Saudações, amigos da Agência Mestre!
Depois de um longo feriadão e um programa ao vivo, voltamos para mais um MestreCast. Comemorando a edição número 20, decidimos voltar ao velho formato e trazer um convidado especial para abordar um tema bastante interessante.
Você já sofreu com a cópia de um trabalho seu na Internet? Batalhou para a criação de uma página, de um texto, de uma arte que, depois de um tempo, foi parar nas mãos erradas e sem crédito?
Pois é.
Falamos nestre MestreCast 20 sobre Plágio na Internet. Para tanto, convidamos o amigo Juliano Barbosa, da Agência AO5, para compartilhar seu conhecimento e seus casos sobre o assunto. Não é de hoje que Juliano e sua equipe sofrem com a cópia de seus layouts pela rede e, por conta disso, ele é a fonte ideal para debatermos esta situação complicada.
Neste MestreCast, saiba como proceder quando encarar um plágio, as possibilidades legais, como tirar proveito do mau momento, ferramentas para ajudar na identificação de cópias e aproveite para conhecer o Chucky.
Links comentados:
Lei nº 9.610/98 – Direitos Autorais
Lei nº 9.609 – Propriedade Intelectual
Comprova – Certificação Digital
Chucky Photoshop
Porra SEO!
Creative Commons
CopyScape – Verificador de Textos Copiados
TinEye – Ferramenta de Imagem
Gazopa – Ferramenta de Imagem
Músicas desta edição:
Revolution Void – Thread Soul (album)
Anitek – Instrumentals Vol. 8 (album)
Funktional – Feet Mover (end)
MestreCast #20:
[display_podcast]
Créditos da imagem: Mandolux Flickr
Muito engraçado o post de hoje ser sobre plágio, ontem mesmo eu e um amigo começamos uma discussão sobre o que fazer para pegar plágios na internet.
Se tívesse publicado em algum lugar essa conversa, poderiam falar que um de nós plagiou o outro…
Excelente cast.
Opa/..
Baixando.. Esse não consegui acompanhar ao vivo. Mas já baixei e hoje a volta pra casa será ouvindo novas dicas da galera.
Imagino que tenha muitos casos pra contar, pois a galera copia na cara dura mesmo..
Abraços, depois volto pra comentar o que achei.
Pode contar comigo!! Já to seguindo o @ChuckyPhotoshop e Divulgando!!
Quero ganhar um Apple tablet – rsrsrs
Sorteiaa aqui mesmo entre os comentarios ou no twitter 😀
Eu gostaria de saber se quando copio um conteudo de outro site e coloco a fonte de pesquisa é conciderado plagio… Mais com a tag nofollow
Ótimo !! Faltou o link para o ping apenas. Abraço para o Chucky.
Legal demais este Cast ! Adorei o tempo de duração extendido, valeu aí a vocês tres que ficaram até tarde gravando o programa, mal posso esperar pelo programa que tratará do lado busines da coisa.Abraço e até mais.
Já estava seguindo o Chucky =)
Sugestão para o sorteio:
1 curso online da mestre quando sair do forno!!!!
Excelente Poscast, O assunto foi bem explanado. Para o sorteio pode ser Assinatura ouro por 1 mes!!!
Ahhh, ia me esquecendo >>> @Iquemuniz, digitaliza seu autógrafo e manda por email?!!! rsrsrsrs Mas é sério!!!
Abçoss.
Olha, eu contei meus podcasts em meu celular – está em 2 giga! E posso afirmar que vocês são top dos top! Aprendo cada vez mais com tudo que é dito no Agência Mestre e no SearchCast, tenho certeza que muita gente de outras empresas e de grandes marcas ouvem e discutem muito o que é colocado pela comunidade de SEO liderada pela Agência Mestre, não querendo puxar o saco mas realmente este post detonou na questão de plágio. Tem muita coisa na web que precisa ser refeito e ter alguma orientação mais profissional, talvez um juizado especializado para internet. Senhores políticos podem lançar sua plataforma em cima disto que terão o apoio de todo mercado.
Muito show esse podcast!
