Século XXI e você ainda luta pra convencer seu chefe a ter presença no Facebook?
Você é dono(a) de uma microempresa e acha que Facebook só funciona para os gigantes do mercado?
Vim te mostrar como convencer e/ou se convencer que Facebook pode fazer pequenos negócios decolarem alto rumo ao sucesso!
Existe – e MUITO! – espaço para as pequenas empresas dentro do Facebook
A própria rede social divulgou recentemente que mais de 25 milhões de pequenas empresas estão começando suas páginas. Veja bem: PÁGINAS, e não perfis!
Isso quer dizer que, cada vez mais, os microempresários se convencem de que ter presença dentro do Facebook é importante e estão trabalhando nisso com conteúdo e relacionamento com seu pequeno público constantemente.
E aí você me fala: “Tá vendo? Tem gente demais igual ao meu pequeno e indefeso negócio dentro do Facebook, nunca vou ter espaço naquele labirinto!”. E é aí que você se engana!
Primeiro porque, se 25 milhões estão lá e você não está, os pequenos sociáveis já estão mais acessíveis do que você e têm mais chances de atingir novos clientes do que você. Segundo porque, destes 25 milhões, 90% não anunciam no Facebook, ou seja, 24 milhões de pequenas empresas se contentam com seu pequeno público e não buscam novos clientes. Estamos falando de mais de 76 milhões de pessoas presentes no Facebook (só no Brasil) que podem ser seu público-alvo e não são atingidas. Desperdício, não é?
O espaço é grande e o caminho ainda é pouco explorado. Que tal você ser o primeiro?
5 Perguntas cruciais antes de atacar com Facebook Ads
Antes de abrir seu Gerenciador de Anúncios e fazer o estagiário subir 798 anúncios, lembre-se que os pequenos não estão anunciando, mas os grandes estão. O ponto chave para ter anúncios de sucesso é a segmentação. Quem REALMENTE você espera atingir?
Para isso, separei as 5 principais perguntas que você deve fazer ao seu negócio (ou ao seu chefe) antes de anunciar no Facebook:
- Para definir público: Quem são seus clientes? Onde e quando eles costumam comprar?
- Para definir posicionamento da marca: Como os clientes devem se sentir em relação ao seu produto?
- Para definir seu diferencial: O que seu negócio tem que os outros não têm?
- Para definir estratégia: O que você faz hoje que atrai seus clientes?
- Para definir objetivo: O que você espera do Facebook?
Com essas perguntas respondidas você tem a base e o controle do que anunciar e de qual conteúdo/posicionamento sua marca precisa ter dentro da rede para atingir seu público e garantir o seu objetivo.
Não esqueça da concorrência!
Conhecer seu concorrente como a palma da sua mão é o principio básico para qualquer estratégia de marketing, e no Facebook não é diferente.
Acompanhe cada uma das páginas dos seus concorrentes dentro do Facebook criando lista de interesses no seu perfil. Para isso, basta ir em “Interesses” no menu do canto esquerdo do seu perfil e depois em “Criar lista”.
Separe as páginas concorrentes…
E dê um nome para sua lista. Não esqueça de assinalar que só você pode ter acesso a esta lista.
Pronto! Sua lista está criada e pronta para vê-lo todos os dias stalkeando seus concorrentes.
Fique alerta no posicionamento, atendimento e conteúdo do seu concorrente e pergunte-se sempre: “O que eu posso fazer que eles ainda não fazem?”.
Com as 5 perguntas de planejamento respondidas e a avaliação dos concorrentes pronta, sua pequena empresa tem o básico e indispensável em mãos para atacar no Facebook. Mãos à obra! 😉
Para entender mais sobre as diferentes formas de anunciar, veja nosso Guia de Anúncios do Facebook.
Boa sorte e bom trabalho! 🙂
Ótimo assunto e explicação.
olá
após resistir um pouco acabei por abrir uma página para o meu negócio no facebook porem acho que vou ter que investir para divulga-la e conseguir fãs, mas seu artigo esta sendo muito útil, valeu.
Muito bom 🙂 Aprendi muito com a Agencia Mestre!
Parabéns pelo site ..