Olá leitores da Agência Mestre,
No final da semana passada, o Malcolm Coles noticiou em seu blog pessoal, que o Google estaria exibindo em suas páginas de resultados alguns links de marcas. Em seus exemplos, ele relatou que pesquisas informacionais poderiam disparar os “brand links”. Veja alguns exemplos abaixo:
Busca por “digital cameras” no Google.com
Busca por “cheap laptops” no Google.com
Busca por “cars” no Google.com
Conclusões
É bem interessante associar o que está acontecendo no Google US com o processo do Vince Update. No ano passado, discutiu-se muito da teoria de que o Google estaria favorecendo marcas em alguns consultas. Diversos profissionais atestaram isso e agora o Google exibe uma série de links relacionados à marcas.
Com certeza estas grandes marcas devem receber um maior volume de busca ocasionado por esta aparição dos brand links. Por enquanto esta novidade está disponível apenas no Google US e deve-se espalhar logo para as outras versões do Google ao redor do mundo.
Um abraço e até a próxima.
Como instrutor de informártica eu mesmo já vi muita gente na hora que vai pesquisar digitar a keyword e buscar se veio a marca ela clica se não refina a pesquisa seguido do nome da marca.
Então esta seria uma forma de aumentar a usabilidade e até reduzir o processamento de pesquisas nos datacenters. Mas isto mostra que caminhos tornam a otimização falando de celulares por exemplo, as grandes lojas virtuais focam muito nas caracteristicas do produto e algumas vezes se esquecem do branding, este que agora vai ter que ser otimizado e ter uma atenção maior.
Vou aguardar isto chegar no Brasil e fazer minhas experiencias.
Temos que aguardar que isso chegue por aqui, mais muitas pessoas quando procuram por determinado produto, exemplo clássico é o do detergente, é mais fácil a pessoa digitar “limpol” do que exatamente detergente, e muitas vezes ela está buscando um detergente comum, mas seja por hábito de uso no vocábulario dessas palavras, as pessoas estão mais acustumadas a associar a marca ao produto.
Esse é o caso onde as pessoas trocam o nome do produto pelo nome da marca. É como pensar em “bombril” para usar com seu limpol, ao invés de “palha de aço” para usar com detergente.
Quando a marca substitui o produto, é sinal de muita exclusividade ou muita autoridade no assunto.
Bom dia,
Gostaria de saber quem faz o Google Analytics pq li no texto acima que apos um site ou um blog o proximo passo e o cadastro no Google Analytics? Támbém estes graficos, a interpretação destes graficos a mestreseo que identificam as visitas são encaminha para eu como assinante da mestreseo?
Oi Marilia, sou Frank Marcel – Coordenador de Projetos aqui na Agência Mestre.
O Google Analytics é uma ferramenta para acompanhamento de volume de visitas em seu site (e diversas outras métricas) e é desenvolvido pelo próprio Google. Você pode acessar e se cadastrar no link http://www.google.com/analytics.
A Agência Mestre não tem nenhum vínculo com a ferramenta e apenas na consultoria oferece suporte ao cliente para interpretação do Google Analytics. Os planos de assinatura de conteúdo exclusivo da Agência Mestre não contemplam consultoria para o assinante.
Espero ter ajudado!
Abs,
Caro amigo,
no caso de asociar o produto a marca é uma estratégia muito antiga, utilizada e muito interessante de se fazer, mas não é fácil, antigamente era mais fácil vc ir ao mercado comprar bombril, na farmácia comprar aspirina ou band-aid, até em vez de comprar uma geladeira comprar uma brastemp, mas ultimamente não tem dado muito certo isso, temos um exemplo bem interessante sobre isso que é o da H2Oh, todos sabemos que H2O é a fórmula da água, mas o cara do marketing da empresa teve uma idéia fantástica em colocar o “h” no final e se deliciar com o povo associar a marca ao produto, se vc pedir na lanchonete um copo de h2o certamente o atendente vai te dizer que h2o”h” só em garrafa e vai te perguntar em qual sabor vc vai querer, eu imagino como o criador desta marca deve estar satisfeito com o resultado.
Quanto aos brands do google é mais ou menos isso, mas eles estão forçando mais uma vez a associar o produto a marca, é muito interessante e eu já estou muito interessado nesse assunto, estou pensando já como fazer para as empresas que eu faço SEO e suas marcas aparecerem no brands, vamos aguardar e ver como faremos para participar desses brands.
Abraço e mais uma vez parabéns pelo post, sempre postando a frente dos demais sites de SEO!!!
Ah… sem falar do sucesso da marca Sony com seus rádios, mas deixe isso pra outro comentário!
Abraço!
Que dirá o próprio Google com o popular “Procura no Google” e não “Procura na Internet”, “Procura em uma ferramenta de busca”.
Eu costumo pedir um “copo de água” e não de H2O, mas a obsevação foi bacana também.
Eu acredito que o que o Google esteja fazendo é facilitar a vida do usuário, que deveria procurar “camera” e logo em seguida “camera sony” ou “camera samsung”, etc. O Google não tem nenhum interesse direto em fazer uma ou outra marca ficarem reconhecidas pelo produto que vendem, mas tem interesse de ajudar o usuário a encontrar exatamente o que busca e o mais rápido possível.
Valeu pelo comment!