Olá leitores da Agência Mestre,
A menos de um mês atrás nós da Agência Mestre fizemos um estudo para medir quanto dos resultados do Yahoo! são gerados pelo Bing. Observamos naquela ocasião que a quantidade de resultados idênticos apresentada estava muito longe da esperada (25%), e que se houvessem alterações nos dados que nós monitoramos, nossos leitores seriam os primeiros a ser avisados.
Como o Frank Marcel noticiou anteontem, alguns usuários já começaram a perceber essa semelhança entre os resultados do Yahoo! e do Bing, e o nosso script de monitoramento também refletiu isso. O índice de similaridade geral entre as páginas que oscilava diariamente entre 7,6% e 7,7% ontem foi alterado para 48,07%. No estudo anterior também percebemos que a quantidade de páginas idênticas (com 100% dos resultados iguais e na mesma ordem) era 0 em 2377 keywords, ontem porém esse número subiu para 568 nas mesmas 2377 keywords, ou seja, 23,89% das páginas pesquisadas eram iguais, nos dois mecanismos de busca, um valor mais próximo dos 25% prometidos pelo Yahoo!.
A Influência do Tamanho da Cauda
Resolvemos então detalhar um pouco melhor o nosso conjunto de dados, explicitando o tamanho e quantidade de termos da nossa busca, e vimos que o conjunto de keywords é distribuído da seguinte forma:
Analisando apenas as keywords com 100% de resultados iguais na pesquisa realizada, obtivemos o seguinte:
Agrupando pela quantidade de termos e calculando a porcentagem de keywords que obtiveram a correspondência exata de páginas, obtivemos os seguintes dados:
Excluindo as keywords com mais de 8 termos (que não possui caráter estatístico devido a pequena amostra) e calculando sua média, chegamos ao valor 21,64%, esse sim, mais próximo aos 25% anunciados pelo Yahoo! Percebemos também que, apesar de haver variações, na porcentagem de acertos, ela se mantém próxima aos 20%-25%, independente da quantidade de termos presentes na keyword de busca, ou seja, a inserção dos resultados do Bing está sendo feita, independente do tamanho da cauda.
Conclusão
Apesar de ter sido noticiado a aproximadamente 1 mês, passamos a perceber apenas ontem, mudanças nítidas no algoritmo de busca do Yahoo! e resultados semelhantes aos resultados do Bing. Percebemos também que a mudança no algoritmo independe do tamanho da cauda. Outro fato observado é que esses resultados idênticos também aparecem para termos buscados em português, porém, com o algoritmo de busca em inglês e com ips localizados nos Estados Unidos. Continuaremos monitorando as alterações nessas SERP’s e, assim que surgirem novidades ou mudanças, traremos as informações aqui para o blog mais uma vez.
Obrigado, e até a próxima!
Estudo muito interessante!
Olá Rodrigo,
2377 keywords?????
Aja paciencia para ficar pesquisando…………..
Mas quanto a junção dos dois é o famoso:
“Seis por meia dúzia”
Se fosse uma o google e o ask( e acho que já aconteceu),ou sei lá, ainda teria algum valor mas o yahoo e bing(parece nome de cachoro)……hum?!!!! Não, sei não.
A idéia é foco no benedito do google, que o bingHoo é consequência.
Pessoal , ficou muito bom este comparação , eu tenho nos últimos meses recebido uma boa quantidade de visitas vinda do Yahoo e Bing, Acredito que as pessoas estão usando mais e mais, seria interessante , criar um estudo sobre o crescimento destes motores de busca.
Vale apena investir no SEO para estes mecanismos também.
Alex, a comScore divulgou essas informações sobre o cenário nos Estados Unidos e o Bruno Nassar reportou em um artigo recente na Agência Mestre:
Yahoo ganha uma fatia de mercado do Google.
A Serasa Experian HitWise também tem informações deste tipo, inclusive com dados sobre o Brasil. Na OMExpo Latino, o Fábio Ricotta falou sobre esses dados e você ver neste outro artigo:
SEO: Aumentando as vendas de sua empresa.
Boa leitura!
Muito bom, valeu pela dica , um braço.
Escrevi logo que publicar um artigo aqui sobre o Bing dizendo que ele passaria o Google, riram de mim, mas o Bing está crescendo, e os resultados de pesquisa no mesmo que eram péssimos estão melhorando…
Tenho diferente numero de páginas indexadas no Bing e Yahoo. Isso é normal?