opção Editar colunas, depois em Ações.
Lá você poderá selecionar quais informações gostaria de mostrar em seu relatório:
- Cliques para reproduzir vídeo
- Visualizações do vídeo
- Duração média do vídeo assistido
- % média do vídeo assistido
- Visualizações do vídeo até 25%
- Visualizações do vídeo até 50%
- Visualizações do vídeo até 75%
- Visualizações do vídeo até 95%
Para saber o custo por ação, basta clicar na opção Custo por ação. Lá será possível saber o custo por clique para reproduzir o vídeo e o custo por visualização do vídeo:
A plataforma de anúncios do Facebook é a que mais tem evoluído neste ano. O foco deles é investir bastante nessa área para que seja possível analisar dados dentro do próprio Facebook, não precisando de outra plataforma de web analytics.
E aí? Já conseguiu usufruir dos novos features para anúncios com vídeo?
Acesse o link e conheça mais sobre o nosso serviço de Facebook Ads.
Legal a iniciativa. Acredito que o maior problema dos anúncios de vídeo é a produção dele, visto que para criar um bom anúncio e preciso investir um pouco mais.
Já era hora de incluir o call-to-action e oferecer relatórios mais completos pros ads de vídeos.
Eu não encontrei a caixa de criar público a partir do vídeo. Estou lançando meu primeiro anúncio em video hoje, vamos ver os resultados.
Não achei a opção de marcar para criar público com base nas pessoas que viram o vídeo.