Olá leitores da Mestre,
Quando criamos um website, um dos principais focos é atrair visitantes para conhecer o seu trabalho, produto ou serviço, resultando em algo bom para você, seja ela exposição ou negócios. Na busca por estes objetivos, criamos páginas, artigos, guias, listamos produtos e serviços, e raramente revisamos depois de algum tempo se aquela página está perfeita, com imagens exibindo, formulários funcionando e referências (links) levando a páginas tudo ao longo do tempo.
Este último item influi muito na satisfação do usuário e também na visão do Google, pois ninguém deseja clicar em um link e acabar em uma página de erro 404, página não existente. Imagine quanto tempo você investe escrevendo ou projetando um website, para um belo dia, um cliente potencial visita a página, clica no principal link da página e recebe uma mensagem de erro pela não existência da página. É uma situação que precisamos evitar.
Para o Google tem o mesmo efeito, ao encontrar um link que resulte em uma página 404, você acaba perdendo um certo crédito. Obviamente que você não será penalizado por isto, mas sim deixará de ganhar mais espaço junto ao buscador.
Observando os dois lados, usuário e Google, é fundamental não ter links quebrados no seu site. E para ficar de olho neste tipo de caso, listo abaixo 3 formas simples de você atacar este problema.
Xenu
Nós já escrevemos sobre o Xenu aqui no nosso blog e mostramos como identificar um link quebrado através da ferramenta. Basta adicionar o seu website e aguardar a varredura da ferramenta.
Todos os links quebrados ficarão em vermelho:
Para saber qual página referencia esta URL que retorna 404, basta clicar com o botão direito sob a URL e selecionar “URL Properties”:
Acesse cada URL ali listada e ajuste a referência do link ou remova-o definitivamente.
Screaming Frog
A Screaming Frog é uma ferramenta paga, mas ela fornece uma série de funcionalidades especiais. Uma delas é a detecção de páginas que possuem o código de retorno 4xx, ou seja, as páginas de erro. O primeiro passo é colocar o seu domínio na caixa superior e clicar em “Start”.
A ferramenta irá processar todo o seu website e ao longo do processo, você pode clicar na aba “Response Codes” e filtrar por erros 4xx. Você terá uma lista de URLs que retornaram um erro deste tipo.
Para saber em qual página esta URL foi linkada, basta clicar no canto inferior esquerdo em “In links”. Estas são as páginas que mencionam a URL que está retornando erro 4xx.
Plugin para WordPress: Broken Link Checker
Por fim, para os utilizadores de WordPress, existe uma solução muito boa, o plugin Broken Link Checker. Basta instalá-lo em seu WordPress e você terá um sistema que verificará automaticamente cada link interno e externo procurando por aquelas que fornecem um erro 404.
Uma widget é instalada no seu painel de administrador para que você tenha acesso rápido ao relatório:
Ao clicar no link para ver o relatório completo, é possível ter muitos detalhes das URLs com problemas:
Uma outra funcionalidade é que o plugin envia um email periodicamente para você, informando sobre links quebrados em seu WordPress:
Encontrei os erros, e agora?
Com estas ferramentas em mãos você poderá facilmente encontrar os links quebrados do seu projeto e agir. Você possui algumas alternativas:
- Descobrir por que a página deixou de existir e colocá-la no ar novamente;
- Procurar uma outra URL que tenha o mesmo conteúdo que a antiga, para refazer o link;
- Remover o link e qualquer menção do que tenha existido.
Seja qual for a sua decisão é fundamental consertar o erro.
Outro ponto importante é que você busque por este tipo de problema de forma recorrente, a cada 1 ou 2 meses. Assim você certificará que o projeto está bem organizado, fornecendo uma boa usabilidade para os usuários e levando o Google a endereços úteis.
Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais ou deixe um comentário abaixo!
Olá Fábio, aqui na agência nós inserimos um código em PHP que envia-nos um e-mail com a url, o ip e a data de quando acontece um 404.
Usamos o Joomla e criei um filtro no Gmail somente para essas mensagens. Percebi que além de ser informado de links quebrados, acabo também sabendo de tentativas de invasão.
Usei a função mail do PHP mesmo e está funcionando muito bem para nós.
Sensacional Olavo! Excelente saída!
Eu nunca tinha visto uma solução como esta e gostei mesmo! Parabéns!
VALEU CARA…………….MAIS E MAIS….OBRIGADO..
Muito bom o post Ricotta!
O que você acha do “Broken Link Building”? Percebi que lá fora é muuuito utilizado, mas nunca ouvi o pessoal aqui do Brasil comentar. Vocês aí na Mestre utilizam?
Eu já utilizei algumas vezes, dependendo do segmento é complicado achar sites…
Enfim, qual é a sua opinião? Acha interessante adotar como uma estratégia de link building ou “nem”?
Abraço!
Oi Pedro,
Para nós sempre foi pouco prático. Muita gente sequer responde o email. Lá fora é uma coisa “comum” mas que poucos conseguem sucesso mesmo em fazer. Você até pode conseguir uma quantidade de links com a estratégia, mas o tempo investido é muito alto. Preferimos investir mais em outras áreas.
Um abraço e obrigado por comentar!
Ola,
Interessante o texto e gosto muito do Xenu … uso bastante
Ok links quebrados … como faz para dominios quebrados … por exemplo meu site nasceu dentro de um portal como http://pets.cosmo.com.br e tenho muitos links pets.cosmo.com.br/….. em muitos portais … coisas mudaram e tive que criar 1 dominio http://www.conteudoanimal.com.br
Já tentei conversar com o cosmo mas eles não podem reativar o pets.cosmo … como resolver estes links querbados ?
[]’s
Marcos
http://www.conteudoanimal.com.br
Olá Marcos,
Eles poderiam criar uma regra no .htaccess para ao menos jogar todos os usuários que digitarem pets.cosmo.com.br/ para o seu novo domínio. É uma solução.
Um abraço!
Esse plugin para WordPress é sensacional, utilizo ele é muito eficiente.
Vou testar esse programa.
Excelente artigo!