Como escrevo tutoriais, já passei muito por isso… Quando copiam, mantém os links e ficam posicionados abaixo do meu, beleza, nem ligo. Mas quando copiam e removem os links ou ranqueiam melhor, aí não dá né rs…
Dependendo do caso até dá receio de tentar contato pedindo remoção ou inclusão do link e depois o cara ficar nervoso e partir pra cima na web, fazendo outras coisas pra sacanear. Ainda bem que o Panda vem aí e essa coisa tende a acabar…
Ah, ouvindo o podcast bateu uma saudade do Copyscape, usei por um tempo e parei, agora comprei mais créditos lá pra ver como andam meus artigos… E já descobriu tanta coisa que eu nem sabia hahaha… Vlw mesmo!
Demais esse Cast sobre plágio.. muito esclarecedor.
Senti Falta do Ique nesse Cast, falou pouco …
a idéia de sorteio do curso on-line é boa heim.
Abraço a todos e parabens!
Essa questão de plagiar um site é o maior problema da profissão de web design no momento. Ainda não vejo solução para isso, só alguns cuidados paleativos.
Mas tem coisa pior pra acontecer do que o próprio cliente que contratou seu serviço, mandar o sobrinho copiar o seu site para ele usar de outra forma?
Veja esse exemplo:
O original: http://www.planosdesaude24hs.com.br/
A cópia: http://www.planosdesaudevegas.com.br/
Os sites são ambos do mesmo dono. Como combater isso?
Caraca, só pelo footer desses sites dá pra ter uma idéia da responsa que eles têm… Aff…
Vocês falaram sobre entrar em contato com a empresa de hosting. Mas já aconteceu comigo isso e eu fui falar com o host. Eles me disseram que só tirariam o site do ar com mandato judicial.
Pensei pensei e achei que eles tê razão. O que vocês acham?
Abraços
Caio
Alessandra,
pra mim continua sendo plágio. Inclusive cabivéis de intervenção jurídica se você quiser.
Abraços
Caio
Concordo Caio, acho que fere os direitos autorais.
Falando com o Frank Marcel da Mestre SEo ele me disse que é importante colocar no contrato uma cláusula sobre isso, menionando inclusive os artigos de proteção e a punição.
Estou reformulando meu contrato.
Já aconteceu várias vezes, mas sempre de outras pessoas copiarem os sites dos meus clientes, mas ele mesmo se copiar nunca.
Também acionei o google, pois o design e o conteúdo é todo duplicado e sendo assim não deveria indexar.
Abraços e obrigada pela sua opinião.
Eu nunca tinha acessado esse “Porra SEO”. Adorei!! Porque vcs não fazem també um “Porra Plágio” ?
Ia ser bacana brincar de caça plágio e tirar uma com a cara dos “sobrinhos” que pensam que são webdesigners.
Acho que seria um meio de enfatizar e deixar toda a comunidade a par desse problema!
Beijo a todos.
Gostei muito, deu pra tirar muitas dúvidas e saber como proceder.
O Juliano deu o exemplo de uma possível contratação de Designer com hábitos de plágio.
O exemplo mais próximo que tivemos foi: Gostar muito do Portfólio e contratar. Ele ficava horas pra criar coisas simples e na primeira ocasião onde foi informado que participaria da reunião de Briefing com o cliente, simplesmente entrou em desespero dizendo não estar preparado pra isso, isso foi a deixa para em poucos dias pedir pra sair…
Ótimo MestreCast… O assunto foi bem conduzido e o Juliano mandou muito bem!!
Faltou o link do Ping do Google…
Abraços
Muito bom este #mestrecast.
Qualidade excepcional das informações. Já li um livro sobre Direito voltado a Computação e tinha uma idea do assunto. Mas ouvir fatos e casos reais ajuda muito a nós que ainda não passamos por algo semelhante ainda.
Escutei este MestreCast no carro, a caminho do evento OlhoSEO em Florianópolis, onde tive o prazer de conhecer e bater um papo pessoalmente o Juliano da AO5 e o Fabio Ricotta.
Parabéns e obrigado por toda a informação que vocês compartilham em cada MestreCast.